banner

TEMAS AFLITIVOS PARA UMA SOCIEDADE PASMA

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

As manifestações ocorridas nos últimos meses, iniciadas em junho último e mantendo-se mais aceleradas nesse mês de outubro, tem a tendência de perder a idiossincrasia da sociedade pela forma irresponsável de alguns elementos que não tendo nenhum vínculo com as classes organizadas que se manifestam, responsavelmente, em defesa das suas causas, mais que justas, introduzem uma violência física com prejuízo ao patrimônio público e privado, com atos de vandalismo nunca visto em nosso país, e em nenhum momento anterior da nossa história política. Infelizmente, quando esses elementos são contidos e presos pela polícia que procura manter a tranquilidade a população ordeira que sempre se comportou o brasileiro, a justiça vem e
solta esses delinquentes, prestando um desserviço à comunidade.
Essas atitudes ignóbeis, por parte desses elementos nocivos a construção da nossa democracia, devem ser coibidas a qualquer custo pela nossa justiça, principalmente pela força das leis existentes para esse fim e com a determinação vigorosa das autoridades constituídas.
Inegavelmente, passamos por um momento de comoção social de muita reflexão, é relevante afirmar a precariedade que se encontra alguns setores governamentais, muitos por ausência de sentimento de sensibilidade com a causa pública, outros provocados pela insensatez e o descaso com o dinheiro do contribuinte, usado equivocadamente, sem a devida eficácia.
Um dos pontos mais cruciantes, devendo ser motivo de uma análise mais profunda pela visão de especialistas da área, com tomadas de decisões a curtíssimo prazo, é o caso da mobilidade urbana que tem acarretado transtornos aos nossos trabalhadores nas suas locomoções diárias, nas idas e vidas aos seus trabalhos; aos estudantes na busca do saber, quando na frequência dos estabelecimentos de ensinos, e dos demais membros da comunidade urbana. Não há um único meio de transporte coletivo que esteja operando, em nosso país, numa margem de contentamento pelo menos considerado sofrível. Todos, sem exceção, trabalham com péssimas condições de operação, levando aos usuários, principalmente os das médias e grandes cidades, ao limite da exaustão.
A nossa segurança entrou em colapso, não há mais tranquilidade ao brasileiro nem mesmo dentro da sua casa, a bandidagem chegou a tal ponto que nos sentimos inseguros até mesmo na companhia dos nossos familiares, em eventos festivos ou de congraçamentos, em qualquer lugar, praças, clubes, escolas, restaurantes, bares, e tantos outros que muitas vezes deixamos de frequentar por absoluto receio de que algo desastroso venha ocorrer àqueles ambientes. O que efetivamente está ocorrendo é uma inversão de valores, quando o bandido perambula pelas ruas das cidades, sem serem admoestados, em busca das suas presas fáceis, na maioria das vezes por absoluta inoperância de um policiamento mais ostensivo nas ruas das nossas cidades, dessa forma os cidadãos ficam recolhidos e trancafiados em seus lares, cercados de um verdadeiro aparato de segurança, composto de empresas especializadas, plataformas eletrônicas, animais treinados para essa finalidade, dispondo de enormes valores, sem ao menos ter a certeza da segurança absoluta, ela não existe mais.
No campo da educação ainda somos um país muito aquém daquilo que deveríamos ser, é certo que crescemos muito, nos últimos 10 anos tivemos um crescimento de 150% no setor, especificamente no terceiro grau, mas temos que crescer mais 100%, nos próximos 10 anos para atingirmos um patamar próximo ao recomendado, pelos levantamentos oficiais, mesmo assim, sem a qualificação desejada no nosso universo acadêmico.
Tudo isso por conta da nossa educação básica que continua precária, quando nossos estudantes não sabem ler nem escrever, sem a menor noção de interpretação de textos. O que esperar de um estudante nesse estágio quando projetamos seu futuro. Isso só ocorre porque imprimimos a pressa na sua aprendizagem, quando deveríamos observar esse ritmo apenas para iniciarmos o aprendizado, e a cautela no desenvolvimento do aluno.
Ao tratamos da saúde a situação fica mais embaraçosa e o proscênio é desolador, o governo procura investir, com todo ufanismo que o marketing político indica, no Programa Mais médico, sabidamente um projeto eleitoreiro, quando devia se preocupar com o SUS (Sistema Único de Saúde), um sistema de cunho social, brilhante, devia ser levado aos lugares mais longínquos dos nossos Estados, no entorno das nossas cidades carentes de uma assistência médica, pelo menos mais humanitária. Tudo é uma questão de prioridade e planejamento, visão profissional, vontade e coragem política, esse projeto vem atendendo aos mais necessitados, apesar da sua precariedade, falta de direção e gerenciamento.
Infelizmente o setor médico hospitalar encontra-se sucateado, mesmo assim, tentam-se criar uma ideia positiva dessa área, quando as imagens dos nossos noticiários nos apresentam cenas arrepiantes, com pessoas em busca de atendimento sem o mínimo conforto oferecido, ambulatórios muitas vezes em avançado estado de precariedade, leitos em desconformidade com o que preconiza a medicina mais elementar que se pratica em nações mais pobres que a nossa. Quem conhece o setor sabe exatamente o que estou tentando passar, quem não o conhece reconhece quão lôbrego é o caso.
A nossa economia encontra-se sacudida com o pedido de recuperação judicial por parte da empresa OGX, do grupo empresarial pertencente ao empresário Eike Fuhrken Batista, famoso por ter sido considerado pela presidente Dilma Vana Rousseff, como o empresário modelo para a economia brasileira. Esse investidor vem lutando desde 2012 na recuperação do seu grupo, sem sucesso, ver agora seu sonho de se transformar no homem mais rico da terra, alimentado desde 2011 quando despontava em 8° lugar entre os mais afortunados, ser apontado como um caloteiro internacional, com a desvalorização das ações das suas empresas, vendo ainda, sua fortunada se evaporar, transformando-o num dos maiores fracassos financeiros dos últimos tempos, podendo acarretar um prejuízo ao mercado financeiro nacional, com um montando significado junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um dos muitos grupos favorecidos pelo atual governo e que naufragaram no mar da incompetência; e a investidores internacionais, portadores de ações da sua empresa. Mesmo que seja concedido o direito de recuperação os credores dificilmente vão evitar prejuízos, se não houver a recuperação dentro do prazo limite, sentimento tido pelo valor do patrimônio da empresa que gira em torno de 30% da dívida existente e o descrédito do empresário para conseguir aporte de capital, evitando definitivamente a bancarrota.
Portanto, os fatos acima enumerados nos leva a perplexidade e a incertezas no futuro que se aproximam, as reivindicações dos movimentos de ruas são sobejamente justas e necessárias para que as autoridades competentes se compadeçam da nossa calamidade, e das profundas necessidades de mudanças que temos de ter nas políticas setoriais, são necessidades que só dependem de tempo, e tempo é uma questão de prioridade também.
Encerro com um pensamento de Confúcio (K'ung Ch'iu – 551/479 A.C), pensador e filósofo chinês, do Período das Primaveras e OutonosHá três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo”.
*Escritor e Poeta 
TEMAS AFLITIVOS PARA UMA SOCIEDADE PASMA TEMAS AFLITIVOS PARA UMA SOCIEDADE PASMA Reviewed by Clemildo Brunet on 11/01/2013 06:14:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion