banner

Mulher, essência da vida

Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga*

No calendário da humanidade há uma data que é de suma importância. Trata-se do “Dia Internacional da Mulher”, uma homenagem justa a esse ser que, iniludivelmente, é essencial para a nossa existência. Como sabemos, é de seu ventre que nascemos e dele brotamos para a vida.

Parafraseando Léon Tolstoi, afirmamos que “a mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova”. Há quem diga que a mulher é fascínio que resplandece da natureza. Ela é exemplo de sensibilidade, fonte de carinho e
cristal de indescritível valor. Nela encontramos um repositório fértil de criatividade e amor. São flores de um jardim que perfumam e transcendem a esperança de um mundo tão incrédulo.

Hoje, a mulher vem ocupando espaços que em tempos idos só ao homem eram permitidos. Dia a dia, elas estão demonstrando que possuem capacidade e condições plenas de atuação em todas as atividades laborais, em pé de igualdade com nós, homens, e, o incrível de tudo isso é que, em muitos casos, sem surpresa nenhuma para mim, elas conseguem ser superiores ao sexo masculino. Nesse contexto, é equivocado afirmar que por trás de um grande homem existe uma grande mulher. Correto mesmo é dizer que ele, o homem, só é grande em decorrência da existência de uma parceira que, ao seu lado, permite-lhe a construção de ações que o tornam ilustre.

Impõe-se falar de algumas mulheres de significativa importância para a minha vida. Primeiro, Onélia, minha querida mãe, eterna educadora e professora, pessoa que sempre me deu carinho, afeto e esteve comigo na alegria e dificuldades. Minhas avós Olívia e Raimunda, exemplos de vida, guerreiras que souberam enfrentar as adversidades da vida e jamais se afastaram da verdade e da dignidade. Minhas tias Oneide, Ozaide, Marly e Teresa, que sempre me tiveram como filho. Minha sogra, Rose-Mary, e minha cunhada, Mabel. Minha esposa, Márcia, companheira de momentos felizes e também de dores, pessoa com quem Deus me permitiu promover o nascimento de três cristais do tempo: Onaldo Filho, Queiroga Neto e Onélia Maria. Esta última, minha filha, uma flor existencial que perfuma de felicidade os cômodos do meu coração. E, finalmente, mas não menos importante, Maria Pequena, minha mãe de criação, pequena só nome e no tamanho, mas uma gigante que, com dedicação, fidelidade e amor, destinou seu tempo para nos criar.

Elas são essenciais, merecem perfumes e amor. Certo é o provérbio chinês que diz: "Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.

*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa – PB.
Mulher, essência da vida Mulher, essência da vida Reviewed by Clemildo Brunet on 3/14/2013 06:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion