banner

A esperança no lusco-fusco da vida

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

O mundo passa por uma crise de confiança, estamos mergulhando num processo de desesperança, esse fato não é uma situação surgida repentinamente, ela vem se alicerçando com o passar dos anos e o afastamento dos homens aos seus valores mais básicos. Há um descontentamento generalizado e os resultados obtidos para contermos o lado nefasto do problema são nulos, tenta-se sanar os efeitos sem atingir as suas causas, normalmente com medicamentos homeopáticos, de lenta ação, quando precisamos da alopatia, preferencialmente de ação prolongada, pois, a bactéria do contrassenso que atingiu o ser humano já criou resistência aos remédios convencionais e
caseiros.

A juventude depois de entrar num novo método de vida tendo o Estado como tutor e a família levada a ser apenas a mantenedora do jovem, entre a infância e adolescência, quando o relacionamento de pais e filhos encontra-se a caminho de ser regido pela lei do código do consumidor, pela prestação de serviço, confundem-se desejos com direitos e os filhos acham que podem tudo, mesmo porque não há limites nas ações dos filhos. Durante o tempo e todo tempo eles vivem com toda a intensidade e velocidade, no limite máximo, como se estivessem vivendo o último dia das suas vidas, sem dar satisfação ou prestar contas das suas atividades.

O resultado desse novo comportamento das novas gerações já está na rua, há os que lutam por causa humanitária e coletiva, no restabelecimento dos deveres do Estado como a educação, saúde e mobilidade urbana, além de um novo modelo administrativo, pois, foi verificado que o sistema atual de governo está simplesmente falido, sem credibilidade junto a opinião pública, contaminado pela corrupção danosa que devia os recursos do erário público para benefício próprio, em detrimento das necessidades básicas das comunidades carentes.

Na última semana tivemos a certeza que os problemas que se acumulavam com as práticas imorais por parte das autoridades competentes, foram reforçadas com atitudes de elementos de cargos de notabilidade dentro do governo federal, que ignorando a ração popular continuaram a usar a máquina administrativa para benesse e seu prazer habitual, usando aeronaves da FAB para deslocamentos dentro do país, indo à casamento e jogo de futebol, como se fosse uma situação normal, casos específicos do presidente do Senado, senador José Renan Vasconcelos Calheiros (PMDB/AL), do presidente da Câmara Federal deputado Henrique Eduardo Lyra Alves ( PMDB/RN), os dois sendo questionados na justiça e sem o apoio popular, verificado nos movimentos de rua nos últimos dias; o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN). Ainda tivemos o caso do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Sem Partido), que teria assistido a um jogo da copa das confederações num camarote de um comunicador da Rede Globo de Televisão, nesse caso não há prejuízo ao Estado, apenas o aspecto de zelo pela imagem que ele tem junto a opinião pública pela sua condição de presidente do (STF) e a reputação de ser um homem que luta contra as mazelas dos poderosos. Situação deprimente ficou por conta do Governado do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho (PMDB/RJ), questionado sobre viagens particulares em helicóptero de propriedade do Estado acho, simplesmente, normal pelo cargo que ocupa. Todas essas situações podem até serem legais, mas são, no mínimo, imorais.

A juventude sem ter uma referência ou um ídolo a ser seguido, o Brasil está um país sem ídolos na política, procura usar as redes sociais para fazer os movimentos na luta de seus ideais, sem a participação de partidos políticos, sindicatos ou representações de classes como OAB e CNBB, tão atuante em movimentos de outras épocas, tais como, Diretas já (1983/1984), e o impeachment (1992) do ex-presidente Fernando Affonso Collor de Mello (PTB/AL).
É a falta de esperança da juventude nas instituições e nas autoridades que deviam nos representar com altivez, entretanto, essas mesmas autoridades fazem ouvido de mercador e não escuta as vozes vindas das ruas, não leva em consideração o reclame popular.

A população exige medidas que possam trazer um pouco de dignidade humana, enquanto o governo no ápice da sua megalomania continua insistindo nos seus projetos faraônicos, prometendo importar mão de obra de médicos que possam se instalar no interior do Brasil, para essa finalidade temos soluções caseiras, com a valorização de profissionais brasileiros, obras simples e eficazes, não precisamos de quantidade, mas de qualidade profissional e equipamentos para exames complementares em prédios funcionais, sem ostentação.

Estamos acostumados com o resultado pontual das promessas do governo na introdução do PAC (programa de aceleração do crescimento), os investimentos nos setores aeroportuários, nos rodovias e ferrovias, o constrangedor projeto da transposição do Rio São Francisco que não andam, ficando por conta do descaso exacerbado com o dinheiro público.

O governo devia ter aprendido com o seu afilhado, o megaempresário mineiro Eike Fuhrken Batista, do grupo EBX, que não conformado de ser um homem rico tentou ser o maior bilionário do planeta, esse seu sonho insano o levou à bancarrota, em apenas 2 anos, mesmo tempo do período do governo Dilma, saindo de um patrimônio de R$32 bilhões para R$2.9 bilhões, faltou-lhe modéstia, humildade e bom senso. O mesmo está ocorrendo com o governo atual, tinha praticamente uma eleição ganha, hoje os índices de aprovação mostram que a situação vai ao segundo turno com possibilidades de perder a reeleição. Muito embora o mentor intelectual e responsável pela propaganda política do governo, João Cerqueira de Santana Filho, tenha afirmado que: “essa pesquisa tem valor de uma vaia de estádio, não passa de catarse temporária. Redobro a aposta, Dilma ganha no primeiro turno”.  Prefiro ficar com o pensamento daquele que foi um dos grandes brasileiros que muito trabalhou pela paz da humanidade: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. (Francisco de Paula Cândido Xavier – Chico Xavier/1910/2002)
 *Escritor e Poeta

dantasgenival@hotmail.com
A esperança no lusco-fusco da vida A esperança no lusco-fusco da vida Reviewed by Clemildo Brunet on 7/10/2013 06:05:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion