banner

VOTO LIVRE E CONSCIENTE

Maciel Gonzaga
Maciel Gonzaga*

As eleições de 07 de Outubro se aproximam. Não resta a menor dúvida de que nada pode ser tão importante para a sociedade quanto a conquista plena da liberdade de expressão, como o direito de poder escolher seus representantes pelo voto livre e consciente.
O grande desafio da Justiça Eleitoral, assessorada por demais órgãos de controle e de toda a sociedade consciente nestas eleições tem sido a fiscalização dos candidatos de grande poder econômico, para que se evite a compra e a venda de votos, prática disseminada no Brasil, especialmente nas camadas mais pobres da população.

O voto livre e consciente é um direito inalienável do povo plenamente assegurado pela nossa Constituição Federal. Foi um conquista árdua e
 histórica que tem que ser encarada como algo de muito valor.

O voto é a maior arma do cidadão que, não sendo bem usado, pode se voltar contra a própria sociedade. Um exemplo maior é o caso da capital do Rio Grande do Norte (Natal), onde a população elegeu, em primeiro turno, por esmagadora maioria, uma prefeita oriunda de emissora local de televisão, bonitinha e arrumadinha. O desastre foi total. Hoje, amarga uma rejeição de mais de 90% e, envergonhada, nem foi candidata à reeleição.

Durante décadas, muitos se elegeram em nosso país mediante o expediente criminoso da compra de votos, do discurso demagógico e enganador. Portanto, é chegada a hora de do cidadão depositar seu voto na urna com a mais livre consciência de que está cumprindo um dever constitucional e comprometido com o futuro da sua cidade. Não podemos esquecer que as atitudes que tomarmos agora, inevitavelmente, terão repercussão no amanhã.

Enquanto isso não acontecer, teremos uma democracia de ilusão, com representantes sem legitimidade, nem compromisso com os problemas prementes do nosso provo. Que as pessoas, portanto, não deixem de valorizar seu voto. Não o vendendo, pois o voto não tem preço. Não votando em branco, bem como não se abstendo de participar de um momento único, decisivo, especial e tão afirmativo da vida política brasileira que são as eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral vem fazendo uma campanha esclarecedora neste sentido, que merece o aplauso de todos. Mas é preciso a população fazer a sua parte.

*Jornalista, Advogado e Professor. Natal RN.
VOTO LIVRE E CONSCIENTE VOTO LIVRE E  CONSCIENTE Reviewed by Clemildo Brunet on 9/29/2012 09:17:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion