banner

SENTIMENTO DE MÃE: EM HOMENAGEM A RAINHA DO LAR!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Alguém já parou para pensar o que seja sentimento de mãe?

Estamos no mês de maio, onde se fala em flores, cartões com mensagens, presentes, reunião de família. Tudo em um só dia para homenagear aquela que nos deu a vida em meio a lutas e sofrimentos. Mãe nome sublime, por mais que tenhamos palavras para adjetivá-la, sempre faltaria uma ou mais na concepção do gênero humano.

A história da origem do dia das mães vem sendo contada nos anos subseqüentes a 1905, quando uma jovem nos Estados Unidos perdeu sua mãe e teve uma depressão e reunindo-se com suas amigas resolveu estabelecer um dia para homenagear as mães vivas e mortas.

Eu, quando muito jovem sentir na pele o quanto era fantasioso a comemoração do dia das mães; principalmente na igreja onde participava da Escola Dominical. No domingo pela manhã, ao adentrar no templo, uma jovem nos entregava uma rosa com alfinete, para ser posta na camisa ou blusa do lado esquerdo (coração). Os que tinham mães vivas recebiam rosa vermelha e aqueles que as mães já haviam falecidas, recebiam rosa branca. Doce lembrança de um passado distante.

Geralmente, nesse dia, ninguém quer que ela fale. Todos se preocupam em tecer elogios. Beijos, abraços, presentes, carinho e palavras de auto-estima.

Imaginemos agora, o que muitas mães teriam de dizer a seus filhos se elas pudessem falar nesse dia.

Em 2001 quando fazia o Programa “Saudade Não Tem Idade” pelas Rádios Liberdade 96 FM e Bonsucesso AM, além da participação dos ouvintes, fiz uma enquete entre algumas mães, para saber delas, o que é sentimento de mãe.

No intuito de preservar os nomes dessas mães neste artigo, resolvi caracterizá-las com frases marcantes de seus depoimentos. Veja só o resultado:

1-O Paraíso das Mães é Junto ao Berço dos Filhos! - Disse ela: “Eu gostaria que os filhos de hoje amassem mais as mães”. Considerou que a relação existente entre filhos e mãe, é difícil porque os filhos são independentes, eles têm vida própria. Indagada sobre qual o filho que a mãe ama mais. Respondeu: Todos! Tendo, porém um amor especial para os ausentes e doentes.

2- Meu Lar é Minha Vida! “Filho é um pedacinho de cada um de nós”. Quando estava prestes a ter um filho entregava as dores de parto a Deus. Criou os seus oito filhos conscientizando-os a estarem todos presentes na hora da refeição. Sentiu profundamente a perda de um filho, no entanto quando lembra o ocorrido, tem a consciência de que foi uma oferenda a Deus e apela para que cada mãe, assim o faça.

Ela analisou os dias hodiernos como o de desintegração da família e que sempre primou pela união de todos os seus filhos com as comemorações de seus aniversários.

3- Ser Mãe é Uma Graça Divina! Diz que criou seus filhos em número de três, apesar de um haver falecido. No final fez um apelo aos Pais para que não se afastem de seus filhos, alertando que a falta de segurança dos filhos é justamente porque os Pais estão distantes dos mesmos.

4- Ser Mãe é uma coisa sublime! Diz que os filhos hoje não são mais como os de antigamente, que respeitavam seus Pais, chamando-os de senhor, senhora. Antigamente havia compreensão dos filhos e eles viam o sofrimento da mãe.

5- Ser Mãe é difícil, Basta Sofrer! Essa declarou que se não fosse mãe sentiria frustrada. Tem três filhos e um adotivo. Ama todos eles. Disse também que existe mãe que diz que não vale apena ser mãe. Apesar dos filhos residirem fora existe um ótimo relacionamento e que eles sempre foram obedientes. Indagada que mensagem ela teria para mães, respondeu em versos: “Mãe fazer anos é fácil, basta viver/ser mulher é lindo, basta saber/ser esposa é bom, basta amar/ser mãe é difícil, basta sofrer”.

Pois bem, não é em vão que o refrão de uma música diz assim: Ser mãe é padecer no paraíso. Minha mãe costumava dizer que uma mãe era para cem filhos e cem filhos não era para uma mãe. Com isso ela queria dizer o que se confirma por esse mundo afora: “Mãe só uma”.
Você que tem mãe, ame-a, dedique o seu carinho, ela só quer o seu bem, aceite seus conselhos e acima de tudo seja obediente. Na palavra de Deus há um mandamento com promessa: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.Ef 6:1-3.

Parabéns a todas as mães deste planeta.

Salve o Dia das Mães!

Pombal, maio/2012.

*RADIALISTA, BLOGUEIRO, COLUNISTA
Twitters @clemildobrunet e @brunetcomunica
SENTIMENTO DE MÃE: EM HOMENAGEM A RAINHA DO LAR! SENTIMENTO DE MÃE: EM HOMENAGEM A RAINHA DO LAR! Reviewed by Clemildo Brunet on 5/10/2012 10:40:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion