banner

A FESTA É DO ROSÁRIO, NÃO É DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO!

Jerdivam N. Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

Todos os anos, na Festa do Rosário de Pombal, costuma-se colocar na frente da Igreja do Rosário, no altar, uma grande faixa com os dizeres “FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO”. Também se convencionou denominar a Igreja e a irmandade como sendo “DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Não querendo polemizar, pois não vai levar a nada, mas para suscitar a discussão do ponto de vista histórico e não religioso, a utilização da denominação “DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO” é um erro do ponto de vista histórico.

Para explicar, é preciso recuar um pouco no tempo: a primeira Igreja construída no lugar que hoje é a cidade de Pombal, possivelmente aconteceu por volta de 1701 e era em barro e taipa, dedicada a Nossa Senhora do Bonsucesso, isto para comemorar o “Bonsucesso” na conquista do lugar, frente aos índios. Em 1721 a primitiva Igreja foi substituída por uma nova, mas ainda em dedicação à padroeira “Nossa Senhora do Bonsucesso”, ficando assim até 1897, quando foi concluída a atual Matriz de Bonsucesso sendo repassada a primeira Igreja a “IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO” que a denominou de “IGREJA DO ROSÁRIO”.

Outras Igrejas do Rosário existem por todo o Brasil e sempre administrada por uma IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO. Há também registros de Irmandades do Rosário em alguns paises Africanos, que não eram católicos, apesar de colônias Portuguesas. Isso nos levar a deduzir que a IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO não era, em sua origem, uma entidade católica, mas assim se tornou, ao chegar Brasil, como forma dos negros escravos camuflarem a sua verdadeira intenção que é a adoração ao "tajet" que vem a ser o Rosário muçulmano.

Camuflar religião nunca foi uma novidade, em uma época em que a Igreja católica impunha ao mundo o cristianismo. Basta lembrar do episodio mais recente que deu origem aos novos cristãos, que eram os judeus que mudavam até de nome para escapar da inquisição. O mesmo, em maior proporção, feito com índios escravos.

Os negros escravos, principalmente os originário do oeste-africana: malês, Mandigas, Fulas, Tapas, Bornu em sua maioria seguiam a religião muçulmana, muitos falavam e escreviam a língua Árabe.

Um dos episódios mais marcantes do negros MUÇULMANOS no Brasil foi a famosa Revolta dos Malês que assim ficou conhecida, por serem assim chamados os negros muçulmanos que a organizaram. Os malês eram especificamente os muçulmanos de língua iorubá, conhecidos como nagôs na Bahia. A intenção era criar no território Brasileiro um estado Mulçumano.

Não estamos dizendo que a Irmandade do Rosário de Pombal tem a ver com a Revolta do Malês, mas com certeza a sua cultura, pericialmente a religiosa, tem.

As comemorações que acontecem na primeira semana de outubro em Pombal não é uma adoração a Nossa Senhora do Rosário e sim uma devoção ao "tajet" que vem a ser o Rosário muçulmano.

Do ponto de vista religioso não faz diferença, uma vez que os descendestes de escravos já foram convertidos ao catolicismo, mas, do ponto de vista histórico, é importante que seja registrado que, em sua origem as irmandades são do “Rosário” e, portanto a denominação é “Festa do Rosário”, “Igreja do Rosário” e “Irmandade do Rosário”.

*Pesquisador da História de Pombal e Escritor.
A FESTA É DO ROSÁRIO, NÃO É DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO! A FESTA É DO ROSÁRIO, NÃO É DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/25/2011 07:06:00 PM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

Seu blog, meu caro primo Clemildo é muito profundo e de muito conhecimento, pró´rio da família, que diz - "Sá quando não é inteligente demais é 'doido'" Brincadeira. Já sou seu seguidor com muita honra. Mais tarde estarei fazendo um "tourner" pelo blog! Saudações primo!

Recent Posts

Fashion