banner

POMBAL EM RETALHOS

Onélia Queiroga
               
Crônicas e contos foram reunidos neste livro, com o objetivo de resgatar um valioso passado que a saudade preservou vivo.
                O filigranista da obra publicada entregou-a, agora, ao povo de sua terra natal, Pombal, em bandeja aurífica contornada por trabalho de delicada arte filiforme, repleta de sonhos.
                “Pombal em Retalhos”, de Francisco Vieira, representa uma volta ao passado tão forte que nos toca, profundamente, com sua magia sedutora e nos conduz, hipnotizados, a percorrer ruas e
logradouros públicos; a dançar sob os acordes do bolero ou sob o eletrizante ritmo do frevo.
                Os Retalhos do autor transformaram-se em preciosos azulejos, portugueses e maranhenses. Refinados, sim, pela exuberante natureza exposta através das “límpidas águas do Rio Piancó”; pelo prazer sinestésico de podermos rememorar e contemplar, in mente, os antigos casarões de estilo europeu, alguns intactos, das principais ruas da cidade.
                Nas linhas e entrelinhas de suas recordações, Francisco Vieira, desnuda a alma aos nativos-irmãos. Gaia e o filho, ligados estão por raízes inquebrantáveis. O homem e o berço natal constituem, assim, elos indecomponíveis e inseparáveis.
                 O novel escritor revela apurada qualidade de ufano. Orgulha-se de Pombal; dos seus feitos e história; dos seus filhos ilustres; dos mestres dedicados, formadores de tantas gerações.
                Revela-se anda um cultor das artes cinematográfica e musical, cultivadas no “Cine Lux” e através dos “sonoros violões dedilhados por Bideca e Chico de Doura”, pelo “fole de oito baixos de Elias Daniel”.
                Pode-se dizer que o autor é um sonhador obstinado, um guerreiro indômito, um educador por excelência, ao espraiar no exercício de sua mestria messes aos discípulos, garantindo-lhes futuro promissor, ao ensinar a todos eles como aliar cultura e capacidade de espírito crítico, para discernirem o verdadeiro sentido de “valor”.
                Francisco Vieira revela ao leitor o Pombal do passado. Incrivelmente, consegue transportá-lo para o presente. E,em assim o fazendo, garante a perpetuidade de sua história, eternizando-a para um futuro infinito, com esta publicação tão esperada.
                Que bom Vieira. Parabéns.
COMENTÁRIO DE ONÉLIA QUEIROGA SOBRE O LIVRO POMBAL EM RETALHOS, PUBLICADO NA COLUNA “AOS DOMINGOS” DO CORREIO DA PARAÍBA DE 18/08/2013.
POMBAL EM RETALHOS POMBAL EM RETALHOS Reviewed by Clemildo Brunet on 8/21/2013 11:41:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion