banner

TOXINAS DA ALMA

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

O ser humano nos últimos tempos vem demonstrando um cuidado maior em relação ao corpo. Não só as mulheres, mas também os homens modernos estão se dedicando mais à estética, e, por isso, a busca cada vez maior de academias e cirurgias plásticas. O fato é que, em alguns casos, há um exagero nesse proceder. É que as pessoas, em busca de uma perfeição que jamais será alcançada, terminam por exceder nos exercícios físicos ou mesmo na realização de cirurgias plásticas, precipuamente as de lipoaspiração, comprometendo a saúde e colocando em risco a própria vida.

Esse panorama demonstra que equivocadamente o ser humano busca em demasia a felicidade no corpóreo, esquecendo o espiritual, isto sob a fantasia de que uma boa aparência física é sinônimo de felicidade. No entanto, o que se observa é que, com isso, eliminam-se as toxinas da matéria, os excessos de gordura existentes na coxa, na barriga, na região lombar,conserta-se o nariz, contudo, tudo isso, por si só, não tem o condão de demonstrar que esse ser seja verdadeiramente feliz.

É preciso olhar para alma, entender que não adiante um corpo perfeito, quando no interior há um espírito atormentado pelo orgulho, vaidade, prepotência, arrogância, ódio, inveja, etc. Como diz o Pastor Estevam Fernandes: “Se o corpo exige cuidados, como negá-los à alma? A alma também adoece. Alguns sentimentos são como toxinas com alto poder de contaminação...”.

Quem carrega consigo a vaidade, habita sozinho uma ilha inóspita, onde não há espaço para a convivência com a humildade. A prepotência, irmã gêmea da arrogância, é uma toxina, e, por mais belo fisicamente que seja o ser que a carregue, é sempre visto como uma pessoa insuportável, intragável e que esvazia qualquer conversa e ambiente.

A inveja, prima do olho gordo, é uma das piores toxinas da nossa alma. O invejoso é um ser nojento, asqueroso, muitas vezes apresenta-se disfarçado de remédio, de perfume, de uma mão estendida, quando, na verdade, oculta um veneno aniquilador, com mentiras e intrigas, objetivando o fim nefasto a quem se diz amigo.

Na vida, tudo tem que ter equilíbrio. É preciso cuidar do corpo, pois estamos assim tratando da nossa estética e da própria saúde, porém, com razoabilidade e equilíbrio. Da mesma forma com relação ao espírito. Devemos cuidar da nossa alma, afastar a negatividade, a mágoa, o rancor, cultivar a solidariedade, a paz e o amor, pois, assim, teremos uma alma sadia ,e, conseqüentemente, viveremos mais, melhor e com felicidade.

*Juiz de Direito da 5ª Vara Cível da Capital
TOXINAS DA ALMA TOXINAS DA ALMA Reviewed by Clemildo Brunet on 11/10/2011 07:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion