banner

Ações e Contradições

Genival Torres Dantas

Genival Torres Dantas*

Antes de entrar no tema especificamente, devo informar aos amigos leitores que estive fazendo um trabalho de assessoria comercial/administrativa, desde o inicio do mês em curso na cidade de Contagem, grande BH. Quando lá estive e para minha felicidade, dia 07 entrei na faixa da terceira idade, tive a oportunidade de comemorar aquela data com um casal amigo num restaurante localizado no Itaú Power Shopping, mega Shopping construído no terreno da antiga Fábrica de Cimento Itaú Portland, inaugurada em 1945 e desativada nos anos 80 do século passado, por questões ambientais. Entretanto, a história foi preservada com a manutenção das suas quatro chaminés, desde 1998 servem de marco para uma cidade que soube guardar naquele espaço a memória de uma unidade fabril, dando lugar para um novo empreendimento. O terreno é de 32.5 mil m², composto de dois pavimentos de lojas e
estacionamentos para 3.300 automóveis, mais de 100 lojas, uma área de alimentação de causar inveja a qualquer Capital brasileira, seis salas de cinema com 1.243 lugares.

Confesso, vendo a imponência das torres das chaminés, lembrei-me da Chaminé da Brasil Oiticica, antiga fábrica da minha cidade natal, Pombal/PB, hoje alguns abnegados defensores da natureza e do patrimônio histórico cultural, lutam para mantê-la como marco industrial de um tempo de glória que passou o nosso pequeno município, em termos populacionais, mas, um município gigante na sua luta, pela preservação dos ideais dos seus filhos mais gentis, que fazem e escrevem a história não só da cidade, mas, do sertão paraibano; sem contar com a memória do seu filho mais ilustre, mundialmente famoso e reconhecido como um dos maiores pensadores e economista do século passado, Celso Monteiro Furtado, 1920/2004.

No mesmo período, pude observar de perto o julgamento, naquela cidade, do caso do atleta profissional, goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, julgado e condenado, por 22 anos e 3 meses, pelo seqüestro e assassinato da modelo profissional, Eliza Silva Samudio, tive a oportunidade de passar próximo ao fórum criminal onde estava sendo realizado o julgamento, verificando a quantidade de emissoras de TV, formando um verdadeiro camping urbano, no seu entorno, para cobertura daquele caso, dando uma importância maior que os tantos outros problemas de urgência e relevância que vivemos no resto do Brasil, é de se notar que vivemos o momento do populismo barato.

De volta à minha base, Navegantes/SC, e acompanhando o momento político, observo que tudo continua como antes, e o que teve uma pequena mudança foi para pior. Os jornais divulgam números nada animadores. O BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que no passado apostou nos “campeãs nacionais”, e apostou alto, aportando R$18 bilhões, em empresas de grande portes, sem critérios, cujo dinheiro seria para compra de outras empresas ou fundirem com concorrentes, tornando o mercado explorado forte na competição mundial. Esse projeto praticamente abandonado; é criticado pela oposição, em decorrência da perda do banco depois do pedido de recuperação judicial da LBR (Lácteos Brasil S/A), uma das empresas escolhidas para investimento por conta do projeto, cujo prejuízo para a instituição financeira, somente nesse caso, foi de R$700 milhões, número tido como líquido e certo.

Na agricultura os números da safra 2012/2013 são otimistas,185 milhões de toneladas, dependendo da resposta da produção do nordeste, em termos de grãos, é viável, basta que a seca não continue a castigar a região; o que se lamenta é a infra-estrutura para transporte em todo Brasil que continua péssima, causando perdas substanciais na produção, encarecendo, inclusive, o escoamento das safras por conta do alto custo do transporte rodoviário e sua precariedade, mesmo porque o transporte ferroviário praticamente inexiste no país, aquele que seria o transporte mais viável pela nossa extensão territorial.

Na área política, o nosso sistema, com uma democracia caolha, provocada pelo revanchismo desumano, quando a presidente Dilma Vana Rousseff reduz repasses voluntários para o Estado de Pernambuco, com apenas 4,88%, menor índice, depois de 2006. Esse gesto é o castigo que o povo pernambucano levou por ter um governador, Eduardo Henrique Accioly Campos (PSB), com pretensões de sair candidato ao governo federal em 2014, afrontando ao atual governo e seus objetivos políticos, considerando que o partido do governador proponente a tal desatino, na concepção da situação, faz parte da base governista, isso é abominável dentro do governo. Infelizmente o Estado de Pernambuco além de ser castigado, como outros Estados do nordeste, pelo flagelo da seca que assola a região, ainda tem que conviver com a prepotência dos incautos que trata a democracia com açoite e o povo com subserviência aos seus desejos e caprichos.
O nosso sistema está tão errado que o ministro da justiça, José Eduardo Martins Cardoso, declarou ontem, (12), em cerimônia de posso da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do que o atual sistema político é arcaico, gera corrupção, traz problema de governabilidade, que é imprescindível sua reforma política, e que é preciso coragem para mudanças. Presente estava uma platéia seleta, composta de advogados, ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do STF, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

A revista Veja, edição 2311, de 06/03, apresenta uma reportagem do caso do deputado federal, Gabriel Benedito Isaac Chalita (PMDB-SP), ex-candidato a prefeito da cidade de São Paulo, ex-secretário de educação da mesma cidade; era até então forte candidato à um ministério do atual governo; o jovem deputado (44 anos), foi envolvido num ato de corrupção, quando secretário de educação, que se confirmado, deixa esse político totalmente descredenciado à qualquer cargo dentro da administração pública, ou mesmo a continuidade do seu mandato como deputado federal, é profundamente lamentável que esse tipo de situação perdure dentro da nossa história política.

*Escritor e Poeta
Dantasgenival@hotmail.com
Ações e Contradições Ações e Contradições Reviewed by Clemildo Brunet on 3/14/2013 06:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion