banner

OTACÍLIO TRAJANO

Clemildo Brunet

Por Clemildo Brunet*

Hoje (17) é o aniversário do meu amigo Otacílio Trajano, não poderia de forma alguma deixar de fazer este registro, pois apesar da distancia, eu morando em Pombal e ele João Pessoa, a nossa amizade tem a marca de um longo período desde o século passado. Somos quase que da mesma idade, tivemos uma adolescência vivida sob a égide da Rádio “A Voz da Cidade” 66/67 e
do Serviço de Alto Falantes Lord Amplificador. Um pouco de tempo a mais Otacílio foi fixar residência em Cajazeiras onde ingressou nas emissoras de rádios daquela cidade chegando a trabalhar no mesmo ofício em Lavras da Mangabeira no
vizinho Estado do Ceará.

Otacílio Trajano de Sousa Filho nasceu em Pombal no dia 17 de agosto de 1953, filho do casal Otacílio e Nely (em memória), tendo como irmãos, Mª do Socorro, Zelita, Francisca Zita, Mª do Carmo e Zeilto Trajano de Sousa, de saudosa memória.
Filho de uma família humilde e honrada desde cedo Otacílio compreendeu que era necessário ajudar em casa e por isso procurou logo descobrir sua verdadeira vocação entregando-se ao trabalho e estudando ao mesmo tempo. Menino peralta tinha as suas estultices como qualquer garoto do seu tempo, porém, sempre ávido em descobrir as coisas para o bem da vida.   

Pombalense da gema, cabra arretado da gota serena soube e sabe como preservar suas amizades, pela empatia que carrega consigo mesmo, e que jamais esquece seus patrícios e os amigos que conquistou em todos esses anos, não somente em Pombal, como em outras glebas a exemplo da cidade que ensinou a Paraíba ler, Cajazeiras – onde é considerado um cajazeirado querido e aceito por todos da terra do Padre Rolim.

Otacílio deu os seus primeiros passos na radiofonia pombalense como controlista e sentindo-se vocacionado para seguir a arte da comunicação desenvolveu o seu trabalho de modo que logo depois já estava exercendo a profissão de locutor. Foi programador, redator, repórter e comentarista. Por fim chegou fazer até televisão tendo por um breve período sido alvo das Câmeras em trabalhos jornalísticos para a TV Correio da Paraíba, desistindo desse intento porque segundo ele, sua paixão é o rádio e não a tv.

No rádio Otacílio desenvolveu suas aptidões na cultura musical é um exímio selecionador, instrumentista, arranjador, compositor, diretor musical de bandas e sabe de cor as músicas que marcaram épocas. Uma memória formidável que me faz lembrar as músicas das quais nem lembro mais e as executa em seu som potencial quando me recebe em sua casa na praia de Tabatinga no litoral sul de João Pessoa.
Ontem tive o prazer de abraçar e cumprimentar o meu amigo Otacílio mais uma vez aqui em Pombal, ele veio a convite do Professor Luizinho Babosa realizar uma palestra para alunos de uma determinada classe da qual Luizinho é Professor. O tema desenvolvido por Otacílio Trajano foi: “A Importância da Comunicação para os Jovens nos dias de hoje” e o fez com muita garra porque sendo experiente como ele é no rádio, teve um desempenho brilhante na explanação do assunto e eu como os demais presentes o aplaudir de pé.

Pombal, 16 de agosto de 2012

*Radialista, Blogueiro e Colunista
Twitters @clemildobrunet e @brunetcomunica
OTACÍLIO TRAJANO OTACÍLIO TRAJANO Reviewed by Clemildo Brunet on 8/16/2012 11:58:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion