banner

EMOÇÕES E APLAUSOS NO LANÇAMENTO DE POMBAL EM RETALHOS

Clemildo Brunet
Clemildo Brunet*

No último sábado (31) de agosto foi lançado em nossa cidade o livro do Professor Francisco Vieira “Pombal em Retalhos” crônicas e contos – solenidade por demais concorrida que teve as dependências do auditório do Centro Municipal de Educação literalmente tomada por familiares do mais novo escritor pombalense, amigos, caravanas de pessoas das cidades de Paulista e Coremas, autoridades literárias, entre as quais os escritores Verneck Abrantes, Jerdivan Nóbrega de Araújo e Paulo Abrantes de Oliveira.

Vários seguimentos da sociedade estavam presentes, destacando-se o Secretário de Educação do Município, Alec van França, Doutor Professor José Cezário de Almeida Diretor da UFCG Campi Cajazeiras, Professor universitário Elri Bandeira de Sousa Prefaciador da obra, Professor Martinho Salgado, Professor Luiz Barbosa Neto Presidente da Academia de Letras de Pombal e o astro maior da noite autor do livro, Professor Francisco de Assis Vieira Nunes entre tantos outros do mundo cultural pombalense. A Coordenação do evento esteve a cargo da Professora Diana Assis Oliveira coadjuvada Por Fabíola Rejane e Maria Galvani filha e irmã do Professor Vieira, respectivamente.
Num trabalho bem ordenado a solenidade do lançamento do primeiro filho literário do autor como o mesmo costuma chamar, ganhou a simpatia da plateia a cada ação ou palavra pronunciada pelos os oradores da noite. Um dos momentos emocionantes, a apresentação de um slide com fotos antigas desde o patriarca da família, os irmãos, esposa e filhos, genro, nora e neto e a narrativa histórica da família Nunes Vieira ao som da música “Memórias” de Renato e Seus Blue Caps, deixando os circunstantes perplexos enquanto o autor da obra Pombal em Retalhos mostrava-se visivelmente emocionado.

LIVRO DE VIEIRA: SENTIMENTO PURO DE UMA MENTE PRIVILEGIADA

Creio que não é fácil para qualquer um escrever com maestria e lucidez como fez o Professor Francisco Vieira no seu primeiro livro “Pombal em Retalhos” senão houver uma memória privilegiada como a deste autor, que nos relata de modo detalhado as reminiscências vividas por ele em sua infância e adolescência de fatos ocorridos com pessoas, objetos e lugares da querida terra de Maringá, descritos de forma bem singular que nos deixa sensibilizados com tanta profundidade, transportando-nos em cores vivas para o passado distante que não mais existe.

Isso é que fazer história! Agora com a entrega dessa obra em mãos de pombalenses passará a ser não mais um causo ou uma lenda transmitida na maneira tradicional, mas, realidade de como era a nossa Pombal antiga tão diferente dos nossos dias.

Eu diria que o livro do Professor Francisco Vieira expressa o amor maior que ele dedica à terra que o viu nascer transferindo em palavras escritas todo seu sentimento saudosista aos costumes e coisas populares de nossa gente.

Parabéns ao Professor e escritor Francisco Vieira contemporâneo como eu dos “anos dourados” e da “fase de ouro do cinema”. Parabéns Pombal por ter mais um livro em Contos e Crônicas.

Pombal, 02 de setembro de 2013
*Radialista, Blogueiro, Colunista
brunetcohotmail.com
Twiters @clemildobrunet e @brunetcomunica

EMOÇÕES E APLAUSOS NO LANÇAMENTO DE POMBAL EM RETALHOS EMOÇÕES E APLAUSOS NO LANÇAMENTO DE POMBAL EM RETALHOS Reviewed by Clemildo Brunet on 9/02/2013 06:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion