banner

ESTIMULADO A AGRADECER...


CLEMILDO BRUNET*

Há tempo para todo propósito embaixo desse chão e como não poderia deixar de ser a gratidão é um dos fatores necessários a nossa peregrinação neste mundo. Gratidão é uma palavra que na teoria tem um sentido laico, mas, nem sempre na prática ela é identificada ou diagnosticada desse modo. É preciso que algo aconteça, para que a estimule.

Partindo desse pressuposto, quero dizer que o Dia de Ação de Graças comemorado na 4ª quinta- feira do mês de novembro teve o seu início nos Estados Unidos. Um grupo de ingleses por causa da perseguição religiosa veio se refugiar nos Estados Unidos onde se estabeleceu, no atual estado de Massachusetts. Passaram por muitas dificuldades pela escassez de recursos e desconhecimento da nova realidade. Aprendeu com os nativos a cultivar a terra, especialmente o cultivo do milho.

Em 1621 deu-se a primeira colheita por sinal de maneira abundante. Agradeceram a Deus pelo resultado obtido. Daí então se tornou costume entre eles o ritual do agradecimento que evoluiu a tal ponto de ser instituído e proclamado o Dia Nacional de Ação de Graças pelo Presidente americano George Washington. É celebrado na 4ª quinta-feira do mês de novembro.

Mais foi em 1949 que o Dia Nacional de Ação de Graças começou a ser celebrado no Brasil, cuja Lei teve sua regulamentação em 1965 pelo então presidente Castelo Branco. Ficando estabelecido o mesmo dia da semana no mês de novembro. É pena que no Brasil poucos se lembrem desse dia e até agora, somente alguns Estados da Federação celebram festivamente a efeméride.

No início dos anos 2000 o Brasil sofreu uma baixa em sua produção que marcou em muito a nossa nação em especial o Nordeste, Centro Oeste e Sudeste, registrou-se um forte período de estiagem, que além de arrasar a agropecuária, atingiu a indústria, o comércio, o segmento de serviços e a cada um de nós, com o racionamento de energia elétrica e ameaças de apagão elétrico em todo o País (Jornal do Commercio, 28.02.2002).
DEUS mostrou sua ação supridora enviando chuvas em resposta à súplica de muitos brasileiros, enchendo os reservatórios d'água das hidrelétricas e várias regiões do território nacional, em níveis nunca antes atingidos, conforme constatado pelas autoridades e divulgado pela imprensa nacional. (Fonte: Jornal do Commercio, 26.01.2004). Com o fim da estiagem, foi decretado em fevereiro de 2001, o fim do racionamento. (Fonte: Jornal do Commercio, 16.07.2002).

A gratidão tem incentivo bíblico, quem lê o texto de Lucas 17:11 e versos seguintes depara com a narrativa que Jesus curou dez leprosos, no entanto, só um voltou para agradecer e este era estrangeiro, foi abençoado! Entretanto, o mestre reclamou a ausência dos nove. “Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?”

No Brasil existe um movimento em torno de resgatar o Dia Nacional de Ação de Graças. Trata-se de um movimento sociocultural, sem distinção de credo religioso, apolítico, sem fins lucrativos cujo propósito é tão somente resgatar no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças. DNAG.

O Movimento de Resgate do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
DNAG surgiu do sentimento de um grupo de pessoas de diversos segmentos - empresários, profissionais liberais, religiosos e educadores ao perceberem a necessidade de se expressar gratidão a DEUS, enquanto povo brasileiro, diante de tantas graças recebidas:

NOSSA MISSÃO

Consolidar o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
DNAG como um instrumento de mobilização social, com o fim de oportunizar ajuntamentos, confraternizações e ações de assistência social, resultantes do sentimento de Gratidão a DEUS.

NOSSA VISÃO

Até 2014, ver todo o Brasil comemorando o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
DNAG.

NOSSOS OBJETIVOS

1. Propiciar a celebração do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
DNAG, em âmbito nacional, a 4ª quinta-feira do mês de novembro de cada ano, data oficial no Brasil, conforme a Lei Federal nº 781/49, regulamentada pela Lei nº 5.110/66;

2. Estimular a cultura de gratidão a DEUS na nação brasileira;

3. Incentivar a celebração do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
DNAG por meio de Confraternizações, Ajuntamentos e da Assistência Social;

4. Incentivar a celebração do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
DNAG nas famílias, estabelecimentos de ensino, órgãos públicos, empresas públicas, de economias mistas e privadas, comunidades religiosas, desportivas, militares, nas ONG's e nos demais grupos sociais;

5. Perpetuar a ampla visão do Embaixador Brasileiro, Joaquim Nabuco, que, em 1909, ao final da primeira missa Pan-americana no DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, celebrada na Catedral de São Patrício, emocionado declarou: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus";

6. Estimular a ampla divulgação do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
DNAG nos meios de comunicação e redes de relacionamento disponíveis;

7. Estimular o princípio da inclusão e do compromisso social, vinculando o ato da GRATIDÃO ao ato da DOAÇÃO, visando à diminuição da VIOLÊNCIA e a promoção da PAZ.

Há uma fonte inspiradora que ensina sermos gratos a Deus e consequentemente, gratos de uns para com os outros = é bíblico: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Colossenses 3:17.

Feliz Dia Nacional de Ação de Graças!

Clemildo Brunet de Sá
*RADIALISTA, BLOGUEIRO, COLUNISTA

Contato: brunetco@hotmail.com  
ESTIMULADO A AGRADECER... ESTIMULADO A AGRADECER... Reviewed by Clemildo Brunet on 11/23/2011 06:50:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion