banner

A FESTA DO ROSARIO DE POMBAL TEM, NO MÍNIMO, 126 ANOS E NÃO 119

Jerdivan Nóbrega de Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

A informação que “em despacho Clérico o Bispo de Olinda, Dom João Fernandes Esberardi, autorizou a criação da Confraria da Irmandade do Rosário de Pombal” é repetida em todos os textos que abordam o assunto, e parte da informação obtida pelo professor Wilson Seixas, baseando-se em documentos de 1913. Com fulcro nesta informação, tomou-se como sendo o dia 18 de julho de 1895 a data da realização da primeira Festa do Rosário de Pombal, contando-se daí 118 anos do evento.
Mas esta informação não é verdadeira: a Festa do Rosário de Pombal é bem mais antiga, como veremos:
Os documentos originais
e manuscritos, como eram redigidos a época, ao qual se referem o estudioso, nunca vieram á luz para que possamos confirmar a veracidade da informação, comprovando definitivamente que realmente consta ali a assinatura do citado bispo em 18 de julho de 1895. Se viessem não faria mais nenhuma diferença como veremos ao final, mas antes vamos discorrer mais sobre o assunto.
Eu tive acesso, é uma cópia datilografada por um escrivão que se apresentou apenas como “Trigueiro”, e fez a transcrição do Compromisso eclesiásticos da Irmandade do Rosário no dia 07 de junho de 1957, usando para tanto papel timbrado da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Pombal.
O escrivão Trigueiro fez a transcrição na data já citada a partir de uma outra transcrição feita pelo Padre Estevão José Ribeiro Dantas,  que nasceu em São José do Mibipu-RN –em 1860 e faleceu em  Natal-RN no ano de 1929 com o título de Cônego Estevão José Ribeiro Dantas.
            A transcrição manuscrita foi concluída pelo Padre Estevão José Ribeiro Dantas com o seguinte termo:
   “TERMO DE CONCLUSÃO

     Aos, me dado este compromisso com despacho superior do que fiz esse termo. Eu padre Estevão José Dantas, Escrivão da Comarca Eclesiástica escrevi.

Ps

Pombal, 24 de Agosto de 1913”

Vejam que o Padre Estevão José Ribeiro Dantas se refere a  “despacho superior” e se identifica como Escrivão da Comarca e não da Diocese,  o que nos leva  a acreditar que ele, em  1895, era escrivão da “Comarca de Eclesiástica  de Pombal”  e não da “Diocese de Olinda”, que, por sinal  em 1895   não mais  abarcava administrativamente  o  Estado da  Paraíba, já que em  1892 foi  criada a Diocese da Paraíba e Dom Adauto foi  nomeado seu 1º Bispo pelo Papa Leão XIII em dois de janeiro de 1894,  tomando posse da Diocese em quatro de março do mesmo ano, onde governou por  longos 41 anos:  1894 a 1935.
A discussão que suscito é para levantar  dúvidas  sobre a data citada pelo professor Wilson Seixas, como sendo 18 de julho de 1895 o dia  da emissão do Compromisso. Esta foi a data em que o Padre Estevão José Ribeiro Dantas fez a transcrição do original que o Compromisso  se encontrava em Pombal desde antes de 1895 ou até 1892, posto que Dom João Fernando Tiago Esberardi foi o 22º. Bispo de Olinda e o seu bispado foi de 1890 a 1893.  No dia 12 de setembro de 1893 Dom João Fernando Tiago Esberardi foi nomeado para arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo substituído por Dom Manoel dos Santos Pereira, 23º bispo  de Olinda, cujo bispado foi de 1893 a 1900. Em 1895 Dom João Fernando Tiago Esberardi foi nomeado administrador da recém criada Diocese de Niterói, faleceu no dia 22 de janeiro de 1897 no Palácio da Conceição, no Rio de Janeiro.  Portanto, ao chegar a Olinda Manuel Cachoeira ainda encontrou Dom João Fernando Tiago Esberardi, ocupando o cargo de Bispo daquela Diocese o que concluímos que a sua viagem foi feita entre 1890 e 1893. Porém,  jamais em 1895 data em que, se fosse o caso, ele viajaria para João Pessoa, que já era a sede da Diocese da Paraíba e não a Olinda.
Voltando a data da criação da Irmandade de Pombal e realização da Festa do Rosário, o documento mais antigo que se tem notícias é a lei n° 858 de 10 de novembro de 1888, que cria o primeiro Compromisso da Irmandade do Rosário da cidade de Pombal. Cito o Art 1º:
     “Pedro Francisco Corrêa de Oliveira, Bacharel formado em Sciencias Jurídicas e Sociaes pela Faculdade de Direito da Cidade do Recife e Presidente da Província da Parahyba; - Faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléia Legislativa Provincial resolveu e eu sancciono a lei seguinte:
     Art 1º. Fica approvado o Compromisso da Irmandade do Rozario erecta na Igreja Matriz da Cidade de Pombal do modo seguinte:”
No Art. 17° da mesma Lei provincial temos:
Art. 17. Na primeira sessão de 1º de Janeiro se liquidará todas as contas dos empregados, irmãos e thesoreiros e não o sendo possível, na dominga que seguir-se, na 1ª sessão de domingo da Resurreição, se procederá a eleição annual dos empregados, na 3ª sessão da 2ª dominga de Agosto se tratará sobre o festejo da Senhora do Rosário, conforme a possibilidade e fundos do cofre, promovendo subscripções, e na 4ª sessão da 1ª dominga de Outubro, a celebrará a festa e fará procissão de accordo com os andamentos deocesanos. ( grifo nosso)
Atentem para o grifo da lei n° 858 de 10 de novembro de 1888., data em já que se realizavam a festa.
 Com este documento, até que seja explorado o Livro de Tombo da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso de Pombal, a Festa do Rosário já ganha mais sete anos. Em 2014 será a 127° Festa do Rosário de Pombal e não a 119°.
Digo até que seja explorado o Livro de Tombo por que eu tenho certeza que a festa é realizada pelos negros, sem a participação direta da igreja, desde 1740.  No entanto não posso ainda provar, mas é  uma questão de tempo.

*Escritor e Pesquisador da história de Pombal
A FESTA DO ROSARIO DE POMBAL TEM, NO MÍNIMO, 126 ANOS E NÃO 119 A FESTA DO ROSARIO DE POMBAL TEM, NO MÍNIMO, 126 ANOS E NÃO 119 Reviewed by Clemildo Brunet on 12/16/2013 07:34:00 PM Rating: 5

Um comentário

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

Na primeira citação foi excluida por algum motivo a data de e eu retifico abaixo
" TERMO DE CONCLUSÃO
---------------------------


Aos 18 de julho de mil oitocentos e noventa e cinco, me dado este compromisso com despacho superior do que fiz esse termo. Eu padre Estevão José Dantas, Escrivão da Comarca Eclesiástica escrevi.


Pombal 24 de Agosto de 1913
Cop P.S. Trigueiro
em 07. 6 1957"

Recent Posts

Fashion