banner

O SENTIDO DA VIDA

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Quantos neste mundo que já perderam a noção do sentido da vida, outros que já nem perguntam mais se a vida tem sentido. Seja em que direção for se ela é boa ou ruim, a vida tem sentido sim. É mal de toda gente pensar unicamente (só eu), nos vários aspectos da existência humana e do quanto ela seja pior possível. Não damos conta de olhar o que se passa com outras pessoas que estão em dificuldades e até no fundo poço. Somos tão egoístas que só enxergamos o que é nosso.

A ordem cronológica da criação de Deus tem uma simetria bastante interessante que aguça a nossa curiosidade em querer se aprofundar cada vez mais; se realmente a vida para toda espécie animal e humano tem sentido! É um tema por demais complexo que divide opiniões de filósofos, cientistas, estudiosos e até mesmo aqueles de linguagem rude. Somos limitados demais para compreendermos com profundidade qual seja o pleno sentido da vida.

Durante Séculos pensadores buscaram o sentido da vida, “a vida é para ser desfrutada”, foi à conclusão de um estudo acadêmico. Em 2003 um relatório publicado na revista britânica Journal of Humanistic Psychology, de um grupo de psicólogos dirigidos por Richard Kenner da Universidade do Arizona (EUA) que analisou palavras de duzentos pensadores, do escritor Oscar Wilde ao imperador Napoleão, concluiu: “É preciso desfrutar a vida enquanto for possível”.

De onde viemos? Que estamos fazendo aqui? Para onde caminhamos? Aonde chegaremos? São indagações que permeiam os pensamentos de milhões e milhões de pessoas neste planeta. Todos buscando respostas para essas perguntas, com a única finalidade de entender ou vir a compreender que sentido a vida tem nesse emaranhado de coisas como: alegria, tristeza, prazer, desgosto, conforto, amizade, inimizade, amor, ódio, competição, vitória, derrota, riqueza, pobreza, corrupção, desigualdade social etc.

Diante das mais diversas circunstâncias que a vida nos cerca, o nosso comportamento poderá como uma bússola, nos guiar ao porto seguro do que almejamos saber sobre o verdadeiro e mais precioso sentido da vida. É a maneira como nos comportar ao encararmos as coisas que nos bate de frente contrariando nossa vontade. Como termômetro avaliará o grau de nossa temperatura, diante dos obstáculos interposto as nossas pretensões.

Talvez encontrássemos o leme do sentido da vida se fizéssemos a diferença no nosso modo de agir. Alimentar as esperanças quando achamos que tudo ou quase tudo está perdido é uma atitude por demais louvável e heroica desde que confiemos em Deus deixando em suas mãos os nossos problemas. A questão é que ficamos relutando e queremos a solução de imediato quando não pode ser do nosso modo.

Uma revista esportiva resumiu da seguinte forma a vida de um famoso ex-treinador e comentarista esportivo:

“Eu acreditava que 20 anos de fama bastariam... talvez ganhar três campeonatos e então, no auge, com 53/54 anos, parar... Depois eu pretendia recuperar tudo o que tinha perdido, por causa do muito tempo que estive viajando... Agora tudo parece tão sem sentido... Mas aquela ânsia incontrolável de conquistar o mundo não podia ser freada... Ao se ficar doente, chega-se à conclusão: "o esporte não significa mais nada" – esse pensamento é terrível.

Seja a vida longa ou curta, o importante é que descubramos em nós mesmos o verdadeiro sentido de sua existência e nos identifiquemos com aquele que é o autor e consumador da nossa fé, Nosso Senhor Jesus Cristo, que resumiu o verdadeiro sentindo da vida nestas palavras:

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17.3).

“De bem com a vida você fará transparecer a todos, seu verdadeiro sentido!”

Pombal, 10/11/2011.

*RADIALISTA, BLOGUEIRO E COLUNISTA

O SENTIDO DA VIDA O SENTIDO DA VIDA Reviewed by Clemildo Brunet on 11/11/2011 12:24:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion