banner

"ALTO SERTÃO": UM JORNAL DE POMBAL PARA A REGIÃO

Clemildo Brunet
Clemildo Brunet*

Em 1962 por ocasião do Centenário da cidade de Pombal, o escritor paraibano Celso Mariz prefaciador do livro “O Velho Arraial de Piranhas” do historiador Wilson Nóbrega Seixas, utilizou-se de uma frase bem interessante para declarar em síntese, o que representava aquela obra literária para o nosso município: POMBAL TEM SEU LIVRO. Agora em pleno Século XXI no ano da graça de 2013, parodiando Celso Mariz, afirmo: POMBAL TEM SEU JORNAL ESCRITO.

A Imprensa faz a história e
a história da imprensa vem desde os tempos mais antigos. Uma das primeiras publicações de que se tem registro foi o Pao, que difundia notícias da corte chinesa entre os servidores civis e circulou mais de mil anos de 618 a 1911. Na Roma antiga, os grafitos anunciavam nos muros as vendas e locações, a perda de objetos e os espetáculos; os acta diurna davam informações sobre o andamento das questões do Estado, os acontecimentos do dia, as guerras e os jogos.

Na nossa Pátria, a Corte de D. João Vl, foi responsável pela introdução da Imprensa no Brasil. Da imprensa régia saiu em 10 de setembro de 1808, o primeiro jornal publicado no País, A Gazeta do Rio de Janeiro. Depois de receber diferentes orientações e receber diversos nomes, embora conservar-se o caráter oficial, tornou-se em 1º de janeiro de 1892, o Diário Oficial, que circula até hoje.

O segundo jornal editado no Brasil, idade de ouro do Brasil, surgiu na Bahia em 1811. No ano seguinte saiu “as variedades ou ensaio de literatura”, e em 1813 – O Patriota – os dois primeiros jornais literários do país.

Imprensa é o meio de comunicação de massa: Rádio, televisão, internet, jornal e revista. Uma das primeiras funções da imprensa é a divulgação de notícias, que além de veicular e formar opiniões dar a medida exata em que se pratica a liberdade de expressão em uma sociedade pluralista. 
Enquanto no rádio e na televisão a notícia é sintetizada, no “Alto Sertão um jornal de Pombal para a região” que está chegando a nossa urbe, o leitor vai encontrar as notícias em detalhes.
Grande é a expectativa de nossa gente quanto ao “Alto Sertão” nosso primeiro jornal. Muitos estão curiosos e apreensivos para saber o que este jornal representará para nossa terra querida.  Não deixa de ser uma inovação na modalidade de informar, pois, “Alto Sertão” não servirá somente ao nosso município, mais também a toda vasta região sertaneja compreendendo as cidades circunvizinhas e entre elas, algumas que já pertenceram a grande Pombal, pois foram desmembradas com sua independência política.

A Criação do Projeto “Alto Sertão” dista de 2011, quando o causídico e jornalista Dr. Maciel Gonzaga de Luna, filho natural de Pombal ao visitar sua terra natal após 43 anos ausentes, pois saiu de seu lugar de origem em 1968 para estudar em Campina Grande e ali naquela cidade serrana, além de trabalhar em emissoras de rádio, teve sua primeira experiência em lidar com jornal impresso, ingressando também em um dos matutinos diários da rainha da Borborema e de grande circulação no Estado, o conhecidíssimo Jornal da Paraíba do grupo empresarial José Carlos da Silva Junior.

O Projeto “Alto Sertão” foi apresentado a mim e ao Professor Dr. José Cezário de Almeida, que aprovamos a ideia e só agora com a vinda de Maciel para fixar residência em nossa cidade, nos é possível concretizar esse sonho que víamos acalentando há tanto tempo.

"Alto Sertão” terá a finalidade de dar notícias, informações diversas, formar opiniões e em seu desempenho tratar de assuntos de interesse da população, das autoridades constituídas, serviço público em geral, bem como servir as comunidades de base, seguimentos da sociedade, agentes políticos de todas as facções sem distinção de cor partidária.

Administrativamente irá adotar uma postura que trará benefícios a todos e a todas, e, com esse perfil jamais dará tratamento preconceituoso a certos indivíduos de grupos sociais, étnicos, religiões, etc.

“ALTO SERTÃO” sua primeira tiragem - edição especial da Festa do Rosário será neste sábado dia 05 de outubro de 2013 no foco da festa, jornal impresso de boa qualidade cuja tiragem inicialmente será mensal. Em seu trabalho constará um corpo editorial de primeira linha com experiência na área da comunicação escrita, utilizando-se de uma linguagem acessível e compatível com as diversas camadas e classes sociais do nosso torrão querido.

Parabéns sertanejos, porque Pombal agora tem o seu jornal “ALTO SERTÃO” certamente seu conteúdo de informação fará com que todos e todas fiquem inteirados dos fatos e acontecimentos do cotidiano e será aceito em todo lugar.

Pombal, 01 de outubro de 2013

*Radialista, blogueiro, Colunista

"ALTO SERTÃO": UM JORNAL DE POMBAL PARA A REGIÃO "ALTO SERTÃO": UM JORNAL DE POMBAL PARA A REGIÃO Reviewed by Clemildo Brunet on 10/01/2013 06:21:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion