banner

A CHAMINÉ DA BRASIL OITICICA

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

Fundada em 1934, a Brasil Oiticica, indústria oriunda do Ceará, em pouco mais de 50 anos de existência conseguiu exportar mais de U$ 22 milhões de dólares, até que, no ano de 1987, teve decretada sua falência.

Não sei precisamente a data da sua instalação em Pombal. Só me recordo que era a sua chaminé, com seu inconfundível apito, que, ainda quando eu era criança pontuava o cronograma diário da minha vida. Eu acordava sob o som daquele apito, levantava-me e abraçava mais um dia feliz. Às 11 horas, novamente, seu som anunciava a parada laboral para o almoço. Ao bater das 13 horas, mais uma vez apitava, sinalizando o início do turno da tarde. Com o crepúsculo, a velha chaminé deitava o dia e nos entregava aos encantos da noite sertaneja.

Após a sua falência, o acervo situado em Pombal foi se tornando escombro. A chaminé silenciou, não mais acordou, nem deitou seus filhos. Mas, sua presença exuberante constitui um marco histórico a ser preservado, como incentivo à cultura. Lembremos de que a Europa ainda hoje mantém intactos os seus monumentos históricos, que são os principais mobilizadores do turismo, alavancadores de divisas, fortalecendo, firmemente, a estrutura sócio-econômica desse importante continente.
Não podemos continuar com mediocridade. Um povo sem história é um povo sem futuro. Se continuarmos a derrubar a história de Pombal, então, como construir um futuro promissor para as próximas gerações, as quais já não mais terão visualmente condições de conhecer a história da Casa do Altinho, do Sobrado de Joaquim Assis, entre outros imóveis que já foram demolidos pela falta de compromisso daqueles que acreditam que o dinheiro está acima de tudo.

É inadmissível que em pleno Século XXI ainda existam pessoas com mentalidade tão pobre. É possível o antigo conviver com o novo. Se acessarmos o google, visualizaremos exemplos dessa digna convivência. Recentemente, no Rio de Janeiro, foi inaugurado o Bangu Shopping, edificado numa indústria abandonada, onde também havia uma chaminé, que foi preservada e hoje se tornou a principal atração visual daquele empreendimento. Em João Pessoa, o mesmo exemplo, o Shopping Tambiá foi também inaugurado tendo sido preservado o antigo casarão que ali existia.

Não vamos demolir. Lutemos para a preservação da chaminé. Um dia, quem sabe, eu volte a Pombal e a encontre ainda de pé, exuberante, apitando me convidando para viver mais uma manhã, tarde e noite de sonhos.

*Pombalense, é Juiz de Direito da 5ª Vara Cível em João Pessoa - PB.
A CHAMINÉ DA BRASIL OITICICA A CHAMINÉ DA BRASIL OITICICA Reviewed by Clemildo Brunet on 5/31/2012 06:09:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion