banner

Conquistas e Comemorações

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

O ser humano vem buscando conquistas e se desenvolvendo há muitos séculos, aprendeu a viver em comunidade, família, fixando-se ao solo e dele tirando seu sustento. Foi necessário muitos anos para que o homem sentir-se levado ao desejo de garantir melhores condições de trabalho, tudo aconteceu com o advento das máquinas e a constituição do modelo de um mercado de produção, compra e venda, o que hoje denominamos de empresarial. Todos os segmentos que o homem atua, industria primária, secundária e terciária , prestação de serviços, enfim, todo e qualquer trabalho que demande o uso da mão de obra humana é composto por regras e procedimentos elaborados a partir de conceitos de cada setor.

Tudo teve seu inicio por volta de 1886 nos EUA com uma manifestações de rua, dos trabalhadores de Chicago, reivindicando a redução da carga horária para 8 horas/dia. A massa trabalhadora foi se fortalecendo, formando seus sindicatos, se transformando numa força respeitável e respeitada na sociedade.

A data comemorativa ao trabalho ou trabalhador, em vários países, foi estabelecida como primeiro de maio, na maioria dos países e em diversos continentes. Há outros países que convencionaram datas diferentes, tais como, EUA e Canadá comemoram o dia do trabalho ou do trabalhador, na primeira segunda-feira de setembro, enquanto, Áustria e Austrália Meridional, dentre outros, comemoram a data conforme a conveniência regional.

No Brasil a data em homenagem aos trabalhadores é comemorada desde 1895, virando feriado nacional em 1925, no governo do presidente Artur Bernardes. Um dos atos mais importantes para o trabalhador, comemorado nessa data foi a criação da consolidação das Leis do Trabalho, em 01/05/1943.O movimento tomou corpo com o surgimento do trabalhismo, no governo Vargas, com a ascensão do Getúlio Vargas ao poder., no inicio dos anos 30, século passado. Com o fortalecimento dos sindicatos, as comemorações vem tendo um crescimento gigantesco, com festas populares, celebrações, desfiles, sorteios, e tantas outra atividades.

Graças ao movimento sindical, leia-se Força Sindical, organização que congrega vários sindicatos em diversas áreas, com participação do PDT, partido com sustentação da base trabalhadora, e a participação direta do PT e PTB, ambos formados com a participação dos trabalhadores e seu pensamento sindical.

Para esse ano, temos grandes manifestações programadas, com shows, tendo participação de vários artistas populares, principalmente na região do ABC, São Paulo, berço do sindicalismo brasileiro, tendo como seu maior representante o Ex-Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, responsável direto pelo crescimento dos movimentos sindicais em todo país.

Para marcar a data, nesse ano, a Presidente Dilma Rousseff nomeou o jovem deputado federal, pelo PDT-RJ, de apenas 34 anos, ao posto de ministro do trabalho, Carlos Daudt Brizola, mais conhecido no meio político como Brizola Neto.

*Escritor e empresário em Navegantes - Santa Catarina.
Conquistas e Comemorações Conquistas e Comemorações Reviewed by Clemildo Brunet on 4/30/2012 10:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion