banner

PODER, DINHEIRO E BEBIDA

Onaldo Queiroga
ONALDO QUEIROGA*

Existem coisas na vida que fascinam e influenciam o comportamento do homem, sem dúvida, três delas são: o poder, o dinheiro e a bebida.

Essa tríade possui um domínio fantástico e perigoso sobre o ser humano. Separados ou conjuntamente fazem com que o homem revele-se ao mundo através de personagens antes adormecidos e que surgem pontuando às vezes cenas cômicas, agressivas, promiscuas, tirânicas e patéticas.

O poder faz com que o cidadão acredite que efetivamente pode pôr em prática a frase: Quero, mando e posso. Sentado no trono e sempre tendo à sua disposição o tapete vermelho, o homem muitas vezes perde o equilíbrio e as rédeas do bom senso. Imagina-se deus, desconhece amigos e abraça bajuladores. Na sua mente, o pensamento equivocado de que jamais o tempo de rei passará, então persegue quem quer, até amigos. Dá e retira gratificações que bem entende, independentemente de critério de competência, pois o que vale, nesta hora, e o apadrinhamento, ou seja, são as vantagens que se pode conseguir eleitoralmente. O poder fascina, mas como disse Lorde Acton: “Todo poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”.

E o dinheiro? É algo também que o ser humano ainda não conseguiu lidar de forma racional. Essa história de que o dinheiro manda buscar a felicidade, é conto ilusório, restrito àquelas pessoas pobres de espírito, que só enxergam no materialismo a equivocada satisfação do viver bem. Já disse o poeta que dinheiro na mão é vendaval. Realmente, se não for bem gerenciado, além de trazer muita discórdia, também voa rápido, desaparece, deixando apenas a solidão como companheira. De posse de dinheiro e de um carro importado, muitos se sentem donos do mundo. É nessa hora que falsos amigos se aproveitam, lhe arrancam da família, dos trilhos da dignidade e lhe entregam nos braços da perdição. Dinheiro não compra amigos e nem saúde. Pode retardar a morte, mas esta é inevitável.

Já a bebida, se não for ingerida com moderação, sem dúvida trará problemas familiares, sociais e de saúde. Mas o intrigante no tocante à bebida, é que sob os efeitos dela alguns assumem outras personalidades. Há os bêbados engraçados, que dão risadas e tornam-se alegres. Já outros, ficam tristonhos e choram. Existem também aqueles que ficam ricos, logo falam de viagens, de comprar carros e mansões. Os mais perigosos são aqueles que se tornam violentos, querem brigar, quebrar tudo, desconhecem pais, mulher e filhos.

Agora, imaginem quando esses três componentes: poder, bebida e dinheiro estão ao mesmo tempo comandando o ser humano. É uma composição altamente explosiva. Por isso, é preciso ter equilíbrio, que só encontramos no amor preconizado por Deus, pois como ensina Emmanuel: “Só o amor é o clima adequado ao entrelaçamento de todos os seres da Criação e somente através dele integrar-nos-emos na sinfonia excelsa da vida”.

*Pombalense, Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa – PB.
PODER, DINHEIRO E BEBIDA PODER, DINHEIRO E BEBIDA Reviewed by Clemildo Brunet on 2/05/2012 08:56:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion