banner

CHICO CARDOSO E O V FESTIVAL DE MÚSICAS GONZAGUEANAS...

Clemildo Brunet

Por Clemildo Brunet*

Este foi o quinto, amanhã poderão vir mais. Justamente no ano em que o Brasil celebra o Centenário do rei do baião Luiz Gonzaga, Chico Cardoso esse comunicador intrépido em cujas veias correm o sangue da cultura nordestina, fez realizar no último sábado 18 de agosto, na comunidade São Francisco (Fazenda Cidade) a V FESMUZA – FESTIVAL DE MÚSICAS GONZAGUEANAS. Grandes Sanfoneiros fãs e admiradores das toadas, xotes, baião e forró de Luiz Gonzaga se fizeram presentes participando do evento que reuniu as maiores autoridades em cultura musical de nosso Estado como também de Estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Ceará, este último com o maior número de participantes.

O Chico me convidou e 
me fiz presente não somente pra assistir ao festival, mas também as honrarias com as quais eu fui agraciado pela benevolência e generosidade desse bravo companheiro que mantém há 36 anos o seu programa líder em audiência “Caldeirão Político” marca maior de seu prestígio em toda região sertaneja entre as mais variadas classes sociais: cultural, política e econômica.

Pois bem, na ocasião houve a inauguração no Edifício sede da fazenda cidade- comunidade São Francisco - município de São João do Rio do Peixe, da galeria de fotos “ala” dos colunistas, denominada - Damião Ramos Cavalcanti, onde constam entre outros a posição de minha foto e as dos escritores Onaldo Queiroga e Severino Coelho Viana, orgulho para a terra de Maringá as quais representamos com muita satisfação.

A Fazenda Cidade é um bem patrimonial do nosso queridíssimo Chico Cardoso. Ele bem que poderia utilizá-la de outra forma para usufruir-se dela em benefício próprio, pois é um direito que lhe assiste. Mas não, Chico Cardoso não tem medido esforços para dar aquela à fazenda uma riqueza cultural, histórica e religiosa, trazendo para aquele local grande acervo que registra os maiores eventos da nossa cultura popular, cheia de conhecimento da nossa história desde personalidades com bustos fincados em pontos estratégicos da fazenda, mesclado com imagens religiosas e uma capelinha no local.

A V FESMUZA – Festival de músicas gonzagueanas reuniu sanfoneiros e lideranças ligadas ao rei do Baião e 24 músicas foram selecionadas do cancioneiro popular de Luiz Gonzaga, disputando a premiação no valor de dez mil reais, distribuído entre as várias classificações de lugares, conforme o trabalho desenvolvido na hora da apresentação pela comissão Julgadora, que teve como presidente o escritor pombalense Onaldo Queiroga - juiz da 5ª Vara Cível da Capital do Estado.

Parabéns ao nosso Chico Cardoso por tão brilhante festival no ano em que se celebra em todo Brasil o centenário do rei do baião.

*Radialista, Blogueiro, Colunista
Twiters: @clemildobrunet e @brunetcomunica
CHICO CARDOSO E O V FESTIVAL DE MÚSICAS GONZAGUEANAS... CHICO CARDOSO E O V FESTIVAL DE MÚSICAS GONZAGUEANAS... Reviewed by Clemildo Brunet on 8/23/2012 11:48:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion