banner

Uma moeda em crise

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

O velho continente europeu atravessa uma fase de final de ciclo das mais críticas, que temos conhecimento, e noticia, de toda sua história. A Europa que foi berço da cultura do nosso planeta, patrocinadora de tantos ciclos de abundancia, mãe do atletismo, criadora dos jogos olímpicos. De onde partiram os grandes navegantes, com suas frotas, para descobertas das terras das Américas e Ásia (Sibéria).

Com extraordinárias conquistas no novo mundo e mantendo através das lutas, contra os nativos, a hegemonia dos países que se lançaram na aventura de expansão de seus domínios. Destacaram-se nessa fase Portugal e Espanha, seguidos pelos Ingleses, Franceses e Holandeses, ficando o final do século xiv e inicio do século xv, como a fase dos descobrimentos e mercantilismo. Com a exploração geográfica, explorando e conseguindo longas porções de terras, fundando colônias e abrindo estações de trocas, tanto na Ásia quanto na África.

Já no século x1x surge o tempo da revolução industrial com o crescimento da ciência moderna e melhorias tecnológicas, trazendo mudanças no direito internacional na regulação das relações externas. Com grande ênfase na agricultura, manufatura e transporte.

Depois de duas guerras mundiais, 1914/1918 e 1939/1945, irreparáveis perdas materiais e humanas, o velho continente toma novo rumo. A Europa ver surgir a potencia dos EUA, e se organiza nesse novo processo, resulta na sua integração econômica e política, se resguardando de conflitos futuro, surgindo organizações como a união européia.

A guerra fria chega ao fim com a ruína do sistema que mantém a União Soviética, dividindo-se em 15 países, a Rússia, o maior deles, assume o lugar no Conselho de Segurança da ONU, na vacância do cargo deixado pela própria União Soviética.

Com a assinatura do tratado de Maastricht, pelos membros da união européia, em 1992, e o acordo de schengen, 1985, foi desenvolvida a idéia de uma moeda comum, e o euro foi criado eletronicamente em 1999. Em 2002 o euro entra em circulação.

Com o agravamento da crise da dívida pública da Grécia e a conseqüente possibilidade de uma moratória, dívida de 120% do seu PIB, e a absoluta falta de transparência nas informações dos números apresentados à comissão européia (instituição independente, representante e defensora dos interesses da União Européia). A economia, da Europa, principalmente da zona do euro, agrava sua crise, e eleva a tensão nas demais nações do velho continente.

Como conseqüência, seus lideres começam a ser substituídos, o último foi o presidente francês, Nicolas Paul Stéphane Sarkozy de Nagy-Bocsa (Nicolas Sarkozy), perdeu a eleição presidencial no seu país e é substituído, eleição direta, pelo socialista François Holand, em 15 do corrente mês.

Com a crise européia se tem discutido muito a extinção do euro, com retorno as suas moedas originais em cada país, mesmo com a perda de 25% nas maiores e 50% para as pequenas economias. O assunto vem tomando corpo desde o final de 2011, mas remonta a 2007.

A quebra do Lehman Brothers (banco de investimento com ação global), em 2008, com sede em Nova Iorque, fato que levou a economia mundial próxima a uma depressão, levando governos a uma operação de salvamento, aos bancos, com comprometimento acima de 20% do PIB mundial (o PIB mundial em 2010 foi de 61.693.429 bi de dólares americanos). Outros valores estão sendo estudados para socorro aos demais países pertencentes da zona do euro, inclusive o apelo foi extensivo aos países do BRICS.

A pergunta que fica é se vai valer a pena o sacrifício na tentativa de salvar uma moeda que está agonizante numa época que todos demais continentes estão preocupados em não desmoronarem, a crise é generalizada, países pobres e ricos estão num mesmo barco, agora não mais em busca de novas conquistas, como fizera a Europa no passado, mas, tentando encontrar bóias de salvamento na tentativa de sobreviver aos naufrágios que certamente virão no futuro.

*Escritor e Poeta
Uma moeda em crise Uma moeda em crise Reviewed by Clemildo Brunet on 5/23/2012 05:52:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion