banner

ELIAS DANIEL: UM VERDADEIRO MESTRE E MENESTREL

Elias Daniel e Maciel Gonzaga
Maciel Gonzaga*

A denominação Menestrel popularmente era uma forma de prestigiar aquelas pessoas de notável sabedoria. Sabedoria popular, aquela adquirida através do cotidiano da vida, da experiência. É relevante ressaltar que se valorizava a sabedoria popular través do conhecimento prático. Tinha-se a vida como escola.

Dessa forma, quero aqui ressaltar o papel relevante que o meu padrinho Elias Daniel Ribeiro – o Rei do Fole – teve na música popular nordestina – o nosso forró pé-de-serra na cidade de Pombal, a partir dos anos 50. Ícone da nossa cultura, “Seu” Elias Daniel era pessoa admirada e respeitada por toda Pombal, expoente do nosso folclórico social e religioso ao longo de décadas, acaba de nos deixar, aos 86 anos de idade. Foi ele, ao lado dos irmãos Severino, Cícero e Antônio e todos os descentes destes, destaque na divulgação do nosso forró através da execução do Fole de 8 Baixos ou no grupo folclórico “Negros dos Pontões”, onde tocou fole por mais de 60 anos.
Aprendi não só a gostar da música e da cultura popular através da influência dos Daniel. Tinha Elias Daniel como um exemplo de homem, pai de família digno do maior respeito. Tanto é que, aos 9 anos de idade por decisão pessoal o escolhi como meu “Padrinho de Crisma”, em substituição ao um figurão da Brasil Oiticica que já havia sido escolhido pela minha mãe Roza Gonzaga. Fiz uma imposição: “Se não for ‘Seu’ Elias o meu padrinho, eu não vou me crismar”. Era muito novo para tal posição. A importância de Elias Daniel na minha vida foi tão grande que, basta dizer que o meu pai José Firmino de Luna ao viajar em 1959 para Brasília – para onde foi e nunca mais voltou – deu a incumbência a Elias Daniel de “olhar pela sua família”. Por isso me tornei um discípulo seu, um defensor e apreciador da história popular, da nossa música e da sua sabedoria. Levei a sério os seus ensinamentos.

Quantas vezes entrei na noite ouvindo as conversas sobre fatos e acontecimentos da vida contados por Elias. Sobre as músicas de Luiz Gonzaga; ouvindo-o executar no seu fole de 8 Baixos o clássico “Xaxaxinho das Alagoas” – que até hoje guardo na memória. Eu criança e ele já idoso. Eram coisas que na época eu não dava importância – lá estava apenas por curiosidade de menino –, mas que na verdade foram a essência da minha vida. Isso me deu maturidade. Até hoje não conheci ninguém que conhecesse melhor o repertorio de Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – do que ele. Gostava de conversar, transmitir conhecimentos e assimilar conhecimentos. Sempre me dizia: “Converse sempre com as pessoas; observe sempre as coisas, fale menos e escute mais”.

Em 2010, quando estive visitando Pombal depois de 40 anos de ausência, fiz questão de ir à casa de Elias Daniel. Chorei muito ao abraçá-lo. Ouvi dele um segredo que o mesmo havia guardado por mais de 50 anos: eu tinha outro irmão em Pombal. Disse-me Elias – na presença de Clemildo Brunet: “Não há mais sentido eu guardar esse segredo. Quando seu pai viajou e me pediu para ‘olhar’ por vocês – Roza e seus três filhos – me pediu também para ‘olhar’ por um quarto filho que ele tinha. Mas, me pediu eu não contasse essa história a ninguém. Como eu acho que já estou indo embora, vou revelar esse segredo a você”. Disse-me então quem era o meu irmão, que eu não conhecia.
Então, diante desses esclarecimentos não poderia deixar de mencionar o Menestrel Elias Daniel. Era um verdadeiro mestre. Sonhamos juntos com muita coisa. No entanto, o destino da vida nos colocou em caminhos diferentes. Mas ele estará sempre no meu coração, me ajudando, como força espiritual a seguir lutando para realizar minhas metas de vida. A lembrança dele me motiva a continuar a caminhada da história e da sabedoria popular. A minha homenagem especial ao meu padrinho Elias Daniel e o meu desejo para que ele descanse em paz, pois o Céu está lhe recebendo com uma grande festa. Será sempre lembrado como UM VERDADEIRO MESTRE E MENESTREL.

Natal, 28-10-2011.

*Pombalense, Jornalista, Advogado e Professor. Natal – RN
ELIAS DANIEL: UM VERDADEIRO MESTRE E MENESTREL ELIAS DANIEL: UM VERDADEIRO MESTRE E MENESTREL Reviewed by Clemildo Brunet on 10/28/2011 01:50:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion