banner

UM INÍCIO SOMBRIO

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

Estamos na segunda semana de janeiro e já sentimos certo atropelo no comportamento e atitudes por parte das nossas autoridades.

Nossa presidente Dilma larga suas férias nas praias da Bahia e retorna às suas atividades forçada por circunstâncias preocupantes.

O sudeste, principalmente o Rio de Janeiro e Minas Gerais, encontra-se mergulhado nas enchentes desde o inicio do ano com várias cidades em estado de emergência, mortes, soterramentos, desabrigados, uma verdadeira calamidade pública agravada por circunstancias políticas. No sul temos a seca que já trouxe um prejuízo aos agricultores superior a 1 bi, principalmente no Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o agravamento da situação veio à tona uma questão nada palatável, no ministério da Integração Nacional, para o gosto da opinião pública, quando há um questionamento em discussão quando a competência gerencial do ministro Fernando Bezerra, titular da pasta.

A crise gerada com a concentração de recursos, do Ministério da integração Nacional, para o Estado de Pernambuco, em detrimento aos demais Estados da Federação, funcionou como uma verdadeira bomba dentro da base aliada, a correria foi grande na tentativa de amenizar a crise no próprio governo.

O desenrolar do assunto foi se agravando, tomando um rumo incerto, com novos fatos sendo revelados, como a prática do fisiologismo e irregularidades na gestão do ministro quando prefeito da cidade de Petrolina, Pernambuco, sua base eleitoral.

Depois de muitas informações levantadas pela imprensa nacional, declarações e desmentidos, a oposição forçou a situação e conseguiu que o presidente do senado, senador José Sarney, convocasse o ministro para esclarecimentos sobre as denúncias de favorecimentos à frente da pasta, à comissão representativa do Congresso.

Depois de 5 horas de perguntas e respostas, mais uma longa lista de declarações de apoio ao ministro, inquirido, por parte da base aliada, poucos representantes da oposição puderam se inscrever. A sensação que ficou foi de uma sessão programada para que o partido do ministro, o PSB, cujo presidente é o atual governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, pudesse se justificar junto ao governo e continuasse prestigiado pela Presidente Dilma.

Confesso que não pude ver toda sessão, gravei e procurei assistir os principais depoimentos, pude verificar a mediocridade do nosso atual Congresso, com congressistas despreparados para ocupação dos cargos tão disputados, acho até que nós eleitores precisamos reciclar e rever nosso conceito na hora de votarmos, nosso país tem pessoas eficientes sérias e dispostas à trabalhar pelo nosso povo valorizando a classe política tão maculada nos últimos tempos.

Ontem o grande alento foi a assinatura do convênio entre o Governo Federal, representado pela Presidente Dilma, e o governado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para construção de casas populares, do programa minha casa minha vida, cujo montante chega quase a 8 bi, seno 6 bi do Governo Federal, e a contra partido do Estado de São Paulo em 1.9 bi.

Esse tipo de atitude entre a situação e oposição nos dar uma visão mais otimista para o futuro, onde a paixão política é colocada de lado e todos, situação e oposição, trabalham em benéfico do povo. Exemplo a ser seguido pelas bases, a começar pelos municípios quando a disputa é mais acirrada.

Genival Torres Dantas
*Empresário e Escritor. Navegantes SC.
UM INÍCIO SOMBRIO UM INÍCIO SOMBRIO Reviewed by Clemildo Brunet on 1/18/2012 05:20:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion