banner

Primeiros dias da Rio+20


Genival Torres Dantas

Genival Torres Dantas* 

No meu último trabalho sobre o tema do desenvolvimento sustentável, cuja conferência mundial está ocorrendo no Rio de janeiro, desde o último dia 13, com o nome de Rio+20, ressaltei o empenho dos países procurarem dar solução aos problemas do nosso planeta sem, entretanto, um alcance mais objetivo, ou mesmo qualquer projeto que venha equilibrar nosso comportamento com relação a preservação da nossa biodiversidade.

Nesses primeiro dia do encontro com participação de vários países, há previsão da presença de 115 líderes mundiais, mais de 1000 eventos paralelos foram programados, com reunião de governos, empresas, ONGs, acadêmicos, e movimentos sociais, para identificar soluções e metas.
Objetivando o enfrentamento dos desafios globais mais urgentes.
Tudo está sendo discutido, desde a reciclagem do lixo, poluição e desmatamento, inclusive economia e acesso à água potável e energia elétrica, insegurança alimentar, desigualdades sociais, expansão das cidades, financiamento necessário e melhores mecanismos na cooperação internacional. Tudo isso estava previsto e dentro da programação previamente anunciada.

Como relatei anteriormente, muitos documentos vão ser gerados. O principal deles, que deverá ser assinado por todos os lideres presentes, ou seus representantes legais, está encontrando resistência na sua elaboração. Não há um consenso, já havendo resumo do texto e alguma metas adiadas para 2014, tal a dificuldade que está ocorrendo.

O Brasil assume o comando das negociações com a definição de metas para o curto, médio e longo prazo na orientação aos governantes do nosso planeta, principalmente no que se refere na definição de metas para o desenvolvimento sustentável como a água, energia, e a proposta relativa à economia verde, com crescimento, tirando pessoas da miséria (pobreza), preservar o meio ambiente, evitando crises financeiras e de empregos, atual quadro que nos encontramos.

A Presidente Dilma Rousseff viaja hoje (17) ao México onde ocorrerá a reunião do G-20 (grupo que reúne as maiores economias mundiais). Ela buscará um entendimento entre os líderes que lá se encontram e não vieram ao Rio+20, principalmente, o presidente dos EUA, Barack Obama, a chanceler alemã, Ângela Merkel e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para assinatura do documento final da convenção da Rio+20, cujo encerramento está previsto para o dia 22 próximo.
Sinceramente, vejo que a minha previsão estava correta, em vários aspectos, será mais uma convenção com poucos resultados e quase nenhum avanço. Os países ricos não estão propensos a pagarem a conta do projeto da economia sustentável. Alguns países, como a China, acham que é uma responsabilidade comum, porém, diferenciado, ou seja, os ricos por poluírem mais o planeta tem a obrigação de pagarem mais.

Existem propostas e sugestões nesse sentido. A diretora e gerente do FMI, Christina Largade, apresentou duas formas para custeio de um fundo que venha financiar o projeto de desenvolvimento sustentável, e a redução de carbono na atmosfera. Uma opção seria o recolhimento de 0,25 centavos de dólares, pelos países poluidores, dos combustíveis fósseis, petróleo, por tonelada de emissão de carbono produzida. Isso geraria um montante de 1 trilhão de dólares em 10 anos, mais que o suficiente para a manutenção do fundo previsto. Ou, 0,20 centavos de dólares por galão de combustível consumido pelas empresas aéreas, com geração de 100 bilhões anuais de dólares, também suficientes para a manutenção do fundo proposto.

O grande problema realmente é que há um desencontro muito grande na hora de pagar a conta desse projeto tão necessário para a sobrevivência do nosso planeta, e consequentemente nossa qualidade de vida.

Vamos torcer para que a nossa presidente tenha sucesso na sua iniciativa, no sentido de conseguir adesão dos líderes que estão no encontro do G-20, e ao mesmo tempo, com seus representantes na Rio-20, e que seja assinado esse documento tão necessário para a luta dos que desejam um planeta com melhor qualidade, como se encontra não pode ficar. Que a convenção tenha um final melhor, em termos de resultados, comparado com as convenções de 1972 (Estocolmo) e de 1992 (Rio de Janeiro), tendo a formalização do documento proposto, ou um acordo em torno dele e o cumprimento dos aspectos normativos ali estabelecidos devidamente assinado.

Vamos aguardar o final desse evento para podermos fazer uma avaliação mais objetiva dos seus resultados, fico torcendo para que a minha previsão inicial seja superada pelo bom censo entre os homens que governam esse planeta tão bonito chamado terra.

*Escritor e Poeta
Primeiros dias da Rio+20 Primeiros dias da Rio+20 Reviewed by Clemildo Brunet on 6/18/2012 05:36:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion