banner

A FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL OFICIALIZADA E O DIA ESTADUAL DA MÚSICA BREGA!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Duas datas foram oficializadas por Lei na Paraíba no apagar das luzes do ano de 2011. Uma de autoria do deputado Tião Gomes, pombalense, portanto nosso conterrâneo, que trata de instituir o dia 04 de setembro como o Dia Estadual da Música Brega na Paraíba, em homenagem ao dia do falecimento do cantor e compositor Eurípedes Waldick Soriano, o Rei do Brega, Decreto Legislativo, sancionado pelo Governador Ricardo Vieira Coutinho, como Lei sob o n° 9.619 de 27 de dezembro de 2011, Publicada na página 2 do DOE de 28.12.2011.

A outra data, de autoria do Deputado Janduhy Carneiro, também pombalense, diz respeito à inclusão oficial da Tradicional Festa do Rosário de Pombal, no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba. Embora tarde, mas não deixa de ser relevante esse gesto de Janduhy em seu primeiro mandato, já que pombalenses anteriores que tiveram a subida honra de assumir cadeiras no Parlamento paraibano, não tiveram a ideia de tal iniciativa.

Decreto do Poder Legislativo, sancionado pelo Governador Ricardo Vieira Coutinho, como Lei sob o n° 9.514 de 14 de novembro de 2011. Incluindo então no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba a Festa do Rosário da Cidade de Pombal. Publicação na página 3 do DOE de 15.11.2011.

FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL X MÚSICA BREGA

A música brega desde os tempos de minha infância e adolescência idos de 58,60, e até meados dos anos 90 do século passado era marca registrada nas nossas Festas do Rosário, através da PR-Maia, Radio Amplificador ponto 3, pertencente ao Parque de Diversões Maia, o inimigo número 1 da tristeza, como dizia seu Luiz, locutor da difusora.

O pequeno STUDIO DE SOM decorado com capas de Lps, no formato de 12 polegadas dos seguintes cantores: Waldick Soriano, Orlando Dias, Silvinho, Bienvenido Granda, Ataulfo Alves, e, até mesmo Jackson do Pandeiro, que eram os sucessos daquele bom tempo. Dois amplificadores de SOM e um toca discos, todos da melhor qualidade, transmitiam alegria e animavam a festa com os sucessos do momento de então..

Nos idos de 1963, o Parque de Diversões Maia era formado por um carrossel de cavalinhos, um chapéu mexicano, quatro canoas, duas rodas Gigantes, uma grande e a outra menor. Na parte onde ficava o eixo central de cada roda gigante, era instalado um projetor de SOM (corneta) 20 polegadas, direcionados para a Rua Nova, reproduzindo um áudio bonito e agradável para a ocasião em que só existia som monofônico.

As proposituras apresentadas por esses dois ilustres deputados pombalenses faz com que voltemos ao passado e traz a nossa memória como era realizada a Festa do Rosário naquela época fazendo uma junção de equilíbrio do útil ao agradável.

A nossa musica brega agora tem o seu dia oficial na Paraíba, (04 de setembro) data da morte do cantor e compositor baiano Waldick Soriano, essa figura exponencial, que a cada festa do Rosário de Pombal, tinha sempre um sucesso a mais, sobressaindo-se de maneira destacável entre outros sucessos de intérpretes do gênero brega.
Nos dias atuais a música brega perdeu seu espaço no perímetro onde se dar a Festa do Rosário, para dar lugar a gêneros de músicas alucinantes que apaga por completo as lembranças do romantismo e os bilhetinhos apaixonados que eram divulgados na difusora do Parque Maia. Entretanto, a música brega ainda se faz presente nesses festejos, no último sábado de setembro, oito dias antes do encerramento da festa, no Pombal Ideal Clube com a realização da “REJEITADA”, que a cada ano aumenta mais o número de participantes prestigiando os intérpretes da música do povão.

Parabéns ao Dia Estadual do Brega na Paraíba e parabéns a Festa do Rosário de Pombal inserida oficialmente no calendário de Eventos do nosso Estado.

Pombal, 11 de janeiro de 2012.

*RADIALISTA, BLOGUEIRO, COLUNISTA

A FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL OFICIALIZADA E O DIA ESTADUAL DA MÚSICA BREGA! A FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL OFICIALIZADA E O DIA ESTADUAL DA MÚSICA BREGA! Reviewed by Clemildo Brunet on 1/11/2012 11:52:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion