banner

A CIDADE DE OURO

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

Lenda ou verdade? Uma indagação que o tempo persiste em não revelar. Paira no ar a interrogação sobre a existência ou não, da denominada cidade de ouro, um dos maiores mistérios da humanidade. Onde fica essa cidade? Como surgiu a versão da existência da cidade coberta de ouro.

No Século XI os espanhóis invadiram o continente Americano. Na região do Peru, chegaram, dominaram e tentaram destruir uma das mais antigas civilizações da história - o Império Inca. Um povo que culturalmente ofertava ouro ao deus sol, em rituais espirituais as margens do lago Titicaca.

Sob o comando de Francisco Pizarro, adentraram na lendária Capital da Civilização Inca - Cusco e, logo cresceram os olhos diante do volume de ouro presente em todos os templos e palácios pomposos daquela cidade. Pizarro quando conquistou Cusco, em 1534, resolveu seqüestrar o imperador Inca, condicionando sua liberdade ao pagamento de duas salas grandes de ouro, isto certo que o povo Inca não conseguiria recolher tanto metal nobre. Ledo engano. E por isso, quando sentiu que o pagamento ocorreria, Pizarro executou o Imperador e assumiu o controle da região.

Os espanhóis retiraram todo o ouro que cobria os templos e palácios e, após fundi-lo resolveram mandar parte desse metal para a Espanha e a outra foi utilizada para revestir a estrutura interna da Catedral de Cusco e a de uma outra igreja erguida sobre os muros do Templo do Sol, precisamente a igreja de São Domingos.

Mas, um mistério ainda ronda os arqueólogos. É que muitos relatos davam conta, como ainda dão, de que o povo Inca, à época, sabiamente temendo que os espanhóis levassem todo o ouro, resolveram, então, conduzir uma grande quantidade desse metal para uma outra cidade, a denominada Paytiti, localizada a nordeste de Cusco.

Escondida na floresta, Paytiti era também uma cidade banhada de ouro. Sua localização fora encarada pelos Incas como estratégica, pois como era de difícil acesso, então, os tesouros estariam protegidos da ação dos invasores. Esses comentários terminaram por chegar aos ouvidos dos espanhóis, que envidaram diversas expedições em busca da cidade de ouro, todavia, até hoje Paytiti continua imperceptível aos olhos humanos.

Há séculos pesquisadores continuam a realizar expedições na esperança de encontrar o mito do El Dorado, a cidade laminada de ouro. Foi numa dessas expedições que o antropólogo Hiram Bingham, em 1911, terminou por descobrir Machu Picchu, complexo arqueológico situado a 120 km de Cusco e a 2.400m de altura. Porém, a floresta, virgem e selvagem, mantém até hoje viva a lenda de Paytiti.

Por quanto tempo, ainda, teremos que esperar para descobrir se Paytiti é realmente uma lenda ou um dos últimos tesouros Incas guardados a sete chaves pela natureza? Ah! Só o tempo tem a resposta.

*Juiz de Direito da 5ª Vara Cível da Capital.
A CIDADE DE OURO A CIDADE DE OURO Reviewed by Clemildo Brunet on 1/24/2012 06:14:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion