banner

Espera-se o começo de novos tempos

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

O Brasil comemorou a morte do líder negro, Zumbi, que teve um ato de heroísmo na resistência, no Quilombo dos Palmares, enfrentando os poderosos à época, em condições adversas, contando com uma minoria despreparada e sem armas compatíveis que o momento exigia, mesmo assim, aquela gente deu uma demonstração de garra, usando a fé e
esperança na busca de melhores dias.

Hoje o Brasil instituiu dia 20 de novembro como o dia da consciência negra, uma reconhecida homenagem ao líder maior da liberdade, contra a escravidão, se constituindo num dos baluartes da libertação dos escravos depois de muitos anos. Zumbi foi sem dúvida referência para a minoria negra que vivia em nossas terras.

A consciência negra deveria ser uma homenagem não apenas aos homens de pele negra, mas a todos os que pertencem uma minoria e convivem com uma sociedade preconceituosa como a nossa, que se sentindo maioria, procura menosprezar os numericamente inferiores. É o caso dos negros, pobres, homossexuais e etnias das mais diversas. Sou testemunha do preconceito desumano, da descriminação por parte de alguns elementos que hipocritamente se sentem superiores a outras pessoas apenas por terem a cor da pele com menos pigmentação, fazendo disso um privilegio, aspecto meramente casual, ou condição social que ostentam ao desfilarem com seus adereços representados por roupas, joias, carros e até moradias luxuosas, em muitos casos sem a presença de nenhuma harmonia e por muitas das vezes de origem duvidosa.

Já são passados 318 anos e somos compensados com a presença, entre nós, de um bisneto de escravo, com sua coragem e altivez, investido de toda sua competência e capacidade, revestido da autoridade que o cargo lhe compete, na Presidência do STJ (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Benedito Barbosa Gomes, num gesto de coragem e determinação, pela primeira vez na história republicana de nosso país, no regime democrático de direito, políticos, autoridades e poderosos capitalistas banqueiros, pertencentes ao partido que governa o país, ou partidos da base aliada, são presos, recolhidos às celas, depois de condenados pela justiça do nosso país, por práticas diversas contra o erário.

É evidente, há muita gente descontente com o gesto do presidente do STF, alguns dos condenados se sentem injustiçados, alegações diversas, o partido situacionista (PT), alega que está sendo condenado por ser um partido do povo, portanto, as elites não aceitam o seu sucesso, esquece o próprio (PT) que os condenados são vítimas das suas próprias atuações vergonhosas, na tentativa de usar o dinheiro público num projeto de governo, o que é ilegal e imoral, a grande maioria dos juízes, que os condenaram, foram indicados pelo governo petista, ficando sem fundamento as alegações nesse sentido.

O fato da existência de um mensalão mineiro, anterior ao do (PT) e pertencente ao (PSDB), não anula o final trágico para o partido governista que tem agora elementos da antiga diretoria trancafiados por atos nada republicanos e recolhidos em cadeias condenadas até mesmo pelo atual Ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo, quando afirmou que não ficaria um único dia num presídio brasileiro, pela sua inabitabilidade. Espera-se, com esse exemplo as mudanças ocorram, que os desmandos suprapartidários sejam efetivamente combatidos, os culpados, os verdadeiramente culpados, sejam julgados pela nossa justiça e os resultados respeitados por todos nós.

O que se espera é a mudança que possa ser advinda dessa situação, a certeza que fica é que não há mais espaço na nossa política para políticos de má fé, de homens inescrupulosos, de gestos ímprobos que possam provocar prejuízos e desmandos aos cofres públicos, a presença de pessoas que pensem em si em vez de pensar no coletivo, na comunidade e no bem estar social.

O que efetivamente esperamos é o expurgamento de pessoas sem nenhum caráter na administração pública, que comecemos a ficar livres dessa gente, e que o Brasileiro tenha aprendido a lição e faça uma reflexão na hora de votar na próxima eleição procurando fazer uma seleção dos seus favoritos, independente de partido, mas de passado ilibado, que esteja mais próximo do perfil desejado.

Quem não se lembra da famosa frase do mais ilustre político, um dos mais brilhantes oradores do Congresso Nacional, o Águia de Haia, Ruy Barbosa de Oliveira (1849/1923):De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
 *Escritor e Poeta

Espera-se o começo de novos tempos Espera-se o começo de novos tempos Reviewed by Clemildo Brunet on 11/22/2013 06:55:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion