banner

D. CESSA: HOMENAGEM MAIS QUE JUSTA!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Passados 07 meses da morte da poetisa, escritora pombalense e Presidente da Academia de Letras de Pombal, Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, a Câmara Municipal de Pombal prestou-lhe uma homenagem mais que justa em Sessão Especial realizada às 17 horas da sexta feira, 30 de setembro do ano em curso, com a inauguração da Biblioteca Pública Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, instalada em um dos compartimentos da sede do próprio Poder Legislativo de nossa cidade.

Sessão essa bastante concorrida com as presenças de diversas autoridades a começar da Prefeita Pollyanna Feitosa, do Vice Prefeito Dr. Geraldo Arnaud de Assis, Deputado estadual Janduhy Carneiro Sobrinho, Desembargador Raphael Carneiro Arnaud, Prof° Arlindo Ugulino, Promotor de Justiça e escritor pombalense Severino Coelho Viana, Vereadores e ex-vereadores de Pombal e região, representantes de classes e outros seguimentos,

Familiares de dona Cessa, bem como de outras duas famílias, cujos patriarcas foram homenageados, ex-Prefeito e ex Deputado Levi Olímpio com a posição do retrato na galeria que leva o seu nome, e do ex Vereador Francisco Fernandes de Almeida, com o descerramento da placa da Ala dos Gabinetes dos Vereadores.
A professora e Madrinha dos comunicadores de Pombal, senhorita Diana Maria de Oliveira Assis representou o Desembargador Antonio Elias de Queiroga e sua consorte escritora Onélia Queiroga, justificando a ausência do ilustre casal. A dependência da Câmara ficou literalmente lotada por populares, além das presenças dos escritores pombalenses Elry Bandeira, Ignácio Tavares, Jerdivan Nóbrega de Araújo, José de Sousa Dantas e Paulo Abrantes de Oliveira, que na condição de convidados da Presidência da casa, vieram para a sessão de autógrafos e lançamentos de seus respectivos livros.

A Saga da Cabocla Maringá – Jerdivan Nóbrega de Araújo; Dias D’ Versos - Daudeth Bandeira e José de Sousa Dantas; Riacho de Prata – Paulo Abrantes; Engenhos e Personagens da Mega-narrativa de Lins do rego – Elri Bandeira de Sousa. Ainda o relançamento de Em Algum Lugar Chamado Pombal – Jerdivan Nóbrega de Araújo e Ignácio Tavares.
Quem também prestigiou o evento foi o Escritor e teatrólogo, filho de Pombal, Tarcísio Pereira, diretor do Espaço Cultural e ex diretor do Teatro Santa Rosa na capital do Estado.

A Câmara Municipal de Pombal na atual legislatura tem demonstrado interesse em divulgar nossa Cultura e acima de tudo elevar bem alto o nome da terra de Maringá. A ideia do Presidente José William, juntamente com os escritores pombalenses Severino Coelho Viana e Wertevan Fernandes da Silva, criando a biblioteca pública dentro da própria sede do Poder Legislativo, foi brilhante, e, é digno de elogios, tendo sido acatada pelos senhores vereadores e aplaudida por toda sociedade pombalense.
Fantástico também foi dar o nome da poetisa e escritora Cessa Lacerda em tão pouco tempo de seu falecimento, a um monumento de livros e documentos congêneres que servirá para estudos, leituras, consultas e pesquisas, é um coetâneo da geração do presente e quiçá do povir.

Esse feito coaduna-se muito bem com o pensamento da Professora, Poetisa e Escritora - Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, que em determinado momento de inspiração e reflexão escreveu:

“MINHA VIDA É DEDICADA AOS LIVROS, O MEU LAZER É ESCREVER E A MINHA FELICIDADE É CONTRIBUIR PARA O ENGRANDECIMENTO DA CULTURA DE POMBAL”.

CESSA LACERDA.

OBRAS PUBLICADAS:

Em seu primeiro trabalho literário “Escada de Sentimentos” (1991) Cessa, expressa bem o valor intrínseco que vem do recôndito de seu coração amoroso, explicando dessa forma: “A minha vida consolida-se na maior oração: AMAR. Oração expressa por um verbo de ação ilimitada, indissolúvel e invejável exemplo edificante de Cristo. Força que nos ascende ao paraíso celestial. O amor para mim, é o tribunal de paz, justiça e de felicidade”. Sentenciou a poetisa.

Em 1999, Cessa fez o lançamento de sua segunda obra literária “Pombal! História Viva da Comunicação” neste compêndio a madrinha dos comunicadores de Pombal, retrata as homenagens que foram prestadas aos profissionais do rádio de nossa cidade em um Programa radiofônico na Rádio Bonsucesso de Pombal, organizado pelos líderes comunitários Salomão da Silva Oliveira e Vicente Liberato Filho, das Comunidades Petrópolis e Nova Vida respectivamente, ocorrido no dia 19 de dezembro de 1998.

Em 2001 a escritora e poetisa pombalense Cessa Lacerda, aparece com a sua terceira obra literária, numa alusão ao Centenário de nascimento do Senador Ruy Carneiro; “Homenagem e Resgate – Prosa e Poesia”, onde faz um resgate da verdadeira história da Canção Maringá, composta pelo médico e compositor Joubert de Carvalho. No Livro consta o enredo de uma peça teatral “O Hino do Sertão”, que teve sua exibição no auditório da Escola Estadual “Arruda da Câmara” e também na Academia Paraibana de Poesia em João Pessoa, tendo sido aplaudida por amigos e familiares do Senador Ruy Carneiro.

Projeto de Lei N° 37/2011

A propositura do Projeto de Lei recebeu o N° 37/2011 - para a criação e a instalação da Biblioteca que leva o nome da poetisa e escritora pombalense, foi de iniciativa do Presidente atual da “Casa Avelino de Queiroga Cavalcanti” Vereador José William de Queiroga Gomes, aprovado por unanimidade pelos seus pares, transformado em Lei Municipal sob o número 1.492 de 03 de junho de 2011, sancionada pela Prefeita de Pombal - Yasnaia Pollyanna Werton Feitosa.

O Vereador e Presidente José William de Queiroga Gomes, em data de 23 de maio de 2011 apresentou no plenário Vereador Francisco Freitas da Nóbrega, ‘Casa Avelino de Queiroga Cavalcanti’, sua justificativa para a criação da Biblioteca Pública do Poder Legislativo pombalense, nos termos abaixo, transcritos aqui na íntegra:

JUSTIFICATIVA;

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

Nossa intenção ao propor o presente Projeto de Lei, tem o objetivo de democratizar mais o acesso do público a esta Câmara e proporcionar aos estudantes e estudiosos a oportunidade de dispor de material de pesquisa, pois de início queremos livros de todos os escritores pombalenses, do mais humilde a Celso Furtado, como forma de valorizar os nossos conterrâneos, o que com certeza pode servir como estímulo à leitura por parte de nossos estudantes e comunidade em geral, quem sabe despertar a vocação de escritor.

Outro ponto que considero como de significativa importância é que vamos unir esforços para colocar a disposição do público leitor todas as Constituições Federais, vamos ver se conseguimos até a da época do Brasil Império que não foi votada e sim, outorgada. Bem assim, exemplares dos diversos Códigos que têm servido para pautar a administração pública brasileira e as decisões do Poder Judiciário em todas as esferas.

No mesmo sentido procuraremos obter exemplares da legislação estadual, como: Constituições, Lei Orgânica dos Municípios do Estado da Paraíba, etc.

Pela importância da matéria, esperamos contar com o apoio dos ilustres pares para aprovação da mesma.

Câmara Municipal de Pombal, Estado da Paraíba, em 23 de maio de 2011

JOSÉ WILLIAM DE QUEIROGA GOMES

Vereador

Nossa eterna saudade a Cessa Lacerda - legado histórico e empreendedora de nossa cultura!

Pombal, 06/10/2011

*RADIALISTA, BLOGUEIRO E COLUNISTA
Contato brunetco@hotmail.com
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
D. CESSA: HOMENAGEM MAIS QUE JUSTA! D. CESSA: HOMENAGEM MAIS QUE JUSTA! Reviewed by Clemildo Brunet on 10/07/2011 09:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion