banner

CONVENÇÃO PARTIDÁRIA: FESTA DA DEMOCRATIZAÇÃO



Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

 As Convenções partidárias que por força da Lei Eleitoral são realizadas até o final do mês de junho são por demais conhecidas como festas da democratização. O candidato a qualquer cargo eletivo tem que passar pelo crivo dos convencionais, única maneira pela qual o registro da candidatura na justiça eleitoral é assegurado por lei.

Alguém que pensa ou que sonha ser um dia pretenso candidato, para alcançar tal objetivo tem que primeiro pertencer a uma agremiação partidária e isso é feito não de forma aleatória, ou seja, as vésperas do pleito; é preciso ingressar em um partido com muita antecedência, pelo menos um ano antes das eleições.

Este ano, as eleições são de base política, isto é: Eleições nos municípios. Os partidos políticos no nosso regime democrático têm direito de apresentar candidato a prefeito, vice-prefeito (eleição majoritária) e, por conseguinte candidatos a vereador, (eleição proporcional). Qualquer partido que não queira apresentar candidato a majoritária e que só tenha candidatos a proporcional poderá se coligar com outro que tenha candidato para a majoritária.

Diferentemente do que aconteceram há 04 anos, (2008), quando a então candidata Polyana Feitosa realizou a convenção primeiro que Mayene-Van, as convenções partidárias no nosso município este ano ocorrerão no último dia do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral, 30 de junho. Os dois principais grupos políticos de Pombal deixaram para o mesmo dia as definições e homologações dos candidatos que disputarão o pleito deste ano.

Os Liderados pela atual prefeita e candidata à reeleição, Yasnaia Polyana, partidos como PT, PSDB, PSB, PV, PMN, PSL, PDT e PTB farão convenções no Pombal Ideal Club, das 13 às 23 horas. O PMDB, comandado pelo ex-prefeito Abmael de Sousa Lacerda (Dr.Verissinho), definiu a AABB como local das oficializações das candidaturas e coligações, na mesma data, indo até às 24 horas. Também farão suas convenções no mesmo dia e local o PSD, o PRTB e o PT do B. A exceção será o PR que terá sua convenção “independente”, marcou para o dia 30, das 9 às 12 horas, na Câmara de vereadores.

Hoje nós vemos partidos de lados antagônicos a nível nacional que por questões de conveniências nas hostes locais se unem em torno de um nome de consenso, estabelecendo acordos que venham satisfazer a ambos, deixando de lado o sectarismo ou sua ideologia política.

Ao longo dos anos temos observado as mudanças que vêm ocorrendo na realização dessas festas democráticas. Aqui e acolá se ouve falar que um juiz (a) eleitoral impõe sua recomendação, proibindo ou interferindo no que diz respeito aos partidos políticos na organização das suas convenções. Convenção partidária, o nome já está dizendo pertence ao partido; compete, pois a este, organizar a festa e promovê-la da melhor forma possível para que venha animar e agradar a militância.
No passado participei ativamente dessas festas democráticas e nunca ouvi falar que a Justiça eleitoral tenha metido o seu bedelho. Reporto as memoráveis convenções municipais nas décadas de 60, 70 e 80, quando foram registrados os maiores embates políticos. Dia de Convenção os partidos organizavam a festa com bandeirolas mostrando as cores da sua agremiação além de faixas e cartazes. Durante o evento, a militância contava com animação de escola de samba improvisada, banda de música ou pequenas orquestras e a alegria contagiava a todos com os estampidos dos fogos de artifícios.

Após a homologação dos candidatos, discursos ecoavam sob os aplausos de todos que prestigiavam aquela festa cívica partidária. Em outras ocasiões os candidatos eram carregados nos braços do povo percorrendo as ruas da cidade em passeatas (a pé), pulando e com as mãos levantadas faziam o V da vitória. Quando havia coincidência de data nas Convenções os partidos tinham o devido cuidado de por limites nas suas festanças para não avançar o sinal e ir de encontro à facção adversária. Ao realizar passeatas, pessoas escolhidas ficavam a frente da movimentação com o fim de evitar confrontos em qualquer rua ou bairro.

Que mal existe em ter batucado, camisetas, bonés, adesivos e outros apetrechos para essa ocasião? A Festa é democrática, não é momento de acirramento ou discórdia, até mesmo porque ali só estarão aliados e simpatizantes daquela agremiação política partidária ou coligação, que já tem como certo os nomes dos candidatos que serão homologados para o devido registro de suas candidaturas.

Deixem nossos cidadãos exercerem cidadania! Democracia segundo Aurélio, quer dizer: Governo do Povo; soberania popular; democratismo. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, dos poderes de decisão e execução.

E VIVA A FESTA DA DEMOCRATIZAÇÃO “DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO”!

Pombal, 21 de junho de 2012

*Radialista, Blogueiro, Colunista
Twitters @clemildobrunet @brunetcomunica
CONVENÇÃO PARTIDÁRIA: FESTA DA DEMOCRATIZAÇÃO CONVENÇÃO PARTIDÁRIA: FESTA DA DEMOCRATIZAÇÃO Reviewed by Clemildo Brunet on 6/21/2012 10:02:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion