banner

Meritório jornalista Clemildo Brunet Parabenizamos, na sua pessoa, todos os radialistas de Pombal.

Clemildo Brunet de Sá

POR SÔNIA GUEDES*

Referir-se ao nosso amado Clemildo significa situá-lo no campo da comunicação. Desde jovem, com seu iminente potencial, desbravou com probidade e altruísmo, a senda que o conduziria até hoje, vivendo, sentindo e respirando aquilo que oxigena suave e belamente a sua lide inteligente.

Você foi o escolhido para representar Pombal na mídia radiofônica. Você é um signo simbólico porque, solenemente, receberá das mãos do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba a Medalha de Mérito Jornalístico Assis Chateaubriand. Essa comunicação eleva-o ao patamar de estandarte, insígnia vivificante e esplendorosa que comandou com galhardia por anos a fio: Difusora Maringá de Raimundo Lacerda e Difusora das Casas Pernambucanas (1961-1965); Emissora de Rádio “A Voz da Cidade” (1966); Serviço de Alto Falantes “Lord Amplificador” (1968); Rádio Tabajara da Paraíba (1980-1990); Rádio Maringá AM de Pombal (1982); Rádio Bonsucesso AM de Pombal (1989); Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras com os Programas “Rádio Vivo” e “Trem das Onze” (1993); Rádios Bonsucesso AM e Liberdade FM (1994 a 2004).  www.clemildo-brunet.blogspot.com 

Na sua função, Clemildo não apenas procedia à divulgação mental por trás da mesa de som, mas, ele se preocupava em fazer a extensão e, com o coração, ele estabelecia as relações pessoais, vis-à-vis. Após as inserções ou noticiário radiofônico, após noticiar as mais gratificantes informações à distância, ele vinha, in loco, ao encontro dos amigos, cumprimentá-los, parabenizá-los pelo aniversário ou pelo amistoso evento conforme divulgou e, assim, ele concluía o processo de recepção da mensagem, ou seja, em Clemildo, inscreve-se o símbolo da comunicação interpessoal.        

Ao exercitar o seu trabalho cotidiano, Clemildo o faz com responsabilidade, garra, desempenho profissional, construindo-o sempre em bases metodológicas, fundamentado em teorias da comunicação sob um ponto de vista semiótico. Considerando que a semiótica é a ciência da significação, é uma asserção dizer que ela pode ser aplicada às linguagens das mais diversas mídias e seus respectivos processos de comunicação, desde a oralidade, a palavra, o rádio, até o ciberespaço, a internet, enfim, ao seu Portal Clemildo, Comunicação & Rádio!

A ocupação de Clemildo lhe rendeu uma diversidade de práticas, dentre as quais: criador e locutor de programas musical e jornalístico; comentarista; diretor artístico; redator-chefe do jornalismo; gerente comercial e repórter. Sendo a informação, o “produto da denotação e da conotação do símbolo” (Santaella e Nöth, 2004:196), esse exercício de cargos alçou o homenageado a um processo de aquisição de conhecimento, a outras experiências com o símbolo que não se restringem à experiência dos significados das palavras, à notória competência devido à sua contextualização de informações, pois, a soma dos caracteres conotativos do símbolo governa sua aplicabilidade. Portanto, informação “é a quantidade de compreensão que um símbolo tem além daquilo que limita sua extensão”. Atuando na primeira edição do Jornal “Alto Sertão”, Clemildo não pára, ele é comunicAÇÃO.


Um abraço com muito carinho de Sônia Guedes e irmãos.

Sônia Guedes
*Funcionária aposentada do Banco do Brasil e Titular da Casa Borborema.
Meritório jornalista Clemildo Brunet Parabenizamos, na sua pessoa, todos os radialistas de Pombal. Meritório jornalista Clemildo Brunet Parabenizamos, na sua pessoa, todos os radialistas de Pombal. Reviewed by Clemildo Brunet on 11/11/2013 08:38:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion