banner

RIACHO DE PRATA: TERCEIRA OBRA LITERÁRIA DE PAULO ABRANTES!

Clemildo Brunet de Sá
APRESENTAÇÃO

CLEMILDO BRUNET DE SÁ

RADIALISTA*

A vida sempre nos surpreende, e esta é uma das raras ocasiões por que temos de passar. Meu ser transborda de contentamento pelo fato de que, na elaboração de mais uma obra literária de meu amigo de infância, PAULO ABRANTES DE OLIVEIRA, de repente, sou pego de surpresa pelo o autor, honrando-me com o convite para a apresentação deste livro.

RIACHO DE PRATA, Crônicas e Contos, são verdadeiras pérolas que emergem das profundezas dos oceanos dessa vida; por conseguinte, extraídas de uma mente admirável e prodigiosa corroborado com a mão de um destro escritor, que sabe transmitir para os outros tudo que sente e o que lhe passa na alma.

PAULO ABRANTES já não nos surpreende mais pelos seus escritos; é notabilíssimo no que faz, em seu coração guarda o bom tesouro, mas não fica só com ele. Quer compartilhar, distribuir e multiplicar. Deixa-se derramar no sentimento da dor alheia. Não se intimida e se orgulha de seu passado simples na roça, faz vir à baila os momentos fugazes da infância e da adolescência.

RIACHO DE PRATA, crônicas que nos faz lembrar um tempo em que reinava a candura, as coisas belas, o amor telúrico, a sensibilidade das pessoas, o gosto pela vida e a satisfação de se estar no campo. Ver os rios, riachos, as montanhas, as planícies, as árvores, o verde das campinas, ouvir o gorjeio dos pássaros canoros e assistir à natureza incontinenti com o clarão dos relâmpagos e o estrondo dos trovões.

Certa vez, PAULO ABRANTES me disse que não ia mais ter seus escritos em livro. Visitando nosso Portal Clemildo, Comunicação & Rádio http://www.clemildo-brunet.blogspot.com/ , ele encontrou novo alento para escrever e tendo sido despertado pelo o espírito de escritor nato, resolveu oferecer espontaneamente sua contribuição literária, escrevendo para o blog. Suas crônicas tiveram ampla repercussão, e prova disso são os comentários encontrados nas postagens.

As crônicas de RIACHO DE PRATA é um convite a uma excelente leitura, capaz de satisfazer aos mais exigentes leitores e críticos de obras literárias.

PARABÉNS, PAULO ABRANTES!

A alma sertaneja nordestina é retratada neste livro em sua singeleza e simplicidade. Riacho de Prata, foi escrito sob a inspiração da histórica cidade de Pombal, localizada no alto sertão da Paraíba, onde nasceu o autor. Neste livro ele revela detalhes de sua vida e a forma como ele vê e encara o mundo. Paulo reuniu 49 textos, distribuídos em seis partes distintas, incluindo cartas, poesias e comentários de escritores pombalenses e episódios pitorescos, de tipos populares de sua terra natal, velhos conhecidos do autor – que são personagens da paisagem de sua geração cheia de calor humano e muitas lembranças.

A narrativa, de fundo biográfico, compreende um período efervescente da Jovem Guarda, nas décadas de 60 e 70 , do sobressaltado século XX. A eles se juntam fragmentos da vida real, memórias póstumas, pedaços de histórias do DER e perfis de pessoas especiais, merecedoras da admiração do cronista.

A parte de oratória deste livro não contém dados técnicos, números, longa citações. Praticamente todo conteúdo exprime, através da palavra, as emoções, os sentimentos, a espiritualidade e o humanismo do autor.

PAULO ABRANTES nasceu em Pombal, Paraíba, em 1949. Ganhou evidência por sua trajetória de vida e personalidade. Formou-se em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências pela UFPB. Iniciou sua carreira em comunidades carentes no Mutirão de Bayeux e Renascer II, em Cabedelo.

Mostrou-se um talentoso administrador no cargo de Secretário de Obras e Diretor do DER/Sapé, cuja cidade lhe conferiu Moção de Aplausos e título de Cidadania. Membro da API – Associação de Imprensa da Paraíba e AAI – Associação Alagoana de Imprensa.

Publicou o livro de memórias “Gado Bravo” em 2005 e o romance “A Dama da Rua Estreita” em 2008. Vive em João Pessoa com sua esposa, a advogada Ana Rosa.

PAULO ABRANTES, Possuidor de uma fidalguia excepcional é merecedor por essa expressão viva de bondade, de receber de seus conterrâneos, as justas homenagens que devem ser enternecidas de carinho e orgulho, pois mesmo residindo em João Pessoa, jamais esqueceu seus patrícios e a terra que o viu nascer!

