banner

PAULO ABRANTES, FILHO DE AUGUSTO!


Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Em meados dos anos sessenta Pombal era uma cidade de pequeno porte e os cursos Ginasial e Básico eram as alternativas para educar nossos conterrâneos. Isso virou motivo para que pais de alunos ou eles mesmos tivessem de sair da cidade para outra gleba, pois, só assim, os filhos poderiam completar os estudos obtendo uma formação acadêmica. Foi nessa época que eu conheci entre outros irmãos, Paulo, o filho de Augusto, de uma família humilde e honrada.

Em meio ao futebol que o garoto participava era costume do locutor em suas narrações nas jornadas esportivas chamá-lo de filho de Augusto, até que um dia o garoto resolveu reclamar seu anonimato, era da sua vontade que todos soubessem o seu nome. Tendo ido ao locutor tomar satisfações recebeu como resposta: “Dê graças a Deus por descender de um pai como Augusto, se não você seria, apenas, um vulto. Uma imagem” e continuou “eu diria: Lá vem o cabrinha danado! É um moreno satânico!”

AUGUSTO G. OLIVEIRA
Obrigado pelo o meu pai – respondeu Paulo.

Na verdade, o que se pode conceber em uma família bem ordenada e instruída é haver entre os irmãos, um que pelo menos tenha traços, gestos e ações que muito se assemelha ao chefe da casa. Pois bem, Paulo, o filho de seu Augusto tinha tudo e tem para ser identificado com o seu genitor. No entanto, seu Augusto, não dispunha de condição financeira favorável para dar estudo suficiente aos seus filhos, mas alimentava o pensamento de vê-los formados, aguardando que o sonho se tornasse real.

Com o pensamento voltado para ver seus filhos formados, Augusto vendeu os bens que tinha em Pombal e foi com a família pra João Pessoa. Antes, porém, botou um anuncio no Lord Amplificador convidando aos credores a baterem sua porta caso houvesse algum débito a pagar. A essa altura seu Augusto decidira levar a família para a Capital com o intuito de aproximar os filhos da Universidade e, por conseguinte obter os títulos acadêmicos almejados, o que seria para ele a conquista maior de sua vida.

Outro dia cumprido suas obrigações dos afazeres domésticos o rapazelho Paulo, filho de Augusto, como costumava fazer em suas horas de folga, estava sentado à beira da calçada da casa de seu pai com um aspecto triste e pensativo. Alguém lhe dirige perguntas: “Está doente, Paulo?” “Não. Estou pensando!” Posso saber em quê? Ele sem titubear respondeu: “Estou pensando e me formar um dia, na Capital, e aqui voltar, de automóvel com dinheiro bastante para oferecer uma festança aos meus amigos”. Certamente com ar de dúvida, o interlocutor disse: “E você vai se formar”? “Vou, com certeza, porque meu pai quer e eu também...”

Proclamado Engenheiro Civil Paulo Abrantes de Oliveira, teve como prêmio uma viagem a São Paulo para visitar as obras da grande metrópole onde lhe foi também oferecido emprego, não aceitando a oferta, Preferiu voltar à Paraíba, ingressando no Serviço Público, através do DER. – Departamento de Estradas de Rodagem. Do DER foi convocado para trabalhar na FUNSAT – Fundação Social do Trabalho.

Nascido em Pombal sertão da Paraíba no dia 01 de setembro de 1949, filho de Augusto Gervásio de Oliveira e Doralice Abrantes de Oliveira, casado com a Advogada Ana Rosa Neiva Monteiro Abrantes. Foi morar em João Pessoa em 1967, onde concluiu seus estudos, tendo-se formado em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Paulo Abrantes e Ana Rosa
Ex professor das disciplinas: Física, desenho e matemática do Liceu Paraibano e Colégio Estadual Santa Júlia. Venceu por duas vezes o Concurso de Oratória das turmas concluintes de 1980 e 1988. Em três gestões, ocupou o cargo de Diretor da Residência Rodoviária do DER – Sapé- PB, exercendo também nesta cidade o cargo de Secretário de Obras e Serviços Urbanos do Município. Ex Gerente do Projeto Renascer II, onde fez diversas construções de casas populares em regime de mutirão, nas cidades de Cabedelo e Bayeux na Paraíba. Atualmente exerce seu trabalho junto a Diretoria de Planejamento do DER na sede central em João Pessoa.

Paulo Abrantes é membro efetivo da API e AAI – Associações de Imprensa da Paraíba e Alagoas. Tem sempre colaborado com os principais jornais da Capital. O Norte, Correio da Paraíba, A União, sendo nosso parceiro também no Portal Clemildo, Comunicação & Rádio, com artigos e crônicas, refletindo a força do pensamento sertanejo e brejeiro, impregnado de espírito nordestino na defesa do problema social tipicamente nosso, a agonia dos engenhos, o domínio crescente das usinas, em suma, a desumanização da economia pela mecanização da lavoura de cana-de-açúcar e dispersão de um povo.

Tem demonstrado sua desenvoltura na arte literária, pois já editou dois livros: Fazenda Gado Bravo em prosa e verso e a Dama da Rua Estreita. O primeiro traz a tona os tempos de criança vivida por ele mesmo trazendo à baila, recordações de suas raízes. O segundo um relato de ficção, sobre Maria Sofia, uma mulher encantadora descendente de italianos, criada em Pombal, uma pequena cidade do interior. São as estórias de lobisomem e assombrações que o autor ouvia falar na infância e adolescência. Um misto de ficção e realidade. Em andamento uma terceira obra literária que está em fase de editoração, Riacho de Prata (Crônicas e Contos), cujo lançamento se dará em breve.
Disse-me certa vez o filho de Augusto, que não ia mais editar livros. Visitando nosso Portal Clemildo, Comunicação & Rádio! http://www.clemildo-brunet.blogspot.com/  ele encontrou novo alento para escrever e tendo sido despertado pelo o espírito de escritor nato, resolveu oferecer espontaneamente sua contribuição literária, escrevendo para o nosso portal. Suas crônicas tiveram ampla repercussão e prova disso são os comentários encontrados nas postagens. As crônicas de RIACHO DE PRATA é um convite a uma excelente leitura, capaz de satisfazer ao mais exigente leitor e críticos literários.

No dia 06 de outubro de 2011, Paulo Abrantes estará recebendo a Medalha “CABALEIRO GRÃ-CRUZ” e Diploma “Prêmio Literário Jucá Santos” da Real Academia de Letras de Maceió AL, (Convite ao lado), prêmio esse de destaque nacional dado aos grandes poetas, contistas e cronistas do Brasil e da própria cidade de Maceió.

Meus calorosos aplausos a Paulo Abrantes, filho de seu Augusto!

Salve 01 de setembro! Parabéns, feliz aniversário!

Pombal, 30 de agosto de 2011.

*RADIALISTA
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com 

AGRADECIMENTO:
Tenho grande estima por você, te agradeço de coração, sinto-me emocionado com tantas palavras bonitas, meu amigo

receba meu abraço enternecido pelas homenagens! Paulo Abrantes.
PAULO ABRANTES, FILHO DE AUGUSTO! PAULO ABRANTES, FILHO DE AUGUSTO! Reviewed by Clemildo Brunet on 8/31/2011 09:10:00 PM Rating: 5

Um comentário

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

Parabesn Paulo. Espero que esse reconhecimento venha acontecer na sua terra natal. Pombal precisa valorizar os seus.

jerdivan

Recent Posts

Fashion