banner

UMA LENDA DE AMOR

Genival Torres Dantas
GENIVAL TORRES DANTAS*
A história narrativa e na seqüência a escrita nos conta a origem de Papai Noel, Há duas principais correntes com opiniões diferentes sobre sua origem. A primeira consta que em 280 DC, um religioso turco, bispo, procura ajudar a comunidade pobre da Alemanha onde morava distribuindo moedas e as deixava bem próximo às chaminés das casas. Esse homem de nome Nicolau aos poucos e conforme testemunho de várias pessoas da época, começou a operar milagres e transformado em Santo pela igreja católica.

Outra história nos fala de um velhinho que mora no Pólo Norte, com seus assistentes, duendes, passam o ano fabricando brinquedos, a tarefa é dividida em duas partes.

Enquanto uma equipe fica no trabalho fabricando os brinquedos outra parte para o mundo observando o comportamento das crianças para depois serem compensadas com presentes, distribuídos na noite de natal, pelo bom velhinho, que os leva pessoalmente, entrando pelo pela chaminé ou pelas janelas das casas, colocando os presentes sob a cama ou rede, conforme a região visitada.

Essas histórias se fundem e em 1886, a roupa básica do Papai Noel que era na tonalidade marrom ou verde escuro foi modificada passando a ser vermelho e branco, com cinto preto e barba branca, a modificação foi feita pelo cartunista alemão Thomas Nast, difundindo a nova imagem do bom velhinho.

Em 1931, aproveitando a imagem positiva e simpática do Papai Noel, e as cores da sua indústria de refrigerantes, a Coca-Cola lança uma campanha publicitária, mundialmente.

Final dos anos 50 e inicio dos anos 60, século passado, na minha pequeno cidade, onde nasci, a pároco local, não sei se por orientação da igreja católica ou por iniciativa própria, tentou com o mito do Papai Noel, convocando a comunidade religiosa à levar as crianças até sua igreja e os pais distribuíssem os presentes aos seus respectivos filhos, atitude que não deu resultado, nessa época eu era criança, meus pais não atenderam ao chamamento do padre, assim coma a grande maioria, mais um grande erro da igreja querendo diminuir o feitiço e carisma que aquele bom velhinho tinha e tem junto as crianças de todo mundo.

Hoje, sabemos que o Papai Noel é um produto do imaginário, muito bem firmado na mente de todos, nem só as crianças usam esse mito para criar uma expectativa e aguardar seus presentes na noite de nata, natal que tem outra conotação, principalmente para nós cristãos.

Celebramos não só o nascimento de Jesus Cristo, mas o momento de reconciliação entre os homens, quando muitas desavenças são esquecidas, o perdão aflora dentro do peito, em nenhum outro momento no decorrer do ano, o amor fica tão latente.

Muitos consideram uma grande jogada de marketing do comercio para venda no final do ano, também acho, mas nós humanos precisamos de cultivar determinadas datas para que possamos manter vivo não apenas a nossa história, mas, nossos sentimentos.

Pode até nos custar caro, a janta, troca de presentes, amigo secreto, tudo isso é bem mais barato que um tratamento de análise e menos tedioso. Normalmente sabemos nossos limites, agimos de acordo com nossa capacidade financeira, e nada mais gratificante abraçar aquele velho amigo nesse momento de emoção e pedir perdão pelo silêncio que envolveu durante tantos anos perdidos, muitas vezes por motivos banis, simplesmente falta de humildade, excesso de orgulho, próprio do próprio homem.

Aproveite o sorriso do bom velhinho, mande um bilhete, telefone, envie um email ao seu desafeto, ainda há tempo, faço um convite, reúna todos em torno de uma mesa, pode ser a mais simples, mais modesta, mas que tenha o prato principal que não está posto à mesa, entretanto, acha-se dentro dos nossos corações, a renúncia. Não deseje apenas um bom natal, faça alguém ter um bom natal, esse é o melhor presente da noite, só assim você também terá um bom e inesquecível natal.

*Pombalense e Empresário em Navegantes SC.
UMA LENDA DE AMOR UMA LENDA DE AMOR Reviewed by Clemildo Brunet on 12/22/2011 06:33:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion