banner

LEMBRANÇAS E ESPERANÇAS

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*


Confesso que 1962 foi ano um que marcou profundamente minha infância, era o centenário da minha cidade natal, no dia 21 de julho daquele ano, no sertão paraibano, Pombal. A cidade tomou um aspecto de festa, uma semana de desfiles, comemorações, a comunidade participou ativamente das festividades, foi preparado um documentário apresentado aos munícipes, após os eventos, na tela panorâmica e som estereofônico, equipamentos na época de última geração, do cinema local, Cine Lux. Tudo modesto, mas tinha o cunho da cultura de um povo encravado no semi-árido nordestino, com suas tradições e sofreguidão, resultante das constantes secas da região.

Decorridos 50 anos, a cidade que já a conheci no auge dos seus 100 anos agora se prepara para seu Sesquicentenário. Novos cenários, cultura modificada, a globalização fazendo parte do contexto de uma gente que continua sofrendo as conseqüências das secas e suas seqüelas. Mesmo distante, continuo me informando da atividade cultural da cidade pequena a quem devo o inicio da minha formação. Para a minha tristeza não sinto nas palavras dos meus interlocutores e conterrâneos, que moram por lá, qualquer intenção de manifestação no sentido de festejarem essa data tão representativa para um município, mesmo sendo este ano, 2012, um ano que vem castigando duramente, todo nordeste, com o prolongamento da estiagem que persiste em minar a resistência da nossa gente, não vejo motivos para que se esqueça tão importante fato.
A tristeza aumenta quando sou sabedor que a memória cultural está para perder um dos seus monumentos, o chaminé da Brasil Oiticica, marco de uma época de desenvolvimento da industria de transformação, para o município, que será tombado, não pela cultura e pela preservação da historia da cidade, mas pelas mãos assassinas de quem não tem qualquer compromisso com a história das civilizações.

Hoje, residindo na região sul, cidade de Navegantes, onde em 26 de agosto próximo será comemorado o qüinquagésimo aniversário do município. Para meu desencanto, verifico que, aqui também, nenhuma manifestação maior está se formando para a comemoração da data do seu cinqüentenário. Navegantes, cidade fundada à foz do rio Itajaí-Açú, próspero município, com pujante desenvolvimento, principalmente após a implantação do sistema portuário com grande movimento de carga, no atendimento de importação e exportação, prospera e crescendo num ritmo acelerado, alcançando um dos maiores índices do Estado de Santa Catarina. Apesar dos problemas recentes com o nivelamento do ICMS, percentual único, para importações, imposição do governo federal, ocorrido recentemente, fato esse, resultando prejuízo para o município, e, todas as cidades portuárias do Estado. Vejo que, o município merece uma comemoração tão importante quanto a sua importância econômica, histórica e cultural para a economia do Vale do Itajaí.

Navegantes podia aproveitar essa data tão representativa para sua gente e lançar um programa para o desenvolvimento turístico da região, fundamentado nas suas riquezas naturais, proporcionadas por suas praias e contorno litorâneo. A cidade tem um aeroporto de porte internacional, atendendo grande área turística, passando por aqui pessoas vindas de diferentes regiões, inclusive exterior. Tendo como um dos municípios limítrofe a cidade de Penha, onde está localizado o maior parque temático da América Latina. Portanto, o fluxo turístico é muito grande e importante para quem quer desenvolver o turismo como uma fonte de renda, principal ou alternativo, mas que busque nesse segmento uma forma de sedimentar a economia local para blindagem de problemas futuros que possam ocorrer caso advenha alguma crise nos setores de transporte marítimo e industrial, naval e pesqueiro, fontes da economia local.

Duas cidades tão distantes de histórias tão diferentes, com lutas distintas para o seu povo, mas com uma memória, ambas, próxima da indiferença para suas raízes históricas e culturais, ainda há tempo para que possamos mudar o curso da história.

Escritor e Poeta pombalense
LEMBRANÇAS E ESPERANÇAS LEMBRANÇAS E ESPERANÇAS Reviewed by Clemildo Brunet on 5/25/2012 06:18:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion