banner

Asfixia dos Sonhos

Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga*

Tudo era festa, mas, quando se deixa a razão de lado para priorizar o dinheiro, então, se potencializam os riscos para o surgimento de tragédias.

Era madrugada na cidade de Santa Maria, lugar de universitários, berço educacional do Rio Grande do Sul, templo de jovens e de seus sonhos, sonhos norteados pela construção de um futuro melhor, de um país mais justo, com menos analfabetos e miseráveis, um Brasil exemplo de dignidade e
distante da corrupção.

Esses sonhos, contudo, foram asfixiados diante da ausência de compromisso com o próximo, aliado à ganância. Os sonhos foram engolidos por uma fumaça tóxica que, ao tempo em que sucumbiu mais de 200 jovens, também, outra vez, mostrou uma inaceitável face do Brasil, ou seja, aquela revestida da camaradagem, onde só agimos na busca do cumprimento da lei quando a casa cai. É aquela velha e já conhecida máxima segundo a qual "só fechamos a porta quando somos roubados."

Até quando isso continuará ocorrendo? Esses estabelecimentos estão por todos os recantos do Brasil, o que nos leva a imaginar que parece que é mais conveniente passar a mão na cabeça das irregularidades a fiscalizar e exigir que as coisas observem as normas legais. Esse famoso jeitinho brasileiro já causou inúmeras tragédias. Hoje é a de Santa Maria, mas todos os dias somos obrigados a assistir a outras e mais outras.

Não se concebe que num ambiente hermeticamente fechado, onde o oxigênio é reduzido e onde há o uso de espumas para o isolamento acústico, alguém de sã consciência faça uso de sinalizadores e de fogos de artifícios, pois além de diminuir o oxigênio no ambiente, qualquer faísca seria - como na verdade foi - um risco enorme de proporcionar um incêndio com uma fumaça mortal. O excesso de jovens no interior da Boate Kiss, associado à existência de uma só porta, que servia de entrada e saída, também foi ponto determinante para o episódio trágico que até hoje faz o Brasil chorar.

É preciso mudar. Não só agora, em mais um momento de dor, mas de forma contínua, é necessário nós brasileiros assumirmos o compromisso do cumprimento das normas legais que norteiam a vida de uma sociedade ideal. Atraídos pelo beijo da morte, os jovens de Santa Maria foram levados ao holocausto. Fico a imaginar a alegria de uma festa se transformar, em fração de segundos, numa gaiola do desespero, da dor, da asfixiante e letal partida dos jovens sonhos. Rezemos. E que Deus proporcione conforto e força àqueles que perderam seus entes queridos.

*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível da Capital.
Asfixia dos Sonhos Asfixia dos Sonhos Reviewed by Clemildo Brunet on 1/30/2013 08:37:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion