banner

...A LER NO LIVRO DESSA SOLIDÃO...



Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

A minha rotina diária começa com as leituras, hábito dos tempos de estudante, na adolescência e juventude, e o mantenho no mesmo ritmo e na mesma freqüência. Em decorrência da introdução da mídia eletrônica, há algum tempo mudei a prática da leitura, incluindo ao meu sistema a navegação pelos sites, blogs, jornais e tudo aquilo que hoje se faz necessário na atualização do nosso dia a dia, virtualmente.

Claro que mantenho meus autores preferidos, mas renovo sempre que posso quando me deparo com colunas inteligentes e que venham de encontro aos meus interesses.

Nessas idas e vindas deparei-me, um dia, não posso precisar a data, mas, por informação de um conterrâneo da existência do http://www.clemildo-brunet.blogspot.com/ Com a minha ida a pombal em 2007 retomei muitas amizades e criei uma necessidade de saber muito mais da minha terra. Procurei me inteirar dos meus amigos de infância, colegas de colégios, estudei em vários, seus formadores de opinião, seus escritores, enfim, o cotidiano e a evolução dos meus conterrâneos.

Foi aí que veio a leitura diária do http://www.clemildo-brunet.blogspot.com/ fui descobrindo aos poucos os valores da minha terra, retomei seus hábitos, costumes e uma maneira muito especial de viver que só existe na terra de Maringá, a ternura sertaneja de nossa gente, e em decorrência desse sentimento passei a ver Pombal como a “cidade ternura sertaneja” do sertão paraibano.

comecei a passear pelas ruas da cidade e suas praças na narrativa reprodutiva, precisa e fotogênica do competente cronista Jerdivan Nóbrega de Araujo; quantas vezes me emocionei com os causos e casos do ilustre escritor Ignácio Tavares; acompanhei as narrativas e a clareza dos fatos nas palavras do professor Francisco Vieira; aprendi muito com a objetividade e expressão clara nas colocações do Paulo Abrantes de Oliveira; observei os fatos com mais contundência nos relatos do Severino Coelho Viana; verifiquei a transparência e imparcialidade da justiça nas ponderações literárias do Onaldo Queiroga; analisei a coerência de quem tem muito a falar e ensinar com a marcante experiência de vida do Maciel Gonzaga; finalmente, e para o meu prazer literário, convivi com o sentimento da alma de tantos outros escritores, não menores, porém menos assíduos no http://www.clemildo-brunet.blogspot.com/

E concatenando essas cabeças pensantes, durantes os 5 anos de trabalho voltados para a comunidade, e seus problemas, a figura emblemática, verdadeira enciclopédia ambulante da radiofonia pombalense, o ilustre conterrâneo Clemildo Brunet de Sá .

É regozijante poder falar da caminhada em companhia de tão importantes figuras pombalenses, resta-me apenas dizer obrigado ao http://www.clemildo-brunet.blogspot.com/ e desejar muitos qüinqüênios pela frente, com todo o empreendedorismo de hoje, e poder continuar, como disse o poeta Luiz Vieira,

“a ler no livro dessa solidão”, mantendo a memória pura dessa gente livre e de bons costumes.

*Escritor e Poeta pombalense, é empresário em Navegantes - SC.
...A LER NO LIVRO DESSA SOLIDÃO... ...A LER NO LIVRO DESSA SOLIDÃO... Reviewed by Clemildo Brunet on 6/03/2012 05:59:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion