banner

SUBSTITUIÇÕES DESEJÁVEIS, NECESSÁRIAS E POSSÍVEIS...

Genival Torres Dantas
GENIVAL TORRES DANTAS*

Muitas vezes precisamos trocar peças, mobílias, arejar o ambiente, substituir o guarda roupa por cores mais atuais, tudo isso é feito sem grandes problemas. Entretanto, quando tratamos de trocas do material humano a dificuldade é enorme, temos o receio de errarmos nas nossas escolhas, corremos o risco, muitas vezes de trocarmos o eficiente, quando queremos o eficaz, por o ineficiente, nos trazendo mais problemas que soluções.

No campo político, em janeiro último a presidente Dilma Rousseff, trocou o presidente da Petrobrás, Sergio Gabrieli, amigo pessoal do ex-presidente Lula, por Maria das Graças Silva Foster, funcionária de carreira da própria empresa. Não que o antecessor fosse inoperante, mas, precisava a presidente, começar a mexer na sua administração depois de um ano de muito desgaste com trocas de pessoal envolvidos em corrupção, como é do conhecimento de todos.

Esse fato gerou um descontentamento muito forte no ex-presidente, vindo a público, em diversas ocasiões, causando até certo embaraço na presidente, principalmente na transmissão do cargo referenciado.

A base aliada, partidos de sustentação do governo federal, deu uma demonstração de rebeldia não reconduzindo ao cargo de diretor geral da ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres) o indicado pela presidente Dilma Rousselff, esse fato gerou uma troca dos lideres do governo no senado e na câmara.

No senado o senador Romero Jucá (PMDB-RR), grande líder, já no cargo desde 2006, época do governo Lula, foi substituído pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), perda de prestígio do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no senado, muito embora o senador Romero Jucá tenha ido para a relatoria do orçamento.

Na câmara o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) substitui ao deputado Cândido Vaccarezza, em nome do revezamento de líderes, termo utilizado pelo palácio do planalto para justificar as últimas mudanças.

Esses acontecimentos vieram de encontro aos interesses das lideranças dos demais partidos da base de sustentação política com cobranças diretas na liberação das emendas parlamentares ao orçamento e demora na nomeação de indicados dos partidos para cargos em estatais.

O atual sistema torna desgastante para ambos os poderes, tanto para o executivo como o legislativo, trazendo um desgaste político junto a opinião pública, tornando os atos desacreditados por mais sérios que sejam, é profundamente lamentável que essa situação perdure até hoje, quando tudo acontece em tempo real exposta na mídia para quem quiser ver.

Situação também de muito desgaste encontra-se o nosso futebol, o governo brigou com o secretário da FIFA que por sua vez, num gesto de desrespeito as autoridades que administram nosso futebol, falou bobagem e em seguida pediu desculpas que foram aceitas. Para melhorar o clima no ambiente futebolístico finalmente o presidente da CBF, desde 01/1989 até 12/03/2012, Ricardo Terra Teixeira, pede demissão, em caráter irrevogável, assumindo o vice-presidente mais velho da entidade, assim reza o estatuto da entidade.

Assume a CBF (confederação brasileira de futebol) e o COL (comitê organizador para a copa do mundo de 2014), o ex-atleta, jogador de futebol pelo SPFC (São Paulo Futebol Clube), ponta direita, entre 1950 e 1952. Advogado, ex-governador de São Paulo, 1982/1983, sucessor de Paulo Salim Maluf, vice-governador empossado, e antecessor de André Franco Montoro.

Homem dedicado ao desporto brasileiro, com forte atuação no futebol paulista, portanto, com credenciais para tocar o projeto da copa do mundo em nosso país. Esperamos que os erros cometidos até agora sirvam de exemplo para que todas as controvérsias e desacertos sejam suplantados e o torcedor brasileiro seja respeitado, e o Brasil possa realmente ser o grande patrocinador da próxima copa em nosso país.

*Escritor pombalense e empresário em Navegantes - Santa Catarina.
SUBSTITUIÇÕES DESEJÁVEIS, NECESSÁRIAS E POSSÍVEIS... SUBSTITUIÇÕES DESEJÁVEIS, NECESSÁRIAS E POSSÍVEIS... Reviewed by Clemildo Brunet on 3/15/2012 04:07:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion