banner

ESCRITA: FIXAÇÃO DA LINGUAGEM DOS HOMENS

Clemildo Brunet

Clemildo Brunet*

A escrita é uma das ferramentas a qual o ser humano dela se utiliza para comunicar-se com o seu semelhante a fim de externar o que se passa em seu âmago. É na escrita onde se pode encontrar a melhor maneira de com palavras extravasar o que se passa no pensamento.

O que se deu no passado na história da humanidade tem sido perpetuado na vida da espécie humana ao longo dos anos e lembrados por muitos por causa da escrita. Escrevendo ou lendo os seres humanos sequencia fatos e acontecimentos do cotidiano cumprindo o que já antes fora determinado para sua jornada aqui neste mundo.

Como então os homens estabeleceriam leis, regras, acordos, contratos, etc., se não fosse à escrita para cumprimento e
compreensão entre eles? Mesmo com a escrita, ainda existe quem queira burlar a fixação da linguagem procurando falsificar documentos.

Quando o Dr. Atencio Bezerra Wanderley era Prefeito de Pombal, em uma visita que fiz ao seu gabinete, ele me veio com a indagação: Você acredita que um homem tenha ressuscitado outro depois de quatro dias? (referia-se a Jesus e Lázaro), sim foi minha resposta, está escrito na bíblia e eu creio. De repente, me veio à lembrança um fato histórico do nosso país. Eu tasquei a pergunta: O senhor acredita que D. Pedro I deu o Grito da Independência do Brasil a margem do Ipiranga? Ele disse sim, está escrito na história. Eu respondi: Nem eu vi Jesus ressuscitar Lázaro, nem o Senhor viu D. Pedro dar o grito.

A escrita é de grande utilidade e não existe fórmula alguma que possa mudar o seu rumo. Hoje com o advento da Internet ela tem sido usada com mais precisão evitando que comunicados, processos, documentos, contas, histórias e eventos fiquem acumulados em pilhas e mais pilhas de papel.

Quem ler aprende e quem escreve tem também de aplicar-se a leitura e obter conhecimentos, tanto nas obras da literatura propriamente dita como nas de conhecimentos científicos.

“Está Escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” Mt. 4:4.

Viva 2013 – O Ano da Esperança -

Pombal, 09 de janeiro de 2013

*Radialista, Blogueiro, Colunista
Twiters: @clemildobrunet e @brunetcomunica
ESCRITA: FIXAÇÃO DA LINGUAGEM DOS HOMENS ESCRITA: FIXAÇÃO DA LINGUAGEM DOS HOMENS Reviewed by Clemildo Brunet on 1/09/2013 08:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion