banner

HERMELINDA DE SOUSA ROCHA, A EDUCADORA!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

A Bíblia diz “ou o que ensina esmere-se no fazê-lo” e vai além quando declara entre a diversidade de dons que Cristo concedeu aos homens... “e outros para pastores e mestres”. Bastantes pertinentes tais informações descritas pelas sagradas escrituras, quando nos deparamos com pessoas neste mundo, que de modo voluntário e de maneira extraordinária entregam-se de corpo e alma ao ofício do ensino, exercendo-o com amor e sacrifício no cumprimento de sua missão, fazendo desta um sacerdócio.

Assim aconteceu com a nossa querida amiga Professora HERMELINDA DE SOUSA ROCHA, que neste dia 24 de outubro estará aniversariando alcançando um degrau a mais em sua existência; motivo que alegra seus familiares, amigos e conhecidos. Desde cedo brilhante em sua inteligência e competência veio mais tarde demonstrar versatilidade como mestra e educadora. Aluna exemplar durante todo seu aprendizado nos diversos níveis escolares. Tão aplicada aos estudos, que chegou a substituir sua professora Clesiute Nóbrega Lessa em suas eventuais ausências.

HERMELINDA DE SOUSA ROCHA – filha de João Trigueiro da Rocha e Ana de Sousa Rocha de uma família constituída de oito irmãos: José Trigueiro da Rocha, Hermelinda, Olivia, Almira, Maria, Irinete, Francisca e Terezinha. Nasceu em 24 de outubro de 1924 a Rua Cel. João Carneiro em Pombal, na casa onde hoje reside a família de seu Franscisquinho dos Couros. Seus Padrinhos de batismo foram: Monsenhor Valeriano Pereira de Sousa e Anália Firmino Nóbrega.

Começou seus estudos no Grupo Escolar João da Mata concluindo o primário em 1932. Sua primeira professora foi Marcia Fiuza Marinho e na terceira série Marieta Anselmo. Fez o Curso Madureza (ginasial) em Cajazeiras por correspondência aonde periodicamente ia a aquela cidade sertaneja fazer provas. Concluiu o Curso Pedagógico no antigo Colégio Josué Bezerra. Suas melhores colegas foram: Amélia Alencar, Bilar Silva, Alzira Bezerra, Amauri Bezerra, Lourdinha seixas entre outras.

Hermelinda atuou como professora em diversas instituições de ensino começando em 1942 na cidade de Vista Serrana (Desterro de Malta) onde ensinou por cinco anos. Em 1947 transferida para Pombal veio ensinar no Grupo Escolar ‘João da Mata’ de onde ela guarda boas recordações das alunas que eram suas amigas: Estela Doris, Salete, Sonia Benigno, Berta Lucia e outras. Foram seus discípulos também os hoje já formados: Dr. Jandirson, Dr. Marcus Vinícius, Dr. Carlos Candeia, Dr. Eliseu, Dr Adão, Professor Vieira, Carlos Dunga, Maria do Socorro Gomes entre outros.

Em certa ocasião encontrando-se com a professora Hermelinda Rocha, o Suplente de Senador Carlos Dunga lhe disse: “Na Faculdade eu me aperfeiçoei, mas o que aprendi devo à senhora”. Foi ainda professora na Escola ‘Sociedade dos Pobres Inválidos’ vindo depois a lecionar no Colégio Josué Bezerra, a convite do Pe. Solon Dantas de França. Após determinado período voltou a trabalhar em dois turnos um pelo Estado e outro particular, que tinha como local para dar aulas o salão da Igreja do Rosário e como auxiliares no oficio, as professoras Maria José, Cecinha Benigno e Francisquinha Benigno. Tempo esse considerado por ela de muito proveito pelo o apoio e bondade dos pais dos alunos.

Com a morte de seu pai em 1961, a professora Hermelinda Rocha foi morar em João Pessoa capital do Estado da Paraíba, aonde veio ter sua coroação no setor educacional, lecionando no Instituto da Sagrada Família, instituição dirigida por freiras que lhe davam todo apoio no trabalho que fazia. Regressou a Pombal em 1965. Uma desilusão amorosa de longo e pesados anos havia sido também outro motivo de ir a João Pessoa e voltar à terrinha.
O suspirado e eterno amor de sua vida dos sonhos acalentados dos seus verdes anos, “AFONSO JOSIAS” (foto com ela), finalmente tornara-se realidade e no dia 27 de outubro de 1991, casaram-se.

Hoje Hermelinda pode dizer com certeza que valeu esperar todo esse tempo com paciência e abnegação. E, é com regozijo e júbilo que ela vai comemorar vinte anos de feliz união conjugal neste dia (27) do mês em curso, declarando publicamente: “Posso dizer sem medo de pecar, minha união com AFONSO, completou minha vida, sou feliz e muito feliz”. “Construímos, eu e Afonso, nosso ninho de amor sem olhar a sombra do passado, valeu apena esperar, nunca é tarde para ser feliz”!

Em 08 de março de 2009 a Câmara Municipal de Pombal fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocasião em que a Professora Hermelinda recebeu o Certificado “Homenagem Especial” do Poder Legislativo Pombalense (foto), forma de reconhecimento aos seus relevantes serviços como mulher, que teve seu destaque na sociedade local.
Nossas felicitações a Hermelinda de Sousa Rocha, a Educadora, pelo seu aniversário (24) e seus vinte anos de casamento (27) do mês em curso.

Pombal 20/10/2011

*RADIALISTA, BLOGUEIRO E COLUNISTA
HERMELINDA DE SOUSA ROCHA, A EDUCADORA! HERMELINDA DE SOUSA ROCHA, A EDUCADORA! Reviewed by Clemildo Brunet on 10/20/2011 07:04:00 PM Rating: 5

Um comentário

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

Deixo aqui o meu abraço para a mestra Dana Hermelinda. De fato uma LINDA história DE VIDA destas que eu gosto de lê e tambem de contar.
Testemunhei, em minha adolecencia, a esse amor do casal Afonso e Hermelinda.

Recent Posts

Fashion