banner

Comentário do Dr. Antonio Queiroga sobre o texto: "Dr. Avelino, médico: Uma das maiores lideranças políticas de Pombal"

Desembargador Antonio Queiroga

 Antônio Queiroga

Caro Clemildo Brunet:

Emocionei-me com a mensagem que você escreveu, no seu Blog, sobre o meu irmão, o médico Avelino Elias de Queiroga.

O seu relato perfeito da História começa a revelar os fatos tal como aconteceram. Bem diferentes daquela versão dos anos sessenta e setenta.

Acredito ser você, Cremildo, uma das pessoas mais indicadas, para falar e
escrever sobre o meu irmão. Pois, não foi ele ...quem o viu e segurou, quando assistia a sua mãe durante o parto? Quem lhe deu, também, as palmadas do primeiro choro? Tudo isso, para que, pelos desígnios do Pai, vinte e sete anos depois de sua morte, o menino salvo, divulgasse este preciso e verdadeiro testemunho sobre o cidadão, o homem público e o profissional da Medicina, chamado Avelino Elias de Queiroga.

Sei o quanto ele foi amigo dos saudosos Luiz e Flávio Brunet, mormente do seu pai Napoleão Brunet. Esses laços são tão fortes que ainda perduram até hoje.
Logo que concluí o meu Curso de Direito, na Faculdade de Recife, tive que voltar a Pombal, onde exerci a advocacia até novembro de 1964, quando ingressei na Magistratura, por concurso público.

Enquanto estive desimpedido para a militância política, exercia-a, com plenitude, e ajudei o meu irmão Avelino, no que pude. E
Médico de renome no Sertão da Paraíba, com uma grande clientela, não aceitava pagamento de consultas ou cirurgias de ninguém, as mais difíceis que fossem, mesmo que se tratassem de inimigos políticos seus.

Era amado pelas famílias mais pobres de Pombal e Municípios vizinhos, por seu espírito humanitário e caritativo; pela presteza e lhaneza com que atendia os pacientes, em qualquer hora, seja no consultório, em domicílio ou nas mais longínquas localidades. Consultava e aviava receitas fosse onde fosse abordado pelos seus pacientes, até em plena feira livre de Pombal, quando procurado por pessoas que se queixavam das suas enfermidades. Ouvia-as, com atenção, e, se o caso exigia exames acurados, marcava dia e hora para atendê-las no Hospital “Sinhá Carneiro”.

Como Prefeito de Pombal, a sua Administração foi bastante prejudicada pelo radicalismo desencadeado por seus inimigos políticos locais. Mesmo assim, realizou obras importantes, como implementação de infraestrutura nas áreas mais pobres da cidade, revitalização de prédios públicos e urbanização de logradouros, na sede e nos Distritos, especialmente, nos de São Domingos, São Bentinho e Cajazeirinha.

Como não contava com a maioria da Câmara Municipal, chegou a governar três anos seguidos com um mesmo orçamento, porquanto, por força da legislação que vigorava à época, se o Projeto de Lei Orçamentária não fosse aprovado, era prorrogado o Orçamento anterior.
Respondeu mais de dez (10) processos perante a CGI, órgão criado pela Revolução de 1964, sendo absolvido em todos eles.

Terminada a sua Administração, à frente do Município de Pombal, afastou-se da vida pública e teve que migrar para o norte do Paraná, na busca da sua sobrevivência econômica e da sua família, lá exercendo a Medicina nas cidades de Terra Nova, Cia Norte, São Tomé e Jussara. Nessa cidade faleceu, aos 54 anos de idade, no dia 22 de fevereiro de 1975.
O seu corpo foi trasladado para a cidade de Pombal, onde foi sepultado.

TRANSCRITO DA REDE SOCIAL FACEBOOK DE ANTONIO QUEIROGA. 
Comentário do Dr. Antonio Queiroga sobre o texto: "Dr. Avelino, médico: Uma das maiores lideranças políticas de Pombal" Comentário do Dr. Antonio Queiroga sobre o texto: "Dr. Avelino, médico: Uma das maiores lideranças políticas de Pombal" Reviewed by Clemildo Brunet on 10/19/2012 10:51:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion