banner

LUGAR ABENÇOADO

Onaldo Queiroga
Juiz Onaldo Queiroga*

Existem lugares nesse mundo que realmente são abençoados. Referimos-nos ao Sítio Caiçara, situado na Vila do Araripe, Exu-PE, encravado nos arredores da Chapada do Araripe e, que trouxe ao mundo três grandes vultos do Nordeste brasileiro.

Destacamos em primeiro lugar – Guálter Martiniano de Alencar Araripe, o Barão do Exu, título esse outorgado pelo Decreto Imperial de 15/11/1888, senhor de muitas terras, porém, homem de um grande coração. Nasceu no dia 18 /06/1822 e veio a falecer em 18/06/1889. Saliente-se que até hoje os descendentes do Barão do Exu preservam a propriedade Caiçara além de toda a estrutura da Vila do Araripe.

Em segundo lugar, no Sítio Caiçara, antiga freguesia de Cabrobó/PE, hoje Exu/PE, também nasceu a heroína Cearense – Bárbara Pereira de Alencar, isto no dia 11/02/1760. Seu clã rompeu a Chapada do Araripe adentrando no Cariri cearense.

Bárbara e seus filhos destemidamente participaram efetivamente da revolução de 1817, a qual culminou com a Confederação do Equador, em 1824. As suas posições firmes e contundentes colidiam com o poder e as oligarquias dominantes, à época, fato que acarretou sua prisão e, até a morte de seu filho Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, além da perda de seus bens. Apesar de ter vivido a quase dois séculos atrás, a sua visão ideologia e coragem lhes permitem até hoje ser considerada a heroína cearense.

Ressalte-se, ainda, que José de Alencar considerado por muitos o pai da literatura brasileira era neto de Bárbara Alencar, pois era filho de José Martiniano de Alencar que por sua vez era filho da heroína Bárbara Alencar. A heroína faleceu em 28/08/1832, na Fazenda Alecrim, Fronteiras-PI, isto aos 72 anos, tendo sido sepultada na Capela de Poço de Pedras, hoje Itaguar - Município de São Mateus-Ceará.

Por derradeiro, Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião, nasceu numa casa de barro batido, no Sítio Caiçara. Sobre esse mito, dizemos parafraseando Gildson de Oliveira, o Lua constitui o Matuto que conquistou o mundo, sua obra é a verdadeira síntese do Nordeste.

Em visita ao S. Caiçara em 13/12/2001, com Chiquinha Gonzaga (irmã do Rei) estivemos na casa sede desse lugar abençoado, restaurada e transformada em Museu contendo vários utensílios dos Séculos XIX e XX remontando toda a sua história.

De lá deu para vislumbrar onde ficava encravada a casa onde nasceu o Lua, uma área de baixio e que segundo Chiquinha, a casa, foi destruída pela cheia de 24 e, daí o Rei ter em sua obra a musica “A cheia de vinte e quatro”.
No local a família Alencar ergueu um marco identificando o exato lugar onde nasceu o Rei do Baião. O acesso do Exu para a Vila Araripe encontra-se todo asfaltado e, o percurso de cerca de dois a três quilômetros da Vila para a casa sede do Sítio Caiçara é de estrada de barro, bem conservada, constituindo sem dúvida uma viagem a cultura seleta nordestina.

*Juiz da 5ª Vara Cível da Capital do Estado da Paraíba.
LUGAR ABENÇOADO LUGAR ABENÇOADO Reviewed by Clemildo Brunet on 11/21/2011 07:01:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion