banner

O CANGACEIRO MASSILON

Maciel Gonzaga
Por Maciel Gonzaga*

O cangaceiro Massilon é uma figura da primeira metade do século passado bastante venerado dos sertões da Paraíba e Rio Grande do Norte. Seu nome era Benevides Leite, nascido na Serra de Luís Gomes, na chamada “Tromba do Elefante”, na região do Médio Oeste potiguar.

Segundo o historiador Alexandro Gurgel, o cangaceiro Massilon era um agricultor de boa índole, divertido e gostava de fazer amizade. Frequentador das feiras livres e apreciador de uma boa cachaça e jogava baralho. Mudou seu nome para Massilon e tinha um irmão cangaceiro que era conhecido por “Pinga Fogo”.

Foi um frequentador da feira da cidade de Belém de Brejo do Cruz, na Paraíba, que era a sua preferência. O delegado da cidade, homem valente e hostil, havia proibido o costume do povo andar armado e,
nada teria lhe acontecido se um “cabueta” não tivesse ido dizer à polícia que Massilon estava armado e embriagado.

Não demorou muito e todos os policiais da cidade estavam cercando e prontos para desarmá-lo. Foi se esconder por trás da igreja e houve muita troca de tiros. Então, chega um cidadão de Jardim de Piranhas, conhecido por “Mané Forte” e segura Massilon por trás. Ele grita: “Mané Forte! Me solta se não a polícia me mata!”. Mas “Mané Forte” tentava convencê-lo de que era possível o diálogo e ele precisava se entregar pra policia. Mesmo com os braços presos, segurando sua arma na mão direita, ele conseguiu acertar um soldado que veio a falecer. Com esperteza e agilidade, Massilon conseguiu escapar e, dali mesmo, fugiu para dentro da caatinga e foi incorporar-se ao bando do cangaceiro Lampião.
Massilon Benevides
Já tendo a confiança do Capitão Virgulino, Massilon colocou na cabeça de Lampião a ideia de assaltar a cidade de Mossoró, pois ele afirmava que era uma cidade próspera, tinha bancos, um comércio desenvolvido e, portanto, era um bom negócio. Mas a verdade não era essa. Massilon tinha um amor platônico pela filha de Rodolfo Fernandes e via nisso uma oportunidade de raptar a moça.

Massilon deixou o bando de Lampião no final dos anos 20. Chegou a ser preso e cumpriu pena na Cadeia Pública de Pombal. As moças da cidade faziam questão de visitá-lo, pois admiravam a sua bravura.
*Jornalista, Advogado, Procurador Jurídico da Prefeitura de Pombal. 
O CANGACEIRO MASSILON O CANGACEIRO MASSILON Reviewed by Clemildo Brunet on 12/19/2013 09:03:00 PM Rating: 5

4 comentários

MASSAGISTA disse...

sou bis neta de massilom entre em contato comigo sou do maranhao, mas estou em sao paulo meu contato 11962127808.

MartelloTerror disse...

Meu caro Clemildo, parabéns pelo artigo. Gostaria de fazer uma pequena correção no nome verdadeiro de Massilon. Ele se chamava MACILON LEITE DE OLIVEIRA.

Unknown disse...

Boa tarde. Sou da cidade que Massilon faleceu, vc tb é daquela região? Moro em Brasília atualmente.

Clemildo Brunet disse...

Sou de Pombal na Paraíba.

Recent Posts

Fashion