Evoco agora,  testemunhos de alguns que já tiveram a oportunidade de ler “RIACHO DE PRATA”   que comentaram neste blog  emitindo suas opiniões sobre a terceira obra literária do escritor pombalense PAULO ABRANTES DE OLIVEIRA.

O QUE DISSERAM DO LIVRO: 

Distinto amigo Paulo Abrantes.

Li Riacho de Prata. Sua literatura é empolgante, sobretudo percebo tratar-se também, de um excepcional DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO sobre a sua terra natal - POMBAL, em detalhes de um colorido fantástico, num reflexo de sentimento familiar, social, tudo ornamentado por um paisagismo impressionante.

Sinto-me diante duma leitura amena, que conforta a alma e o espírito, trazendo ao leitor mavioso recreio, que, neste vendaval turbulento que ora vivemos, é a meu ver, um caleidoscópio oriental dos velhos tempos que se foram, revestidos de humanidade e ternura, valores que não já não vemos mais, tão frequentemente.

Do companheiro-alado, velejando no mundo da nossa internet.

MILTON ALVES - Auditor da Receita Federal.


Prezado Paulo Abrantes,

Venho agradecer pelo envio do livro "Riacho de Prata - Crônicas & Contos", de sua autoria. Parabéns pela ideia de homenagear a sua terra natal, Pombal, incluindo além de seus próprios textos, os de outros conterrâneos.

Cumprimento lhe ainda por proporcionar aos leitores essa "viagem" que remonta às origens e revivem na memória lembranças de momentos inesquecíveis, em sua vida, e certamente na de muitos pombalenses.

Atenciosamente,

Roberto Cavalcante - Correio da Paraíba.

----------------

Como foi bom ler seu livro, Paulo Abrantes! Foi como se visitasse Pombal, mas não agora, e sim à época em que vivi lá, de 63 a 70! Quanta gente daquele tempo me veio à memória! Quanto riacho revivi, no seu texto gostoso, "em desabalada correnteza, ecoando um estalar de troncos e ramos partidos"!

Como foi bom saber que Nena Queiroga, que me encantou tanto com sua tranquila elegância, seus livros e suas viagens à Europa, também encantou você. Não sabia que ela ensinava religião!

E como foi gostoso ler o que você escreveu sobre a Rua Estreita, onde vivi a primeira cena do filme O Salário da Morte, na qual enchi a velha porta da farmácia do Epitácio com cinco buracos do que deveriam ser balas de festim!

Mas bom, mesmo, é o texto que v. produziu sobre A Rua Estreita, um desfile de personagens fabulosos, como seu Zé de Duca e a quebra de resguardo da mulher por conta de um lobisomem; como seu Hormídio puxando a gaveta para dela tirar o catálogo homeopático, com que curaria a pobre senhora; com o transe do espírita Generino, com a pregação de Pedro Marcelino!

Sucesso pra você e seu livro, meu caro!

W.J.Solha.

----------------
O livro terá sessão de autógrafo e lançamento pelo o autor, nesta quinta (29) na Fundação Casa José Américo em João Pessoa ás dezoito horas e trinta minutos.

Sexta feira (30), em Pombal às dezessete horas, na Câmara de Vereadores em Sessão Solene, por ocasião da inauguração da Biblioteca Pública do Poder Legislativo Pombalense, que levará o nome da Poetisa e Escritora de nossa cidade, Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, falecida em 25 de fevereiro do corrente ano.

Pombal, 28/09/2011

*RADIALISTA. BLOGUEIRO E COLUNISTA
RIACHO DE PRATA: TERCEIRA OBRA LITERÁRIA DE PAULO ABRANTES! RIACHO DE PRATA: TERCEIRA OBRA LITERÁRIA DE PAULO ABRANTES! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/28/2011 04:05:00 PM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Dr Paulo foi um imenso prazer conhecê-lo pessoalmente e poder ouvi-lo dia 30.09.11 na ocasião da inauguração da Biblioteca da Câmara Municipal de Pombal que leva o nome de nossa Mãe Maria do Bom Sucesso Lacerda Fernandes; com voz mansa e doce, falou com sua simplicidade sobre o evento que estava acontecendo e apresentou sua nova obra a qual fui premiado por vós e que vou lê-lo com muito apreço e depois comentar aqui mesmo neste blog.
Queria agradecê-lo em primeiro lugar, em meu nome e da minha família pela sua presença ao evento e pelo livro a mim presenteado, saiba que a sua amizade com meus pais é sincera e pura como o sentimento de uma criança, há fidelidade mútua e o amor fraternal vos une, extensivamente agora comigo e os meus. Sucesso com esta mais nova obra literária.GRAÇA E PAZ, AMÉM.
JUNIOR BOM SUCESSO
PATOS PB, 01.10.2011.

Recent Posts

Fashion