banner

JOÃO SILVA: O POETA DE ARCOVERDE

Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga*

Lá no Pernambuco, no sertão, num lugar que em tempos idos se chamava Olho D’água dos Bredos, e, que mais adiante passou a se chamar Rio Branco até se tornar definitivamente Arcoverde nasceu um caboclo Iluminado. Era 16 de agosto de 1935, uma madruga daquelas bem geladas, na Rua dos Três Cacetes, que se ouviu pela primeira vez o choro poético e cantador de João Leocádio da Silva, ou simplesmente João Silva, filho de Leocádio Honorato Ferreira e de Rosa Maria da Conceição.

Conta José Maria Almeida Marques, em sua obra intitulada “Mestre João Silva – Pra não morrer de tristeza”, que: “Cresceu Mestre João Silva como qualquer outra criança pobre de cidadezinha sertaneja das décadas de 1935/1940. Aliás, teve como um dos colegas de infância Elias Lourenço, famoso radialista, que há mais de trinta anos divulga a música de raiz do Nordeste”.

O poeta de Arcoverde foi crescendo e
demonstrando sua vertente musical. Passado o tempo, depois muitas andanças, João Silva conheceu Severino Januário, irmão do Rei do Baião, já era o ano de 1961, e, naquela mesma ocasião, juntamente também conheceu Miguel LIma, sim, aquele dos 4 Ases e um Coringa, então, após se ambientar com os mesmos, resolveu gravar uma música sua intitulada “Promessa”, ou seja, ele com sua voz que muito lembrava a do Gonzagão, acompanhado dos 8 baixos de Severino Januário, a música terminou fazendo um grande sucesso, principalmente porque muitos pensavam que quem estava cantando junto ao fole de Severino era Luiz Gonzaga.

O sucesso foi tão grande que o Gonzaga quase morre de ciúmes. Chegou ao ponto de pegar ar com o irmão Severino e com o amigo Miguel Lima, inclusive, chegou a dizer que não queria nem ver esse compositorzinho de merda na sua frente.

Depois João Silva conheceu Abdias e Marines, mais adiante Gonzaga teve que se render ao “compositorzinho” e no ano de 1967, no LP “Oi Eu Aqui de Novo”, Gonzagão gravou duas canções de autoria de João Silva, Garota Todeschini e Crepúsculo Sertanejo. Daí por diante a parceria se ampliou e Gonzaga sempre trazia em seus LPs músicas do João Silva. 

No entanto, há uma que muito me chama atenção. Trata-se da canção Pagode Russo, de autoria inicial exclusivamente do Gonzagão, lançada no ano de 1946 em estilo instrumental, porém, foi preciso mais de 30 anos, para o grande João Silva ao ouvi-la colocar letra, foi um casamento perfeito, e, no ano de 1981 Gonzagão aparece para todo o Brasil cantando Pagode Russo. Ainda hoje essa canção é uma das mais conhecidas do acervo do Rei do Baião, graças ao toque, a inteligência do poeta de Arcoverde.

João Silva - Compositor
Vários pesquisadores apontam que João Silva foi o parceiro que mais compôs músicas com o Rei do Baião, realmente são muitas as canções que ainda hoje fazem a festa desse povo chamado Nordeste e que descendem dessa dupla pernambucana Luiz Gonzaga e João Silva.

João Silva, o conheci na cidade de João Pessoa, almocei com o mesmo na casa do amigo Orlando Camboim, sou um homem de sorte por ter tido a felicidade de cruzar com um gênio da nossa música brasileira. Lúcido, compondo, cantando e com um espírito altamente alegre, João Silva me relatou diversos fatos envolvendo sua convivência com o Rei do Baião, seu compadre e que, segundo ele, até hoje não o esquece. É um dos maiores compositores vivos desse Brasil, porém, como sempre o Brasil não reconhece o verdadeiro valor dos seus filhos.

Principalmente, nós nordestinos devemos muito ao João Silva, é preciso começar a se fazer o devido reconhecimento desse pernambucano, tornando-o mais visível ao público, ele ainda tem muito para nos ensinar.

João, velho amigo quem diria que eu ia cruzar com você um dia, ouvir de sua voz o canto dolente do vaqueiro veio, do Cego Aderaldo, da história que se passou embaixo do umbuzeiro da saudade. Com você por aqui, ta danado de bom, essa sanfoninha choradeira, ainda, toca um pagode russo, por isso, o forró continua de cabo a rabo. Viva meu Padim!

*Escritor pombalense, autor de vários livros e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível da Capital João Pessoa.
JOÃO SILVA: O POETA DE ARCOVERDE JOÃO SILVA: O POETA DE ARCOVERDE Reviewed by Clemildo Brunet on 12/18/2012 06:38:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion