banner

Dona Cessa Lacerda, se estivesse ainda no nosso convívio estaria completando hoje 73 anos de vida!


D. CESSA MINHA AMIGA, PARABÉNS!

Clemildo e Cessa
CLEMILDO BRUNET*

Posso lhe chamar de amiga? Creio que sim, pois me considera deste modo. Porque amigo não é somente aquele que está perto. Amigo mesmo ausente sempre está presente e cada encontro é marcado com alegria e risos, atitude que nos faz suspirar com o diálogo das coisas passadas lembrando os bons tempos de outrora.

O dia 17 de setembro data do seu natalício chega com a estação da primavera, onde tudo brilha e faz lembrar o estribilho de uma canção da cantora Vanusa que diz: “Fui eu que primavera só não viu as flores, os sois, nas manhãs de setembro! Eu quero sair, eu quero falar, eu quero ensinar o vizinho a cantar, eu quero sair, eu quero falar, eu quero ensinar o vizinho a cantar nas manhãs de setembro, nas manhãs de setembro” (bis).

Dona Cessa traz em sua bagagem os títulos que muito a dignificam: Escritora, poetisa, artista plástica, contista, historiadora e
 educadora. Seu nome verdadeiro Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, filha de Cícero Gregório de Lacerda e Cândida Ferreira Nobre (em memória). Concluiu o curso normal profissionalizante aos 19 anos e logo em seguida ingressou no Magistério na Escola Normal Josué Bezerra, quando ainda a escola abrigava o nome de “Arruda Câmara”.

Durante 36 anos serviu com maestria e arte a profissão que abraçou com tanta dedicação e destemor; missão difícil e árdua, no entanto, pode receber a recompensa do amor de seus alunos através da amizade que conquistou na formação que lhes fora dada e na satisfação de vê-los formados para o seu labor. Casou-se aos 22 anos com Francisco Fernandes da Silva (Bibia) união da qual foram premiados por Deus com os filhos: Francisco (Júnior), Francimar (Cimar), Antonio (Tim), Rômulo (Rominho), e Cândida (Candinha).

No anseio de progredir culturalmente, com muito esforço, depois do nascimento do quarto filho, D. Cessa fez o vestibular ingressando na Universidade de Ciências e Letras de Patos, transferindo-se depois para a Universidade de Filosofia e Letras de Cajazeiras concluindo o Curso de Licenciatura Plena em Letras em 1980. Dois anos depois, fez Pós-Graduação em Língua Portuguesa na Faculdade Francisco Mascarenhas da cidade de Patos. Agora usufruindo o repouso de uma aposentadoria e enfrentando problemas de saúde desde o ano passado quando se submeteu a cirurgia de Ponte Safena, a nossa guerreira D. Cessa não se entrega ao desânimo, pelo contrário, ela mesma diz: “Aposentei-me, porém não me afastei da cultura e da arte, que são os maiores tônicos do cotidiano da minha vida, como assim, a Comunicação”.

D. Cessa, ocupa a cadeira 19 do Patrono: Professor Newton Pordeus Seixas, ilustre e imortal parnasiano, com retrato na Galeria dos maiores Paraibanos, por seu contributo na Educação do Município de Pombal e do nosso Estado com destaque na Literatura Poética na Academia Paraibana de Poesia, evento de destaque na histórica cultura da terra de Maringá.

Clemildo, Cessa e Bibia
É Presidenta da Academia de Letras de Pombal desde a sua fundação, 30 de Janeiro de 1997. Recebeu títulos, denominações e troféus. O ano passado D. Cessa foi agraciada com a Comenda “Troféu Imprensa 2007 Radialista Clemildo Brunet” evento realizado no dia 14 de novembro na Associação Atlética Banco do Brasil AABB de Pombal. Um tributo da Imprensa local pelos relevantes serviços prestados por ela a nossa categoria, que lhe deu a insigne de “Madrinha dos Comunicadores de Pombal”, designação esta sugerida pelo radialista Orácio Bandeira.

Mulher destemida e corajosa na nossa cultura e considerada por todos que receberam suas lições de “Mestra das Mestras”. Certa vez a Professora Mª de Lourdes Pereira prestou-lhe uma homenagem no rádio no Programa “Saudade Não Tem idade” fazendo uma paródia na música - A Volta do Boêmio de Adelino Moreira cantada por Nelson Gonçalves. A Professora Lourdinha como é carinhosamente chamada, deu o nome à paródia de “Alegria” e cantou assim pelo telefone: 

“Com alegria mais uma vez eu professo, Que dona Cessa é sucesso na sua inspiração/ Eu sei que a senhora com imensa valia é presidente da Academia e conceitos na associação/ Com alegria faz um trabalho brilhante e para nós é importante, Ver a senhora expressar/, seu valor que é tão grande para o pombalense Já é visto na força potente, a guerreira que sabe lutar/ Pois merece, hoje sempre com muito carinho que Jesus abençoe seus caminhos ilumine e lhe dê proteção/ Toda hora vou pedir a Jesus e a Maria que conserve sua vida noite e dia, com saúde e amor luz e paz”!

E, que mais direi? Certamente, me faltará tempo necessário para referir o que há a respeito de D. Cessa como minha amiga, que neste mês traz a Primavera em flor florescendo em sua vida, aplicando em sua existência as palavras da sabedoria que diz: 

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração de seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho”. “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua” Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa: Seu marido a louva dizendo: “Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”.

Dona Cessa minha amiga, receba os meus efusivos parabéns. 

Lembre-se: 

Avançar sempre, desistir jamais, recuar nunca. Deixe que a palavra do sábio frutifique em tua vida e cumpras fielmente o que ela recomenda. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” Eclesiastes 9:10.
“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” Eclesiastes 3:1.

O dia 17 de setembro também... FELIZ ANIVERSÁRIO!

*RADIALISTA
Postado por Clemildo Brunet em 17- 09 - 2008 (04 anos atrás)
Dona Cessa Lacerda, se estivesse ainda no nosso convívio estaria completando hoje 73 anos de vida! Dona Cessa Lacerda, se estivesse ainda no nosso convívio estaria completando hoje 73 anos de vida! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/17/2012 04:07:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion