banner

UM GRITO DE ALERTA DO MACIEL GONZAGA, PARA O BAIÃO!

Radialista Otacílio Trajano
Por Otacílio Trajano*

Acabei de ler esse texto do amigo dos velhos tempos da “VOZ DA CIDADE” E “LORD AMPLIFICADOR” Maciel Gonzaga, e que há tempos nós não nos encontramos;(saudade) confesso que me emocionei com a preocupação do companheiro explicando para os Telós da vida quem é e quem foi João da Silva para nossa musica nordestina: leia-se o BAIÃO.

O irmão do sanfoneiro, forrozeiro, cantor, compositor, radialista e
outras coisas mais – MASSILON GONZAGA, que está em STUDIO gravando novos forrós (dos bons) – e que me chamou bastante a atenção nesse artigo do Maciel quando ele indaga; “Mas, por anda o meu baião? Aquela nossa música que andou o mundo inteiro e voltou; saiu falando de seca, voltou falando de amor; decantava o salão de terra batida, o Sertão nunca esquecido.”

Pincei essa frase do Gonzaga, Maciel; claro – é que esse espaço do Clemildo Brunet, e, que sempre me cobra qualquer coisa (taí alguma coisa BRAK) – numa postagem anterior escrito pelo editor desse BLOG“ A FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL E O DIA ESTADUAL DA MUSICA BREGA” – um decreto legislativo paraibano e sancionado pelo atual governador.

Nada contra a musica brega – adoro (tirando os chamados grandes compositores de musicas clássicas, BACH, BEETHOVEN, CHOPPIN, RAVEL, etc.) de Roberto Carlos, Franck Sinatra, Roberto Muller, Lindomar Castilho, Nelson Gonçalves, todos e outros desse time encontramos discos deles em qualquer cabaré(se é que ainda existe mas, se não mais existe mas os disco desses cantores rodavam até furar).

Minha interrogação nisso tudo é; Legislativo e Executivo da Paraíba aprovar e sancionarem o DIA ESTADUAL DO BREGA (que besteirol e dos grandes), mas se esquecem dessa particularidade do Maciel Gonzaga.“ONDE ANDA MEU BAIÃO?”

Ora, o brega não é nosso, é do mundo; agora, BAIÃO, XAXADO, CÔCO, são ritmos genuinamente nossos; que cantam e contam ou nossa alegria ou o nosso sofrimento e juntando a vida humana com as coisa da natureza. E não é nada fácil construir uma história nordestinamente musicada como tantas que Seu Luiz, Marinês, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, João Silva, Dominguinhos que cantaram, cantam e perpetuaram esses ritmos.

Diferentemente de uns plastificados que aparecem e se ocultam meteoricamente nos dias de hoje. Tudo por culpa de pessoas e até grande parte da mídia que tentam endeusar esses descartados que duram igualmente a um rolo de papel higiênico em banheiro publico.

Taí um grito de alerta do Maciel Gonzaga “ONDE ANDA MEU BAIÃO”? Velho e grande amigo, não retiro uma letra ou vírgula do que você escreveu. Um forte abraço de um Baião cantado e dançado num salão de terra batida até alumiado por um candeeiro a gái. E viva o BAIÃO e todos os ritmos genuínos nordestinos.

De Tabatinga - Conde-PB
Otacílio Trajano.

*Otacílio Trajano é pombalense e Radialista em João Pessoa.
UM GRITO DE ALERTA DO MACIEL GONZAGA, PARA O BAIÃO! UM GRITO DE ALERTA DO MACIEL GONZAGA, PARA O BAIÃO! Reviewed by Clemildo Brunet on 1/21/2012 07:43:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion