banner

A formidável produção poética da Professora Marinalva Freire da Silva

Romero Cardoso

José Romero Araújo Cardoso*

A Professora Dra. Marinalva Freire da Silva é uma mulher de coragem, que não tem receios de bradar contra injustiças e não se acomoda diante de aflições que acometam seus semelhantes. Ela possui o dom divino de enxugar lágrimas e distribuir esperanças. Deus é Amor! Frase Sagrada proferida com insistência pela Professora Marinalva, a qual sintetiza sua fé inquebrantável na Sagrada Providência. Marinalva tem me ensinado a amar, a perdoar e a acreditar sempre que Deus age no tempo certo.

A nobreza e a fidalguia da magistral Professora Dra. Marinalva Freire da Silva são referendadas através de gestos, atos, pensamentos e
ações que acompanham esta sensacional mulher em cada passo, em cada palavra proferida e em sua luta ímpar em prol da elevação do gênero humano.

Possuidora de uma linguagem sublime, simples e acessível, seja em prosa ou em versos, Marinalva Freire da Silva vem se destacando como um dos maiores valores intelectuais nacionais em razão da luta desmedida em prol da educação e da ênfase cultural.

A sensibilidade poética da autora é denotada através do profundo humanismo que embasa o que vem sendo ditadas pelas mais profundas emoções e pelos mais fortes sentimentos meigos para com seu próximo, emanados do fundo da alma e do coração.
Impressiona na poética da Professora Marinalva Freire da Silva é não se prender à estéril métrica que em muitos casos enodoa a inspiração que flui sem se preocupar com a fixação dos versos a normas “irrevogáveis”.

Cursando Doutorado na Espanha, Marinalva desabafava a saudade do Brasil em versos antológicos que ressaltaram a presença permanente do amor à terra natal, enfatizando ainda a importância que pessoas gratas e marcantes tem em sua vida através de conselhos oportunos que revelam preocupações que assinalam a grandeza da espiritualidade que marca significativamente essa grande mulher sempre voltada, em todos os aspectos, para a contribuição extraordinária à elevação do gênero humano.

A mais simples observação é transformada em pérola poética pela sublime educadora, a exemplo de quando versa sobre a importância da abelha, considerando-a modelo de virtude cristã, poesia esta dedicada ao nutricionista Sebastião Freire da Silva.

Amizade, felicidade, ansiedade, distância, saudade, solidão, companheiras inseparáveis de muitos momentos, são destacadas no estilo poético da professora Marinalva Freire da Silva, as quais interagem em sequência lógica e bem concatenadas com versos que fomentam as impressões da autora sobre poetas como Augusto dos Anjos, considerado maldito por muitos que não compreenderam a mensagem contida no legado lítero-cultural do insigne autor de “Eu e outras poesias”.

Reflexões e conselhos extremamente valiosos integram ainda a produção poética dessa notável poetisa de raros dotes. Segui-los, absorvendo-os e pondo-os em prática no dia-a-dia, significará mudanças necessárias na vida de quem ainda não se encontrou, pois as virtudes expressas na inspiração que singulariza cada poesia estão em consonância com a defesa intransigente de que um mundo melhor pode ser construído a cada nascer do sol, dependendo do grau de consciência que norteie os seres humanos no que tange ao necessário empenho em fazer valer prerrogativas saudáveis que modifiquem atitudes, gestos e ações que não sejam compatíveis com a vida em sociedade.

Marinalva Freire da Silva contesta com veemência a predominância de falsos valores humanos e enfatiza a necessidade de superá-los a fim de que horizontes belos sejam descortinados pelo gênero humano. A dor de partidas inesperadas mexeu bastante com as emoções da virtuosa poetisa, pois muitos versos que integram a coletânea poética da professora Marinalva destacam sentimentos profundos relativos a entes queridos que não mais se encontram entre nós.

Das condições pós-modernas à espiritualidade marcante na vida da autora, passando por homenagens e brados de saudades e outros temas bastante pertinentes e louváveis, a produção poética da professora Marinalva Freire da Silva revela caráter firme e digno de uma mulher nordestina em sua performance mais expressiva acerca de coisas, fatos e pessoas que a rodeiam e marcam de forma indelével sua existência neste pequeno pedaço do universo ao qual chamamos de planeta terra.

*José Romero Araújo Cardoso: Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
A formidável produção poética da Professora Marinalva Freire da Silva A formidável produção poética da Professora Marinalva Freire da Silva Reviewed by Clemildo Brunet on 4/13/2013 10:58:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion