banner

CESSA LACERDA: UM ANO DE SAUDADE...

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

“Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento... Porque tudo passa rapidamente e nós voamos”. Estas frases de Moisés transmite uma realidade pertinente ao percurso da nossa existência, tornando-se de somenos importância quais seja a quantidade de anos com que venhamos alcançar neste mundo. Quem diria hein? Doze meses são passados da morte de dona Cessa e somos sacudidos pelo sentimento de saudade que nos faz lembrar aquela que em vida, cumpriu de modo cabal, a missão que lhe fora entregue pelos desígnios do Altíssimo.

Quem conheceu dona Cessa sabe que ela era uma pessoa dedicada às artes e dentro dessa área de sua atuação a prática de traduzir nos quadros que pintava o sentimento elevado de todo o seu ser nas gravuras esboçadas em tela. A pureza de sua alma transbordava nos versos que compunha e isso me faz pensar nas palavras do historiador e pesquisador pombalense Wilson Nóbrega Seixas que disse certa vez: “A nossa poetisa Cessa, já nasceu assim, porque trouxe nas veias, o sangue dos primitivos habitantes das Algarves, distrito e província de Portugal, que povoaram os sertões da Paraíba, na segunda metade do século XVIII; em qualquer época teria naturalmente de manifestar a sua vocação poética e a sua inteligência privilegiada, como um fruto que já brotasse amadurecido, ou como uma rosa que já surgisse aberta em pétalas”.
Permitam-me citar UBIRATAN LUSTOSA, Advogado, Poeta, Compositor, Teatrólogo e Jornalista de Curitiba Paraná, QUE ESCREVEU:

CURTIR SAUDADE:

“Saudade é um sentimento de falta. Falta de alguém, de algum lugar, de alguma coisa. Nós brasileiros sempre sentimos saudade e em certas ocasiões nem sabemos de quem ou de que. Sentimos saudade e pronto. Nossa alma é tocada por esse misto de tristeza e alegria, de melancolia e terna ventura, ah, quantos outros sentimentos a saudade comporta. A pessoa sente saudade de pessoas e de objetos, de locais e fatos, de alguém que quis bem, da cidade em que nasceu, de algum animal muito querido, saudade de casas em que morou, de viagens que fez, e sem querer começa a repassar pela memória os acontecimentos de outros tempos e se apraz em recordar.

O tempo é como um véu a envolver o passado, uma neblina que deixa entrever sem revelar, pondo um fascinante toque de poesia em tudo que já se foi. Sim, são muitos os motivos para sentir saudade, essa vontade ardente de viajar nas asas do pensamento e reviver o tempo que passou”.

Saudade dona Cessa nada mais que saudade...
Os grandes legados deixados por dona Cessa para quem a conheceu e principalmente para sua família, foram os títulos honoríficos alcançados pelas suas realizações em vida, tais como, os que dignificam a sua agenda cultural, que servirá num futuro bem próximo para estudos e pesquisas das gerações do porvir, interessadas em saber os reais motivos das tão merecidas honrarias que ela em vida foi merecedora.

Fundadora e Presidente da Academia de Letras de Pombal, idealizadora e fundadora da Associação Poética pombalense ASPONPS Professor Newton Pordeus Seixas, fundadora e coordenadora do Tinju Teatro Infanto-Juvenil, professora, contista, escritora, poetisa, historiadora, artista plástica, Madrinha dos comunicadores de Pombal.

Em 2007 - dona Cessa foi agraciada com o Troféu Imprensa Radialista “Clemildo Brunet” na AABB de Pombal, ocasião em que ela demonstrando seu carinho para com a Imprensa de sua terra natal, fez a entrega em nome da Academia de Letras de Pombal do Certificado “Honra ao Mérito” aos afilhados da comunicação.

Inauguração da Biblioteca
Ao completar 07 meses de sua morte, dona Cessa foi homenageada pela Câmara Municipal de Pombal, que numa justa e merecida homenagem deu o seu nome a Biblioteca Pública daquela casa legislativa, perpetuando o seu nome a história daquela casa de leis e ao Município de Pombal, fato ocorrido no dia 30 de setembro de 2011.

Havendo concluído seu curso profissionalizante aos 19 anos de idade, dona Cessa teve o seu ingresso como professora na antiga Escola Normal “Josué Bezerra”. No total foram 36 anos de serviços como educadora, tarefa feita com muito amor e esmero. Era graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras onde fez também pós-graduação em língua Portuguesa.

Casou-se aos 22 anos com Francisco Fernandes da Silva (Bibia) tendo sido premiada por Deus como fruto do seu amor com Bibia, com os seguintes filhos: Júnior, Cimar, Tim, Rominho e Candinha.

25 de fevereiro lembra o fatídico dia de sua morte o ano passado. A missa de primeiro aniversário em memória de Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes (dona Cessa) será celebrada domingo (26), às 09:00 horas da manhã na Igreja Matriz do Bom Sucesso na cidade de Pombal.

Pombal, 24 de fevereiro de 2012.

*RADIALISTA, BLOGUEIRO E COLUNISTA
twitter: @clemildobrunet e @brunetcomunica  
CESSA LACERDA: UM ANO DE SAUDADE... CESSA LACERDA: UM ANO DE SAUDADE... Reviewed by Clemildo Brunet on 2/24/2012 03:39:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion