banner

O Golpe na República do Paraguai


Eronildo Barbosa

 Eronildo Barbosa*

Quem conhece a história da América Latina e Central sabe muito bem que golpes de estado não são novidades nessas bandas. As elites que hegemonizam a política nessas duas regiões não sabem e não querem conviver com o contraditório. Não conseguem coexistir com ideias que apontem para uma maior participação da população nas decisões políticas e econômicas dos países. Acham que as atividades políticas são ações exclusivas deles.

Agem como se o mundo ainda estivesse na segunda metade século XX em que qualquer coisa era motivo para se derrubar o dirigente de um país democrático. A história caminha para a construção de novas relações sociais, entretanto, lamentavelmente, as viúvas dos velhos coronéis da política insistem com suas ideias moribundas.       

Depois de um período de relativa calma no campo das ações golpistas, em que os inimigos da democracia só tiveram oportunidade de agir com algum sucesso em Honduras, quando tiraram o Presidente Zelaya, em 2009, iniciativa condenada pela expressiva maioria dos chefes de estado dessas regiões; mas, agora, voltam a se manifestar com a fúria dos velhos tempos, embora com um método mais “sofisticado”.  

A vítima foi o valente e sofrido povo Paraguaio. Em menos de 32 horas os Senadores e os Deputados daquele país julgaram, condenaram e destituíram um Presidente da Republica eleito pelo voto popular. Até o presente momento absolutamente ninguém entendeu o motivo da saída de Fernando Lugo.

Até o golpista que assumiu no lugar de Fernando Lugo, Frederico Franco, “achou que o processo foi muito rápido embora amparado pela constituição”, defendeu. Aliás, os comentaristas políticos brasileiros irmanados com os golpistas, como Merval Pereira e Eliane Castanhêde, ambos da Rede Globo, justificam o golpe com os mesmos argumentos de Fernando Franco. “A Constituição foi observada”, dizem.      

A acusação contra Lugo é uma tremenda farsa. O processo fala “em mau desempenho no exercício da gestão pública”. Não se trata de algo concreto. E muito genérica a suposta acusação. Mesmo se tivesse uma causa efetiva o Presidente deveria ter tempo para se defender. Para conhecer o processo. Nem isso foi permitido.

Bastou os deputados e senadores, com o luxuoso apoio dos bispos católicos e uma discreta simpatia de parte das forças armadas, para que mais um criminoso golpe fosse materializado.   

Eu desejo estar errado, mas continuo achando que não se trata de um caso isolado. É bom lembrarmos - da teoria do dominó ou do chamado elo mais fraco da cadeia - estudos apreciados pela direita nos anos sessenta. Essas ideias podem ainda estar presentes nas mentes dos golpistas daqui e dos seus chefes nos Estados Unidos da América.

O golpe de Estado no Paraguai precisa ser visto em toda sua extensão. Ele pode ser parte de um movimento maior com o objetivo de impedir que os países dessas regiões conquistem espaços políticos e econômicos com relativa autonomia da velha burguesia e de parte dos militares antenados com os valores do século passado.

Preocupa-me, embora reconheça e respeite a autodeterminação dos povos, o método adotado. Foi tudo feito dentro da ordem burguesa. Até a Santa Igreja Católica foi convidada para benzer o nefasto golpe.   

Por outro lado, percebi que há uma disposição de parte importante dos Chefes de Estados das duas regiões de condenar com veemência esse golpe. Isso é muito importante. É uma coisa também nova.

Nenhum país que ficar isolado. As ações firmes adotadas no plano da diplomacia pelos principais dirigentes políticos da América Latina, principalmente por meio da União das Nações Sul-Americanas- UNASUL - podem servir não só como instrumento para desmoralizar os  golpistas do Paraguai, como também para prevenir outras tentativas que podem estar sendo tramadas no submundo dos derrotados nas urnas e nas ideias. 

*Eronildo Barbosa é doutor em educação e profesor universitário. Email: EronildoBrasil@hotmail.com. 
O Golpe na República do Paraguai O Golpe na República do Paraguai Reviewed by Clemildo Brunet on 6/26/2012 10:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion