banner

Caminhos de Quimera nos Interstícios da Democracia

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

O povo impávido foi a luta e conseguiu algumas vitórias já consumadas pelo Congresso Nacional, algumas delas em votação final, indo para sanção e promulgação, algumas encaminhadas, precisando de outras  votações, seguindo a ritualística jurídica que a tramitação exige. A grande maioria de alcance social e de profunda necessidade à população.

Evidentemente que há um grande movimento dentro do congresso de amplo apelo populista, desencadeado por congressistas demagogos que,

vendo-se na berlinda da opinião pública, sentem-se forçados a tomarem iniciativas, demonstrando atividade intensa tentando mudanças a respeito da atuação da classe tão desprestigiada nos últimos tempos. 

A única forma de remissão, dessa classe, junto ao eleitorado é realmente mostrar empenho, com aprovação de projetos que venham sensibilizar a grande massa. O que fica claro é que esse congresso que aí está trabalhando em ritmo alucinado, não é por generosidade, não está lutando pelo benefício na população, mas em causa própria, as próximas eleições vão ser realizadas em 2014 e tudo será feito pelos políticos oportunistas para conseguirem suas reeleições.

Esse novo ritmo não é normal, é uma fase passageira até que a situação se acalme, assim eles pretendem, até lá muita coisa pode ser conquistada pela população. Ontem (11), a área de abrangência da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), todo semiárido nordestino, foi contemplado com a aprovação da medida provisória 610/2013, com a redução da dívida e refinanciamento, de agricultores atingidos pela estiagem dos últimos dois anos.

Beneficiando milhares de famílias brasileiras que estavam na iminência do perderem suas pequenas áreas de terra para bancos, principalmente o Banco do Nordeste do Brasil, que funciona no apoio de fomento aos agricultores na região, pela inadimplência provocada pela perda das lavouras e morte dos seus animais, conseqüência da absoluta falta de água durante todo esse período, e financiamento da safra em curso.

Por incrível que possa parecer, todo dinheiro direcionado, pelo governo federal, para cobertura nessa operação no atendimento, de aproximadamente 800 mil famílias, corresponde a menos de 30% do valor investido, e de difícil retorno, nas empresas do grupo EBX do megaempresário Eike Fuhrken Batista, por parte do BNDS (Bando Nacional de Desenvolvimento Social), que por sua vez recebeu do tesouro nacional recursos de R$370 bi, nos últimos sete anos, praticamente repassados aos amigos do sistema, em operações, na sua grande maioria, irá para o lucros e perdas da instituição, pois a liquidez é praticamente nula, segundo observadores especializados.

Também no dia de ontem (11), as centrais sindicais, mostrando-se, mais uma vez, aproveitadoras, pega carona nos movimentos populares de livre iniciativa, sem a participação de nenhuma classe organizada. A iniciativa dessas centrais foi um verdadeiro fiasco, numa prova incontestável que o povo não tolera mais ser dirigido por setores da sociedade sem a menor competência em gestão, com finalidade, e apenas, em benefício próprio. Com a participação de aproximadamente 100 mil pessoas em todo território nacional, como preparação para uma grande manifestação para agosto próximo, esse evento já estava desenhada e fadada ao fracasso.

A população está cansada de ouvir promessas mentirosas, não aceita mais a presença indesejada dos mitomaníacos,  deseja apenas que os seus direitos constitucionais sejam respeitados. Querem uma mobilidade urbana onde sejam respeitados como cidadãos, sem a promiscuidade no seu uso, que sofrem senhoras, moças e anciães, por parte de usuários inescrupulosos, em ônibus, trens ou metrôs superlotados; com o mínimo conforte que lhes cabe.

Um atendimento médico que não lhes possibilitem a morrerem em filas ou corredores de hospitais, mais parecidos com matadouros públicos.

Uma educação para os seus filhos em escolas humanizadas, compostas com profissionais competentes, onde se passa aprender a ler e escrever, não apenas participando de um ambiente de sociabilidade duvidosa sem o mínimo de ensinamento possível.

Ainda não foi percebido, tanto pelo governo como seus mentores, o povo não quer mais saber do gigantismo inoperante, quer o funcional, a dose certa do remédio correto, para sua sofreguidão. Chega de tentar resultados diferentes fazendo sempre o mesmo, insistindo os mesmos erros, há uma fadiga generalizada do modus operandi  do sistema e seus asseclas que aí estão.

Estamos saindo da cafua por caminhos de quimera, que se fôssemos eternos neófitos, não queremos retrocesso nem interstícios na nossa democracia, tão duramente conquistada, intencionados por governos totalitários disfarçados de bem feitores, mas com desejos torturantes de exterminadores. Tais quais os vermos que rastejando ficam a se regozijar dos restos humanos.
 *Escritor e Poeta

dantasgenival@hotmail.com
Caminhos de Quimera nos Interstícios da Democracia Caminhos de Quimera nos Interstícios da Democracia Reviewed by Clemildo Brunet on 7/14/2013 11:43:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion