banner

OS DEZ MANDAMENTOS DE UM VERDADEIRO LÍDER

Chico Cardoso
Escreveu: Francisco Alves Cardoso*

Os Livros Sagrados ensinam: “Andemos dignamente, sem ter nada a esconder”. Essas palavras vindas dos ensinamentos do Mestre dos Mestres, certamente fizeram na alma do folclorista Elias Francisco Ribeiro, o mandamento maior da sua vida, obra e destino aqui na terra.

”Seu Elias Daniel”, como era conhecido popularmente o mestre dos Pontões de Pombal implantou silenciosamente dez mandamentos para viver bem em Cristo, com o povo e as autoridades de Pombal.

POBREZA - Adotou a tese milenar de que “pobreza não é defeito”. Agricultor pobre cumpriu com fidelidade todos os trâmites da vida terrena, de acordo com as determinações do Deus Criador de todas as coisas. E foi assim que criou e orientou a família, até o último dia de vida.

HUMILDADE - Nunca teve qualquer momento de ostentação. Nasceu, viveu e morreu na humildade, pois acreditava que esse era o verdadeiro caminho para chegar junto de Deus.

PAZ - Não conheceu na terra outro dom maior do que a paz entre os homens. Lutou com todas as forças para que os pombalenses vivessem sempre em união, e deixou esse marco implantado para a glória do Senhor.

SOLIDARIEDADE - Para Seu Elias não existia outro caminho de vida, mais feliz do que a solidariedade entre os homens. Por isso fez da caminhada dos Pontões, a história da união entre religiões, já que todos os seus patrícios se confraternizavam, quando o “grupo negro dos Pontões” desfilava garbosamente pelas ruas da “terra de Maringá”.
Elias Daniel
FAMÍLIA - Acreditava que a família unida significa uma família vitoriosa. Sempre teve autoridade, sem abuso de poder, para os seus comandados, quer fossem da família de sangue ou do grupo folclórico, sobre o qual tinha forte liderança.

AMOR A IRMANDADE - Ninguém amou mais a Irmandade do Rosário do que o velho Elias. Era um amor além família. Para ele, os momentos da Festa do Rosário eram parte integral da vida humana, não abrindo espaço para mais nada.

TURISMO RELIGIOSO - Mesmo sem ter profundo conhecimento da verdadeira história do turismo, já que a sua formação descendida da “universidade da vida”, Seu Elias exercia com força e determinação as caminhadas rumo aos centros que o momento e a hora turística exigiam, na certeza de um dever cumprido, sem pensamento algum de aparecer aos olhos do povo que lhe assistia.

CATOLICISMO - Aprendeu desde os primeiros entendimentos de criança que a verdadeira Igreja é a Católica, e escolheu como mãe espiritual Nossa Senhora do Rosário, a quem entregou o espírito para a terra e para o céu.

O FOLE DE OITO BAIXOS - Segundo a história, dedicou mais de sessenta anos de estima ao seu fole de oito baixos, tão tradicional quanto o seu respeito pelos patrícios de Pombal. Ninguém admitia Seu Elias na Festa do Rosário, sem conduzir nos braços negros e fortes, o fole que era parte de sua vida.

OS PONTÕES - Era ele o puxador da mais antiga sertaneja procissão turístico-religiosa, nos momentos mais sublimes e mais emocionantes, ao ver o Santo Rosário atravessando as ruas, sob os acordes do seu fole e o cântico dos “Negros dos Pontões”, com os aplausos de ricos e pobres, pretos e brancos, pombalenses e turistas visitantes.

Na verdade, conheci Seu Elias à distância, pois algumas vezes assisti a Festa do Rosário e tive a felicidade de ver os Pontões em marcha lenta, empurrando as multidões festivas e alegres, com o rosário da Mãe de Deus, mostrando a força da festa religiosa.

No momento em que o folclorista Elias Francisco Ribeiro viaja para tocar com o seu fole na corte celestial, o “Caldeirão Político” transmite aos familiares, à família dos Pontões e a todos o povo de Pombal, votos de sentido pesar, pela perda irreparável.

Na verdade, um fato tem que ser registrado nesse momento. Elias foi recebido pelos Pontões do céu, em solenidade acompanhada por querubins, arcanjos e serafins, sob o comando do Senhor dos Mundos e as bênçãos da Virgem do Rosário, eterna amiga do tocador dos Pontões da terra.

03/11/2011


*Jornalista, Advogado e Apresentador do Programa Calderão Político. Cajazeiras - PB.
OS DEZ MANDAMENTOS DE UM VERDADEIRO LÍDER OS DEZ MANDAMENTOS DE UM VERDADEIRO LÍDER Reviewed by Clemildo Brunet on 11/03/2011 08:27:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion