banner

A ESCOLA

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Pv. 22:6

Tudo bem que se diga que a educação vem do berço. Entretanto, é na escola nossa segunda casa, que se recebe instrução e ensino para o aprimoramento da educação, que mais tarde haverá de refletir na vida de cada um. No passado quantos pais tiveram dificuldades para encontrar uma escola aonde seus filhos pudessem estudar. Hoje a facilidade é grande porque além de uns sem números de escolas privadas há aquelas de ensino público que oferece educação gratuitamente desde o pré-escolar à universidade.

Lembro-me do cuidado e zelo que minha mãe tinha para encaminhar seus filhos à escola. Acordávamos cedo; escovado os dentes, tomado banho e café, íamos nós, a busca de conhecimento que mais tarde haveria de beneficiar o nosso dia-a-dia e nos preparar para vida.

Nesse tempo apesar de serem raras as escolas em nossa cidade, havia aquelas que se destacavam pela forma de pedagogia aplicada aos seus alunos, às vezes até severa para correção de quem se mostrasse intolerante e desinteressado em aprender. A palmatória era um desses instrumentos de correção.

“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” Pv. 22:15

Há quem considere esse tipo de pedagogia superada. Não quero entrar no mérito da questão. Entretanto devo advertir que conheço alguns cidadãos em que fora aplicada essa modalidade no ensino, (pois eram verdadeiros transgressores da ordem e dos bons costumes à época), e hoje são pessoas de bem, pacatas, bons pais de famílias. Mais tarde, como saldo positivo das lições recebidas, tornaram-se exercitadores da prática do bem para com o próximo.

Acostumamos a dizer que são os tempos que mudam. Não são os tempos que mudam, as pessoas sim, essas mudam. Quando afirmamos ah tempo bom era aquele, não nos referimos ao tempo natureza em si, e sim as constantes mutações ocorridas nas pessoas conforme as circunstâncias que cada uma vive em seu hábitat.

Hoje com toda parafernália de que dispõe a tecnologia existe amplo favorecimento ao ensino onde é explorado vasto campo de atuação na ciência com a concessão de todos os meios para pesquisas e estudos; porém, a maioria de nossos jovens se envereda pelos caminhos das drogas e agride a integridade física e moral dos pais e dos professores, Aterrorizando e imprimindo nas escolas um clima de violência jamais visto na história do mundo, atingindo dessa forma a sociedade como um todo.

Pombal, quinta feira, 15 de março de 2012.

*Radialista, Blogueiro e Colunista
Twitter @clemildobrunet @brunetcomunica  
A ESCOLA A ESCOLA Reviewed by Clemildo Brunet on 3/15/2012 11:39:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion